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01/06/2010 15h04 | Atualizada em 01/06/2010 18h18
A espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) anunciou nesta quarta-feira, 26, que já desenvolveu e produzirá até o final deste ano trens de alta velocidade (TAV) com a mais avançada tecnologia, capazes de atingir até 350 quilômetros por hora de velocidade e transportar 500 passageiros.
Segundo a companhia, graças aos novos modelos, chamados de Oaris – que serão fornecidos para a ligação entre Madri e Paris – será possível disputar o fornecimento de composições para o projeto do trem-bala brasileiro, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Conforme anunciado, um dos pré-requisitos divulgados até o momento p
...A espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) anunciou nesta quarta-feira, 26, que já desenvolveu e produzirá até o final deste ano trens de alta velocidade (TAV) com a mais avançada tecnologia, capazes de atingir até 350 quilômetros por hora de velocidade e transportar 500 passageiros.
Segundo a companhia, graças aos novos modelos, chamados de Oaris – que serão fornecidos para a ligação entre Madri e Paris – será possível disputar o fornecimento de composições para o projeto do trem-bala brasileiro, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Conforme anunciado, um dos pré-requisitos divulgados até o momento pelo governo brasileiro para a concorrência deste projeto, cujo edital ainda não foi publicado, é que 60% dos componentes utilizados na fabricação sejam de origem nacional, com transferência de tecnologia para montagem local.
“Nossa fábrica no Brasil já está pronta para absorver e transferir a tecnologia dos modelos Oaris de forma completa.”, afirma o presidente da CAF Brasil, Paulo Fontenele, em referência a unidade instalada em Hortolândia (SP).
E prossegue: “nossa fábrica de Hortolândia já é uma das mais modernas plantas industriais do setor no mundo. Temos, portanto, a inteligência e a infraestrutura para trazer e fabricar a série Oaris no Brasil com toda a tecnologia que ela envolve e que é a mais avançada para os trens de alta velocidade, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento da economia do país e do setor ferroviário brasileiro”.
As primeiras unidades da série Oaris estão em fase final de produção na matriz da empresa em Beasain, na Espanha. As novas composições são formadas por até oito carros, têm acesso para deficientes, equipamentos de monitoramento, ar condicionado, circuito interno de televisão, cafeteria e sinalização para embarque e desembarque de passageiros nas estações.
Foto: CAF
16 de abril 2020
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