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BRT vira febre nas grandes cidades

Virou quase uma febre. Grandes cidades brasileiras estão optando por uma alternativa de transporte coletivo mais barata e de implantação mais rápida que metrô.

Valor

18/07/2012 11h40 | Atualizada em 18/07/2012 16h05


São os sistemas rápidos de ônibus conhecidos pela sigla em inglês BRT, que já têm 30 projetos em 15 cidades, com investimentos de R$ 10,7 bilhões só em obras civis.

A construção dos BRTs, inspirados no modelo adotado por Curitiba nos anos 70, movimenta a indústria de carrocerias de ônibus e chama a atenção de empreiteiras. Além dos investimentos em obras, há desembolsos previstos de até R$ 8 bilhões em equipamentos.

Sete capitais estão com obras em andamento - Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Curitiba e Belém - e devem inaugurar 252 km de corredores exclusivos até 2014. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

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São os sistemas rápidos de ônibus conhecidos pela sigla em inglês BRT, que já têm 30 projetos em 15 cidades, com investimentos de R$ 10,7 bilhões só em obras civis.

A construção dos BRTs, inspirados no modelo adotado por Curitiba nos anos 70, movimenta a indústria de carrocerias de ônibus e chama a atenção de empreiteiras. Além dos investimentos em obras, há desembolsos previstos de até R$ 8 bilhões em equipamentos.

Sete capitais estão com obras em andamento - Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Curitiba e Belém - e devem inaugurar 252 km de corredores exclusivos até 2014. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Marcos Bicalho, diz que o sistema entrou na moda graças ao sucesso do Transmilenio, a rede de ônibus construída em Bogotá e que funciona em 80 cidades no mundo. Suas linhas podem ser projetadas e construídas em 24 meses. Metrôs levam nove anos.

Para o professor Nilson Tadeu Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais, os prefeitos optam pelo sistema porque a construção "cabe no mandato deles". Ele acha "idiotice" ver os BRTs como solução definitiva para o transporte urbano. E lembra que algumas cidades que já tinham projetos prontos, como Salvador e Cuiabá, mudaram suas decisões em favor de outros meios.

 

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