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BNDES libera financiamento para hidrovias

Foi aprovado empréstimo-ponte de R$ 404 milhões para a Hidrovias do Brasil Vila do Conde S.A., para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no Porto Organizado de Vila do Conde, em Barcarena, Pará.

Valor Econômico

08/01/2015 13h07 | Atualizada em 09/01/2015 11h43


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social informou, em comunicado, a aprovação de empréstimo-ponte de R$ 404 milhões para a Hidrovias do Brasil Vila do Conde S.A., para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no Porto Organizado de Vila do Conde, em Barcarena, Pará. O crédito do banco corresponde a 65% do total a ser alocado no projeto.

De acordo com informações citadas pelo banco, a Hidrovias do Brasil Vila do Conde é Sociedade de Propósito Específico (SPE), subsidiária integral da Hidrovias do Brasil S.A., criada em 2010 pelo fundo P2 Brasil Infraestrutura. O objetivo da companhia é atuar como provedor logístico independente com foco no transporte hidroviário de commo

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social informou, em comunicado, a aprovação de empréstimo-ponte de R$ 404 milhões para a Hidrovias do Brasil Vila do Conde S.A., para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no Porto Organizado de Vila do Conde, em Barcarena, Pará. O crédito do banco corresponde a 65% do total a ser alocado no projeto.

De acordo com informações citadas pelo banco, a Hidrovias do Brasil Vila do Conde é Sociedade de Propósito Específico (SPE), subsidiária integral da Hidrovias do Brasil S.A., criada em 2010 pelo fundo P2 Brasil Infraestrutura. O objetivo da companhia é atuar como provedor logístico independente com foco no transporte hidroviário de commodities na América do Sul.

O BNDES detalhou que o TUP de Vila do Conde é parte integrante do projeto “Grãos Norte”, do qual fazem parte a Hidrovias do Brasil Vila do Conde e outras duas SPEs: Hidrovias do Brasil Miritituba S.A. e a Hidrovias do Brasil Navegação Norte Ltda.

A instituição de fomento informou que as três empresas foram constituídas com o objetivo de explorar o novo corredor de exportação denominado “Hidrovia Tapajós”, para escoamento da produção do centro-norte do país, como alternativa aos portos de Santos e Paranaguá, notadamente para a exportação de soja e milho, que possui forte expansão projetada para os próximos anos.

As empresas pretendem criar um sistema logístico entre os municípios de Itaituba e Barcarena, por meio do rio Tapajós, no Pará, informou o banco. Além do TUP de Vila do Conde, esse sistema contará com a Estação de Transbordo de Carga em Miritituba (ETC no município de Itaituba) e uma frota de barcaças e empurradores (comboios fluviais) em construção em estaleiros da região, detalhou o banco. A construção da estação e a fabricação da frota também serão apoiadas pelo BNDES.

O empréstimo-ponte concedido à Hidrovias do Brasil Vila do Conde está relacionado ao financiamento de longo prazo, na modalidade de “project finance”, também para as demais empresas do projeto “Grãos Norte”, informou ainda a instituição.

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