Infraestrutura
Estadão
18/03/2013 10h54 | Atualizada em 18/03/2013 16h58
As rodovias entre as três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo estão ganhando cada vez mais as características de "avenidas" de ligação entre a megalópole.
Com tráfego intenso e uso nas viagens de casa para o trabalho, o que significa saturação nos horários de pico, a maioria delas passa por obras de ampliação.
Nesta segunda-feira, o governo vai anunciar mais um pacote, com ampliações nas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que se somam a obras em outras em andamento.
Na Bandeirantes, as obras vão começar em maio, segundo a Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes de São Paulo (Artesp). Será uma faixa adicional, em cada lado da
...As rodovias entre as três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo estão ganhando cada vez mais as características de "avenidas" de ligação entre a megalópole.
Com tráfego intenso e uso nas viagens de casa para o trabalho, o que significa saturação nos horários de pico, a maioria delas passa por obras de ampliação.
Nesta segunda-feira, o governo vai anunciar mais um pacote, com ampliações nas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que se somam a obras em outras em andamento.
Na Bandeirantes, as obras vão começar em maio, segundo a Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes de São Paulo (Artesp). Será uma faixa adicional, em cada lado da via, no trecho entre Jundiaí e a capital (uma distância de 31 quilômetros).
A expectativa é que a faixa extra tenha capacidade para aumentar em até 25% a capacidade da via, que hoje é usada por cerca de 126 mil veículos por dia.
Morador de Jundiaí que trabalha na capital, o economista Erik Carlos de Jesus, de 32 anos, diz ter sentido o esgotamento da Bandeirantes.
"Há três anos, eu gastava meia hora a menos na viagem. Saia um pouco depois das 6h e chegava às 9h, com tempo de sobra. Agora, ou acordo mais cedo ou me atraso", conta. "O problema é na chegada à São Paulo, quando para tudo", diz.
A outra obra anunciada nesta segunda-feira é na Rodovia Anhanguera. Haverá construção de faixa extra em dois trechos: uma entre o quilômetro 71 e o quilômetro 76 em ambos os sentidos (entre Vinhedo e Louveira), e outra entre o quilômetro 120 e o quilômetro 128, na região da cidade Americana.
Serviços em andamento
A Rodovia Anhanguera já têm dois trechos em obras de ampliação, com entrega prevista para o mês que vem. Os trabalhos preveem o aumento de 50% na capacidade da via. A pista já teve entregue, em janeiro, uma nova faixa entre os quilômetros 62 e 71, na pista sentido São Paulo.
A ampliação das rodovias com construção de mais faixas é uma decisão que foi tomada há dois anos e que foi viabilizada no ano passado por meio de parcerias entre o Estado e as concessionárias que operam as vias de ligação entre a capital e as principais cidades do interior. Há uma série de serviços em andamento.
Até o fim do semestre, serão entregues 39 quilômetros. São 16,8 quilômetros de faixas adicionais na Rodovia Anhanguera, 14 na Imigrantes , 7,6 na Ayrton Senna e um quilômetro no Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, aberto em 2002.
Somando as obras que estão para ser entregues com o novo pacote, anunciado hoje, a expectativa é de que cerca de meio milhão de pessoas seja beneficiado com as obras, segundo as contas da Artesp. São quase R$ 160 milhões em investimentos - dinheiro vindo das praças de pedágio.
"A conclusão das obras de ampliação nas rodovias que chegam a São Paulo vai melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança dos motoristas com a facilitação do deslocamento", diz a Artesp, em nota.
"Também terá efeito positivo sobre a economia do Estado de São Paulo e do Brasil, já que serão beneficiados corredores importantes de acesso às regiões da Baixada Santista e do Interior", completa a agência reguladora.
O professor de engenharia de transportes da UPS Claudio Barbieri afirma que a construção e a ampliação de pistas para amenizar os congestionamentos precisam ser acompanhadas de outras medidas, como melhoria da rede de transportes coletivos.
Cita o projeto do governo do Estado de reativar os trens regionais para diminuir a pressão sobre o sistema rodoviário.
16 de abril 2020
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