Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
31/07/2014 09h01 | Atualizada em 31/07/2014 20h43
Visando a melhora das condições da via para atender o crescente fluxo de veículos no estado da Bahia, a BR-116 está recebendo um grande projeto de recuperação do pavimento. Sob responsabilidade da concessionária Via Bahia e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), as obras vem sendo realizadas entre Salvador e a divisa do estado com Minas Gerais. E, para atender o projeto que foca na produção de asfalto de alta qualidade e que ao mesmo tempo seja sustentável, a concessionária conta com equipamentos e as diferentes técnicas e misturas asfálticas do Grupo Wirtgen.
A base consiste na fresagem do pavimento antigo, onde parte desse asfalto desbastado é reutilizado, gerando menor quantidade de resíduos ao meio ambiente. E,
...Visando a melhora das condições da via para atender o crescente fluxo de veículos no estado da Bahia, a BR-116 está recebendo um grande projeto de recuperação do pavimento. Sob responsabilidade da concessionária Via Bahia e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), as obras vem sendo realizadas entre Salvador e a divisa do estado com Minas Gerais. E, para atender o projeto que foca na produção de asfalto de alta qualidade e que ao mesmo tempo seja sustentável, a concessionária conta com equipamentos e as diferentes técnicas e misturas asfálticas do Grupo Wirtgen.
A base consiste na fresagem do pavimento antigo, onde parte desse asfalto desbastado é reutilizado, gerando menor quantidade de resíduos ao meio ambiente. E, para aumentar a rigidez, e consequentemente a durabilidade, uma quantidade de 3% de cimento está sendo adicionada a mistura. Resultando em uma base com maior capacidade de flexibilidade e rigidez, adequado a uma rodovia de alto volume de tráfego. Sobre esse fundamento foi colocado uma camada asfáltica denominada MAAQ (Mistura Asfáltica Aberta Usinada a Quente).
Responsável pelo Lote 5 que vai do km 632,50 ao 735,40, a Pavia Brasil, Pavimentos e Vias S.A. e conta com investimento de cerca de R$ 50 milhões. Para atender as necessidades do projeto, como rapidez na execução e restrições no horário de trabalho na rodovia, mais de 10 equipamentos do Grupo Wirtgen estão sendo utilizados em todos os serviços e etapas da obra.
São eles: duas Fresadoras Wirtgen - W100F e W1000L, quatro rolos Tanden Hamm, nos modelos - HD 70, HD 75, HDO 90V e HD 110, um rolo de Pneus Hamm GRW 280–16, dois rolos pé de carneiro Hamm 3411, uma pavimentadora Vögele 1300-2, uma usina de asfalto Ciber UACF 19 P2 e uma estabilizadora de Asfalto Wirtgen WR 2000 XL.
De acordo com Conrado Almeida, diretor de Produção da Pavia Brasil, a escolha por equipamentos do Grupo Wirtgen se deu pelo fato de a marca trazer qualidade, baixo custo, além de cuidado com o meio ambiente. “Os equipamentos são o que há de mais moderno no mercado nacional, destacando a qualidade final do serviço que é entregue, através de tecnologia de ponta e baixo custo operacional. Muitos equipamentos tem um consumo de combustível menor do que os similares de outras marcas, gerando benefício financeiro e ambiental, com a redução da emissão de poluentes”, explica.
Para atender a grande demanda de material asfáltico a empresa optou por instalar a usina de asfalto Ciber UACF 19 P2 no ponto médio do trecho, mais especificamente na altura da cidade de Jequié, facilitando a operação e o desenvolvimento do trabalho no prazo.
Segundo Marcelo Zubaran, especialista de Produtos da Ciber Equipamentos Rodoviários, a usina possui produção máxima de 150 toneladas por hora, sendo que nesta obra, especificamente, está produzindo mais de 120 mil toneladas de mistura MAAQ.
“Estamos tendo ótimos resultados de produção, alcançando todas as metas de produção previstas, fornecendo a garantia que teríamos a qualquer momento a quantidade e qualidade do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) que precisávamos”, afirma Conrado.
Conrado ainda destaca o desempenho de outro equipamento na técnica de reciclagem. “A estabilizadora de asfalto a frio Wirtgen WR 2000 XL oferece um serviço de excelência, com qualidade superior e segurança no resultado, objetivando o reaproveitamento do material e gerando, consequentemente, um menor impacto ambiental a todo meio envolvido”.
Ainda de acordo com Conrado, por se tratar de uma rodovia de enorme tráfego de caminhões, exigiu um grande esforço conjunto entre planejamento e engenharia, “Contamos em todos os serviços e etapas com equipamentos do Grupo Wirtgen, sendo estes importantes aliados para que pudéssemos cumprir nossas metas e prazos com o cliente, nos obrigando a ser mais produtivos em um menor espaço de tempo, em virtude de não podermos intervir em pista e acostamentos em dias e horários de alto fluxo, ” finaliza Conrado.
Estima-se que 10 mil veículos transitem todos os dias por esse trecho da BR- 116, dos quais 70% são caminhões. A obra foi iniciada em julho de 2013 e a previsão de término é para o fim deste mês.
16 de abril 2020
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