Infraestrutura
Portal 2014
06/05/2013 09h49
A bola na Arena Corinthians só vai rolar no primeiro semestre de 2014, a semanas da abertura da Copa do Mundo. As arquibancadas do estádio corintiano, porém, já estão aptas para receber os torcedores. Um teste de vibração forçada foi realizado na manhã de sexta-feira (3) no palco de abertura do Mundial 2014.
Para isso, a Ieme Brasil, empresa responsável pelo processo, simulou, desde a última terça (30), a movimentação dos torcedores no local. A máquina, que trabalhou no nível máximo, foi instalada na arquibancada do prédio oeste.
De acordo com Marco Juliani, diretor da Ieme, a arena está pronta para receber o público. "O teste de vibração forçada aplica carga dinâmica para provocar vibração nas estruturas e simular a torc
...A bola na Arena Corinthians só vai rolar no primeiro semestre de 2014, a semanas da abertura da Copa do Mundo. As arquibancadas do estádio corintiano, porém, já estão aptas para receber os torcedores. Um teste de vibração forçada foi realizado na manhã de sexta-feira (3) no palco de abertura do Mundial 2014.
Para isso, a Ieme Brasil, empresa responsável pelo processo, simulou, desde a última terça (30), a movimentação dos torcedores no local. A máquina, que trabalhou no nível máximo, foi instalada na arquibancada do prédio oeste.
De acordo com Marco Juliani, diretor da Ieme, a arena está pronta para receber o público. "O teste de vibração forçada aplica carga dinâmica para provocar vibração nas estruturas e simular a torcida. A máquina trabalha com vários sensores em diversos pontos e passa para o computador o resultado. Com isso sabemos se há risco de ruptura ou queda", disse à reportagem da "Globo.com".
Estádios antigos já passaram pelo teste de vibração das arquibancadas. Neste caso, não há a necessidade da simulação. O fato ocorreu no Morumbi, no final de 2010, durante o clássico São Paulo e Corinthians.
Na ocasião, o pico de vibração foi de 455 mm/s², índice considerado adequado. O limite, segundo a Ieme, é de 550 mm/s². Nesse caso, a vibração da torcida se torna desagradável. Estádios como Pacaembu, Palestra Itália, Canindé, Engenhão, Maracanã e Olímpico também já foram testados.
Obras
O teste de vibração forçada ocorreu no mesmo dia em que a Odebrecht divulgou um novo índice de execução das obras. Depois de 23 meses, a Arena Corinthians atingiu 75% de execução. Os trabalhos estão concentrados em quatro locais do estádio: na cobertura, com a montagem do nono módulo do setor oeste, nas áreas internas, com o acabamento, na fachada e nos gramado, onde são colocados os equipamentos responsáveis pela drenagem.
O estádio do Corinthians deve ser entregue em dezembro deste ano, a seis meses da Copa do Mundo. Além da partida inaugural, o local receberá mais cinco confrontos da competição.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade