Infraestrutura
Ministério dos Transportes
23/08/2013 11h41 | Atualizada em 23/08/2013 15h46
Os recursos serão repassados pelo governo federal. “Estamos dando um passo muito forte para resolver o problema de logística de São Paulo”, afirmou o ministro, ao lembrar a determinação da presidenta Dilma Rousseff em “dotar o país de uma logística moderna, com investimentos em todos os modais de transporte”. Segundo Borges, “uma das missões que recebeu da presidenta era resolver esse problema e destravar a questão relativa ao trânsito de cargas”. Disse ainda “o governo federal está participando desse esforço porque com certeza, no momento em que junta forças do governo de São Paulo com a União para resolver e fazer com que a Rodoanel seja uma realidade, nós estamos atendendo a todo o país, a toda demanda do crescimento do país”.
<...Os recursos serão repassados pelo governo federal. “Estamos dando um passo muito forte para resolver o problema de logística de São Paulo”, afirmou o ministro, ao lembrar a determinação da presidenta Dilma Rousseff em “dotar o país de uma logística moderna, com investimentos em todos os modais de transporte”. Segundo Borges, “uma das missões que recebeu da presidenta era resolver esse problema e destravar a questão relativa ao trânsito de cargas”. Disse ainda “o governo federal está participando desse esforço porque com certeza, no momento em que junta forças do governo de São Paulo com a União para resolver e fazer com que a Rodoanel seja uma realidade, nós estamos atendendo a todo o país, a toda demanda do crescimento do país”.
Para compatibilizar os empreendimentos, foram necessárias alterações no planejamento e na execução das obras do Rodoanel Norte. Trata-se de elementos que não foram anteriormente considerados no planejamento da obra rodoviária já que o traçado geométrico do Ferroanel ainda não tinha sido definido. A sinergia entre as duas obras resultará em uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão e reduzirá o impacto social e ambiental dos dois empreendimentos. O governador paulista ressaltou a importância do Ferroanel e do Rodoanel “para o escoamento de cargas em São Paulo até o porto de Santos via férrea que dobrou nos últimos 10 anos” , e salientou que a meta é atingir a participação de 30% de transporte de cargas por linhas ferroviárias para o porto.
Acordo - O valor do acordo, que será repassado pela União, após a assinatura desta quinta-feira, visa a cobrir os gastos que o governo paulista terá com novos elementos que serão incluídos no planejamento da obra rodoviária, nas atividades do projeto, nos estudos ambientais, no gerenciamento do empreendimento, nas desapropriações, nos reassentamentos e na comunicação das atividades. Esses ajustes serão necessários para manter a compatibilidade do Rodoanel Norte com o Ferroanel Norte na mesma faixa de domínio.
Em decorrência do acordo, o apoio financeiro da União ao projeto do Rodoanel Norte empreendimento que integra o PAC será elevado, alcançando R$ 2,1 bilhões. Do valor previsto para o Rodoanel Norte, o governo federal já repassou R$ 960 milhões.
O valor total do convênio do governo federal com o estado de São Paulo corresponde a R$ 13,2 bilhões e contempla, além das obras do Rodoanel Norte, também a implantação dos trechos oeste e sul, obras já concluídas. Durante todo o período de vigência do convênio, foram repassados, pelo governo federal, R$ 2 bilhões. Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu e Filho; secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Sandro Calabi; diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe; presidente da Dersa S/A, Laurence Casagrande; senador Antônio Carlos Rodrigues, e deputados federais e estaduais.
Ferroanel
Previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL), programa de concessão de rodovias e ferrovias do governo federal, o Ferroanel será concedido para receber investimentos da iniciativa privada. A empresa concessionária será responsável pela execução da obra, sua manutenção e gestão da infraestrutura.
O Ferroanel Norte circundará a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e interligará as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. O empreendimento pode ser dividido em dois trechos distintos: a interligação da estação Perus, em São Paulo, à estação Manoel Feio, em Itaquaquecetuba trecho coincidente com o Rodoanel Norte e o trecho que conectará a estação Perus a Jundiaí.
O Tramo Norte do Ferroanel é fundamental para a logística de São Paulo e do país, eliminando o compartilhamento de trens de carga e passageiros que atualmente coexistem e geram graves prejuízos à logística e à mobilidade. O transporte ferroviário de cargas que transpõe a região metropolitana de São Paulo e utiliza as linhas por onde também circulam os trens da CPTM, passará a trafegar em rota alternativa, o que além de abrir janelas para maior circulaçãodos trens de carga, permite a futura expansão dos serviços de transporte prestados pela CPTM.
O empreendimento aumentará a competitividade da ferrovia no escoamentode cargas para o Porto de Santos, retirará caminhões que trafegam pelas estradas e reduzirá as despesas do transporte de mercadorias. Além disso juntamente com o Tramo Sul do Ferroanel e com o acesso a Santos, também previstos no PIL o Tramo Norte do Ferroanel permitirá incrementar a eficiência logística de São Paulo, melhorando a circulação de mercadorias no estado e a conexão com outras unidades da federação.
Rodoanel Norte
O Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trecho Norte é uma rodovia "Classe Zero" (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11m de largura e terá velocidade de 100 km/h. Esse trecho é o último do anel rodoviário a ser construído. Suas obras estão em andamento desde março de 2013 com previsão de conclusão de 36 meses. (PS)
16 de abril 2020
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