Estudo recente publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) lista diversas inovações que já têm se tornado realidade nas rodovias nacionais, incluindo medidas ligadas à conectividade e sistemas inteligentes de transporte, compostos por aplicações capazes de realizar o monitoramento do tráfego, condições meteorológicas e pontos críticos, controle de velocidade, pesagem em movimento alta velocidade (HS-WIN) e prevenção ao roubo de cargas, bem como a utilização de sistemas autônomos, em que os veículos e a via trocam informações, permitindo melhorias na trafegabilidade e segurança.
Outro ponto de avanço importante no modal é a adoção de sistemas de cobrança eletrônica das tarifas, reduzindo a necessidade de paradas, assim como melhoria nas obras realizadas, com processos mais ágeis e utilização de pavimentação de maior qualidade e durabilidade, como
Estudo recente publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) lista diversas inovações que já têm se tornado realidade nas rodovias nacionais, incluindo medidas ligadas à conectividade e sistemas inteligentes de transporte, compostos por aplicações capazes de realizar o monitoramento do tráfego, condições meteorológicas e pontos críticos, controle de velocidade, pesagem em movimento alta velocidade (HS-WIN) e prevenção ao roubo de cargas, bem como a utilização de sistemas autônomos, em que os veículos e a via trocam informações, permitindo melhorias na trafegabilidade e segurança.
Outro ponto de avanço importante no modal é a adoção de sistemas de cobrança eletrônica das tarifas, reduzindo a necessidade de paradas, assim como melhoria nas obras realizadas, com processos mais ágeis e utilização de pavimentação de maior qualidade e durabilidade, como asfalto-borracha e RAP, por exemplo.
O maior uso de dados na prevenção de acidentes também tem permitido um levantamento mais detalhado dos pontos críticos nas rodovias nacionais e, assim, prevenido a ocorrência de acidentes.
Segundo a CNT, todas essas iniciativas integram a agenda das concessionárias brasileiras e, em conjunto com o decreto no 10.648/2022, que instituiu o programa Inov@BR87, têm incentivado a modernização das rodovias, de modo a trazer maior segurança viária, fluidez de tráfego e soluções tecnológicas para os problemas das operações.
“As ações realizadas no âmbito do programa têm como objetivos a melhoria na eficiência logística por meio do aumento da conectividade, segurança e fluidez da malha”, diz a entidade.
Nesse rol, uma das iniciativas de maior destaque e que tem passado a integrar os novos contratos de concessão é a tecnologia "free flow", que elimina a necessidade de praças de pedágio. Com o uso de pórticos que calculam a quilometragem percorrida pelos veículos, o sistema eletrônico permite a cobrança de tarifas proporcionais ao deslocamento.
A solução utilizada permite uma série de melhorias no serviço prestado pelas concessionárias, como redução de custos, cobrança mais justa e igualitária para o usuário, aumento da fluidez, redução no consumo de combustíveis e, por consequência, menor emissão de gases poluentes.
O uso dessas tecnologias tende a trazer grandes ganhos no que tange à redução de custos de operação e à melhoria dos serviços prestados, buscando mudar a realidade da malha rodoviária brasileira, historicamente afetada por problemas de infraestrutura e falta de investimentos, como o leitor pode conferir neste especial da Revista Grandes Construções. Boa leitura.
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