Grandes projetos de infraestrutura, o Minha Casa, Minha Vida, de habitação popular implementado pelo Governo federal, além das grandes obras exigidas para capacitar o Brasil a receber os eventos desportivos da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 ajudaram a consolidar a Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta imprescindível para a construção civil. Com ela como aliada é possível agilizar as obras, garantir cumprimento de cronogramas, controlar estoques de insumos e fornecedores, dimensionar com exatidão e administrar os recursos humanos, realizar o controle burocrático e tributário, etc, assegurando a qualidade aos projetos e dando mais confiabilidade às decisões.
A demanda tem sido tâo grande que grandes provedores de soluções do setor de TI passaram a investir em tecnologia, desenvolvendo pesquisa e oferecendo inovações e produtos voltados especificamente para as áreas de Construção e Engenharia. É o caso da Totvs. Conceituada no mercado, sobretudo como provedora de soluções para a área de recursos humanos, a empresa passou a diversificar sua atua
Grandes projetos de infraestrutura, o Minha Casa, Minha Vida, de habitação popular implementado pelo Governo federal, além das grandes obras exigidas para capacitar o Brasil a receber os eventos desportivos da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 ajudaram a consolidar a Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta imprescindível para a construção civil. Com ela como aliada é possível agilizar as obras, garantir cumprimento de cronogramas, controlar estoques de insumos e fornecedores, dimensionar com exatidão e administrar os recursos humanos, realizar o controle burocrático e tributário, etc, assegurando a qualidade aos projetos e dando mais confiabilidade às decisões.
A demanda tem sido tâo grande que grandes provedores de soluções do setor de TI passaram a investir em tecnologia, desenvolvendo pesquisa e oferecendo inovações e produtos voltados especificamente para as áreas de Construção e Engenharia. É o caso da Totvs. Conceituada no mercado, sobretudo como provedora de soluções para a área de recursos humanos, a empresa passou a diversificar sua atuação no mercado brasileiro, nos últimos cinco anos, investindo em segmentos como o de Construção e Projetos, atuando não apenas como provedora de ferramentas administrativas e de gestão, mas, também, na área de projetos, planejamento, execução da obra, enfim, nas várias etapas do “negócio” das empresas do setor.
A empresa oferece amplo leque de soluções para tarefas que vão da logística à movimentação de materiais e equipamentos. Há também ferramentas para a elaboração de orçamentos, acompanhamento do avanço da construção, indicadores que determinam o progresso de cada obra, instrumentos para monitorar a performance das equipes, etc”
A empresa busca estabelecer com cada cliente uma relação de longo prazo, que começa em etapas que antecedem à elaboração do software para a construtora, uma vez que são avaliados os processos da empresa, na busca do entendimento de quais são as suas reais necessidades. A relação se estreita na medida em que a Totvs se compromete com o processo de implementação do software. E os processos vão evoluindo de forma continuada.
Muitas vezes, no entanto, esse processo de desenvolvimento de soluções exige mudanças de gestão da própria empresa, que se vê obrigada a modernizar e otimizar seus processos. Assim a T.I. acaba interferindo diretamente na estrutura empresarial.
Para que as mudanças ocorram de forma isso eficaz e sem traumas, a Totvs mantém equipes de consultoria que fazem uma avaliação profunda das necessidades da empresa, compatibilizando-as com a realidade de software a ser elaborado. Essas peças juntas que vão fazer um modelo bem sucedido.
A Totvs hoje atende a empresas de diversos portes, desde empresas pequenas, que às vezes têm grandes problemas, até grandes organizações que atuam no ramo da construção pesada. O portfólio é amplo, cobrindo necessidades que vão desde questões legais e tributárias, departamento financeiro, gestão de contratos com terceiros, com fornecedores, gerenciamento da obra propriamente dito, logística etc.
Um exemplo de solução oferecida pela Totvs está no âmbito da mobilidade nas obras. Existem empreendimentos de grande porte que mobilizam milhares de pessoas num canteiro. Em vez de utilizar planilhas no papel para fazer o controle, as construtoras estão distribuimos dispositivos móveis para os grupos de operários, que vão apontando aquele progresso, seja online ou off-line, permitindo, com isso, quantificar e avaliar os resultados, a partir de parâmetros previamente definidos.
Dessa forma, é possível adotar medidas preventivas para eventuais desvios que vão sendo identificados no avançar das obras.
Toniolo, Busnello gerencia 100% das suas obras
Com faturamento de R$ 520 milhões em 2013, a Toniolo, Busnello, empresa de construção civil pesada, apostou em um software de gestão para acompanhar o seu crescimento e garantir a organização dos seus negócios de forma integrada e otimizada. A escolha foi pelo ERP da TOTVS que, após a implementação inicial, ganhou módulos específicos para o controle de produção e venda. O resultado é uma operação segura, com redução de custos e administração centralizada.
O principal objetivo da construtora foi, por meio da padronização de processos de compra de materiais, de pagamento e de estoque, obter a visualização da obra de forma gerencial e conduzir melhor os negócios da empresa com métricas de qualidade e custos. Hoje, 100% das obras da Toniolo, Busnello são gerenciadas pelo sistema, atendendo às demandas particulares deste nicho de mercado.
O ERP centraliza todas as informações de planejamento, contemplando o histograma de equipamentos previstos, a análise da compra de insumos e o cronograma do desenvolvimento da obra. Após esta etapa, na fase de execução, o software registra todos os custos extras e acompanha se o planejado está sendo cumprido, bem como, se as metas de lucratividade estão sendo atendidas.
Toda essa administração garantiu à Toniolo, Busnello assegurar o crescimento sustentável dos seus negócios a partir da redução de custos de insumos, um dos pilares de maiores gastos no setor de construção. O software apoia a empresa no controle preciso da utilização de materiais durante as obras. O almoxarifado requisita um novo material ao sistema que, automaticamente, checa se há disponibilidade no seu estoque ou em algum de outra obra. Caso não tenha, o software dá andamento ao processo e realiza uma solicitação de compra passando por, no mínimo, três orçamentos diferentes, que comparam qualidade e preço dos produtos. Só então que um responsável autoriza a compra, seguindo as políticas internas de validação dos pedidos.
Depois de aprovado, o sistema emite a ordem de compra ao fornecedor e acompanha a entrega e o recebimento do produto, que pode entrar em estoque até a data de utilização ou ser designado para determinado serviço, como escavação, carregamento ou limpeza, por exemplo.
Dessa forma, o gestor consegue acompanhar exatamente quanto custou cada etapa da obra, especificando, inclusive, as tarefas que mais oneraram o projeto. Outro ponto fundamental é que, por meio deste controle preciso dos materiais, o sistema consegue estabelecer regras para que nenhum produto solicitado deixe de ser usado ou se perca em outros processos e obras.
“Hoje, todos os nossos indicadores de lucratividade, retorno para os acionistas e rentabilidade da empresa provêm do software de gestão da TOTVS. Não conseguimos imaginar a gestão dos nossos negócios sem toda essa estrutura por trás. O principal fornecedor de dados para balizarmos os caminhos que adotaremos é a ferramenta de gestão”, explica Fernando Ferreira, gerente de TI da Toniolo, Busnello.
Para Gustavo Bastos, diretor do Segmento de Construção e Projetos da TOTVS, clientes grandiosos como a TonioloBusnello reiteram a especialização e robustez do sistema de gestão da TOTVS para o atendimento ao setor de construção. “Investimos em constante evolução das nossas soluções para disponibilizarmos ao mercado tecnologia de ponta e que apoie as empresas no seu crescimento e na melhor condução dos seus negócios”, finaliza o executivo.
Building Information Modeling
A modelagem de projetos está aprimorando os processos do setor de construção mantendo o foco no gerenciamento da informação. A construção de estruturas, sejam metálicas ou de concreto, requer mais detalhamento do que nunca, à medida que as tendências da arquitetura atual pressionam cada vez mais com formas complexas e as edificações incluem tecnologia mais refinada.
Diante deste cenário, a Tekla, empresa do Grupo Trimble, passou a oferecer ao mercado ampla gama de soluções, com destaque para seu software BIM Tekla Structures 21.
O BIM (Building Information Modeling) é hoje a metodologia que está aprimorando os processos do setor de construção, mantendo o foco no gerenciamento de informação. Os modelos executáveis criados com o Tekla Structures 21 oferecem suporte para informação de forma mais detalhada, atendendo melhor o setor ao organizar modelos, gerenciar tarefas e evitar conflitos das estruturas para aumentar eficiência e produtividade.
“A metodologia BIM representa hoje a principal inovação na área de engenharia e construção de edificações ao integrar as informações das etapas de projeto, fabricação e montagem de estruturas por meio de modelos virtuais tridimensionais que melhoraram a qualidade, evitam conflitos, aumentam os lucros e reduzem os riscos para a indústria”, afirma David Joval, Diretor de Negócios da Tekla Brasil.
No setor de concreto pré-moldado a Tekla oferece ferramentas para simplificar e otimizar, de forma geral, o processo de fabricação e construção, possibilitando um projeto sem erros, documentação e produção. As ferramentas intuitivas do Tekla Structures facilitam o acesso à informação na construção de modelos executáveis com alto nível de detalhamento, além de conectar os dados do modelo de forma precisa com sistemas de gestão de produção e máquinas de automação. Fabricantes podem comunicar com os empreiteiros e coordenar a produção com as operações de campo com modelos que são fáceis de entender.
Para concreto moldado in-loco, os usuários Tekla podem rapidamente modelar de forma fácil e precisa estruturas de concreto que incluem armaduras, insertos, formas e escoramentos. Com o Tekla dá para cria modelos com estimativas precisas e simula a estrutura no modelo, evitando retrabalho, desperdícios custosos e atrasos na obra. Desenhos de engenharia e fabricação, relatórios de controle de peso e listas de materiais são gerados automaticamente para obter apenas os materiais necessários. Além disso, engenheiros, gerentes de projeto, projetistas e outros colaboradores de um projeto podem trabalhar simultaneamente no modelo.
Gestão e Desenvolvimento Imobiliário
Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam mesclados com novas tecnologias, novos conhecimentos e novas soluções ambientais e sociais, que nos levam a um novo patamar de projeto e engenharia. Para superar estes desafios e transformar dados técnicos em informação gerencial para a tomada de decisão, a DOX Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário investe no que chama de Inteligência de Engenharia.
Alexandre Abdala, gerente de Planejamento Financeiro e TI na DOX explica que para as áreas de Arquitetura e Engenharia, os investimentos da empresa estão concentrados na Plataforma Autodesk, com o uso do Autocad 2015, Revit Architecture e Revit MEP 2014, e Graphisoft Archicad 16. “Ainda na operação Arquitetura e Engenharia, possuímos um forte investimento em BIM, través de softwares americanos e ingleses como o Solibri Model Checker para a modelagem 3D e o Synchro Pro, para a modelagem 4D (Scheduling). A plataforma BIM possibilita produzir mais, melhor, e com menos recursos, utilizando-o como ferramenta estratégica, facilitando o desenvolvimento e adoção de ferramentas de controle de custos, prazos e riscos muito mais precisas”, comenta.
Além do licenciamento destas suítes e softwares, a DOX aderiu à computação em nuvem para armazenamento de dados dos clientes, através do desenvolvimento de uma plataforma própria de Inteligência de Engenharia: o Doxmanager. Trata-se de uma aplicação voltada especificamente ao mercado da Construção Civil, desenvolvida com base em dois conceitos estabelecidos internacionalmente para o gerenciamento de projetos:
PMBOK Guide do PMI – Project Management Institute dos EUA e PRINCE2 do OGC – Office of Government Commerce do Reino Unido.
O Doxmanager foi desenvolvido para proporcionar análises técnicas precisas de empreendimentos imobiliários, através de módulos integrados e desenvolvidos com base no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK®. O sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet (PC / Notebook / Tablet), pois é concebido com tecnologias 100% web e integração com todos os sistemas operacionais e browsers, para garantir a mobilidade e acesso em tempo real as informações, sem abrir mão da segurança dos dados e utilizando as tecnologias mais modernas de TI.
“Iniciamos o desenvolvimento desta plataforma em 2013 e estamos agora na fase final, sendo que nossa meta para 2016 é que ela esteja 100% concluída e operacional. Possuímos uma área de negócios própria, composta por profissionais da área de TI que é responsável por efetuar as análises de processo e introduzir as melhores práticas nas rotinas de gerenciamento, deste mercado tão dinâmico e complexo que é a Construção Civil”, garante Abdala.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade