P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.77 - Março 2017
Voltar
Momento Expo

Novidades para o profissional da construção

O mercado da construção é um dos segmentos mais importantes da economia. Atualmente, suas atividades reúnem cerca de 6,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que representa 13,4% da força de trabalho no país. Ano passado, estima-se que o investimento do setor foi de R$ 592 bilhões, o que equivale a cerca de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a 60% da formação bruta de capital fixo no país. Os dados são do 12º ConstruBusiness, elaborado pelo Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para tratar dos temas relacionados ao mercado da construção e apresentar novidades em materiais, serviços e equipamentos e modernas tecnologias que atendam as demandas necessárias do profissional que atua no segmento, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá, entre os dias 7 e 9 de junho, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, durante a Semana das Tecnologias Integ


O mercado da construção é um dos segmentos mais importantes da economia. Atualmente, suas atividades reúnem cerca de 6,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que representa 13,4% da força de trabalho no país. Ano passado, estima-se que o investimento do setor foi de R$ 592 bilhões, o que equivale a cerca de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a 60% da formação bruta de capital fixo no país. Os dados são do 12º ConstruBusiness, elaborado pelo Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para tratar dos temas relacionados ao mercado da construção e apresentar novidades em materiais, serviços e equipamentos e modernas tecnologias que atendam as demandas necessárias do profissional que atua no segmento, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá, entre os dias 7 e 9 de junho, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

O evento é direcionado para engenheiros, arquitetos, projetistas, arquitetos-urbanistas, acadêmicos, gestores públicos, profissionais do setor da construção e da infraestrutura, e conta com o apoio das principais entidades setoriais do Brasil e do exterior. “Vemos com bons olhos a realização da Construction Expo 2017, ainda mais porque ela está na Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, um empreendimento extremamente salutar, onde será possível reunir todas as tecnologias em um único evento”, afirma José Miguel Morgado, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), que já confirmou sua participação na feira, para levar seus associados e suas tecnologias para serem exibidas aos visitantes.

“Em obras de infraestrutura, a impermeabilização é de vital importância para garantir a estanqueidade absoluta do sistema. Como é uma impermeabilização definitiva, ou seja, muitas das vezes executada antes de se iniciar a construção da parte de infraestrutura, é importante um projeto de impermeabilização adequado com todos os detalhes genéricos e específicos, com determinação da VUP – Vida Útil de Projeto, segundo a ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho”, diz Morgado. O mercado de impermeabilização fornece soluções diferentes para atender as necessidades das obras e, também, de acordo com a aplicabilidade: fundações, lajes, paredes de contenção, estruturas subterrâneas, áreas molhadas, entre outros.

Além de novidades para a área de impermeabilização, estarão na Construction Expo 2017, lançamentos nos segmentos de concreto, alvenaria, metais, telhas e coberturas, softwares, ferramentas, equipamentos de proteção individual (EPI’s), soluções em fôrmas e escoramentos, estruturas metálicas, tecnologias para construção seca, e produtos e serviços para geotecnia, fundações e pavimentação.

“É um evento que promoverá uma aproximação do ciclo industrial, uma vez que reunirá fabricantes de todo o país. O cliente terá acesso, em um único local, a várias empresas, podendo sanar dúvidas e tirar suas conclusões. Com isso, nossa expectativa é apresentar o que temos de melhor, isso porque sempre estamos buscando mostrar novidades em equipamentos e novas tecnologias”, afirma Thiago Romanelli, coordenador de vendas no Brasil e no mercado externo da Romanelli, fabricante de equipamentos para manutenção e construção de rodovias.

A Construction Expo 2017 é considerada a feira do profissional da construção e será, mais uma vez, o encontro do setor e a vitrine para empresas mostrarem suas soluções em materiais, serviços e equipamentos aos profissionais do setor privado, autarquias públicas, prefeituras, governos estaduais e federal. O evento tem como parceiro duas importantes feiras mundiais: a BAU, que ocorreu em Munique, na Alemanha, e contou com cerca de 80 mil visitantes e 2.120 empresas expositoras, procedentes de 45 países, e a World of Concrete, que reuniu, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o universo de especialistas do mundo do concreto, atraindo 50.770 profissionais registrados e contando com mais de 1.455 empresas expositoras.

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Sobratema Summit 2017, maior evento de conteúdo da área da construção e do setor de meio ambiente do mercado brasileiro.

BW Expo: Tecnologias para aterros sanitários

Na BW Expo 2017, que ocorrerá paralelamente à Construction Expo 2017, um dos setores que estará em evidência é a área de resíduos sólidos, em especial as tecnologias para os aterros sanitários. Dentre os equipamentos utilizados nesse segmento, destaca-se o compactador de resíduos sólidos, que apresenta como benefícios: o melhor aproveitamento dos espaços e redução de desmoronamentos, de chorume, do risco de incêndio, das pragas e da dispersão de lixo no ambiente com a ação do vento. “Sabemos que a compactação correta e eficiente de resíduos sólidos melhora o aproveitamento de espaço e consequentemente prolonga em muito o tempo de utilização do aterro, além da diminuição significativa dos custos operacionais, um dos grandes problemas que os prefeitos enfrentam hoje”, afirma Walter Rauen, CEO da Bomag Marini.

Segundo Rauen, o Brasil possui um enorme potencial para tratamento e compactação de resíduos em aterros sanitários. “Por isso acreditamos que a BW Expo realiza o importante papel de levantar o debate sobre tecnologias voltadas para o meio ambiente com uma feira de qualidade e principalmente seminários de peso, o que garante a participação de importantes empresas e instituições através de seus principais tomadores de decisão”.

Os visitantes da BW Expo 2017 poderão ver também na feira sistemas de drenagem, sistemas de impermeabilização, soluções de monitoramento do lençol freático, equipamentos destinados a operar resíduos sólidos, máquinas para a estação de tratamento de chorume, soluções de controle de odor e sanitarização de ambiente, inovações destinadas à geração de energia limpa, dentre outros produtos e serviços, que possibilitam obter mais eficiência, qualidade, gestão e sustentabilidade ambiental.

 

A BW Expo é o único evento que contempla os quatro macrovetores ligados à sustentabilidade ambiental e contemplará ainda novidades para a gestão da ar, da água e de energia.


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade