ABRIR
FECHAR
ABRIR
FECHAR
17 de fevereiro de 2018
Voltar
Momento Expo

Expectativas positivas para a M&T Expo 2018

O mercado brasileiro de equipamentos para construção deve alcançar um resultado positivo neste ano, com um aumento na comercialização de máquinas de 7,9%. A projeção é do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos. Para a linha amarela, a alta nas vendas deve chegar a 8%, as demais categorias de equipamentos, incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus, deve obter um aumento de 7,3%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma expansão de 8%.

Essa expectativa de melhora no segmento, após uma retração de três anos consecutivos, ocorrerá no momento da realização da M&T Expo – Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração, marcada entre os dias 5 e 8 de junho, no São Paulo Expo. “É o maior e mais qualificado evento do setor na América Latina e será a única feira voltada para esse segmento a ser realizada no Brasil, em 2018. A promoção da M&T Expo irá coincidir com a retomada dos investimentos em infraestrutura no Brasil e, também, na América Latina”, disse Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante a divulgação do Estudo, em novembro – período que também marcou o anúncio pelo Governo Federal do Programa Avançar, que promete aportes financeiros da ordem de R$ 130 bilhões para retomar obras e projetos em infraestrutura.

Os expositores da 10ª M&T Expo concordam com a avaliação de Mamede tanto na importância da feira para o segmento como em uma retomada no próximo ano. “A M&T Expo trata-se da maior feira do segmento, sendo um evento essencial para a movimentação do mercado e apresentação de novos produtos. Estimamos um aquecimento econômico no período da feira com a liberação de crédito, por meio de bancos privados e públicos viabilizando novos investimentos, negócios e parcerias”, pondera Mauro José Costenaro, presidente Doosan Infracore South America. “Assim esperamos que nossas expectativas sejam alcançadas e até excedida na M&T Expo 2018”, acrescenta.

Para Marcelo Motti, vice-presidente do mercado Brasil da Metso, as expectativas são positivas para este ano. “Iniciamos um novo ciclo de crescimento em nosso país. Ainda vivemos um ambiente de negócios instável, mas com viés positivo em diversos segmentos. Neste período, seguimos com nossos investimento


O mercado brasileiro de equipamentos para construção deve alcançar um resultado positivo neste ano, com um aumento na comercialização de máquinas de 7,9%. A projeção é do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos. Para a linha amarela, a alta nas vendas deve chegar a 8%, as demais categorias de equipamentos, incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus, deve obter um aumento de 7,3%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma expansão de 8%.

Essa expectativa de melhora no segmento, após uma retração de três anos consecutivos, ocorrerá no momento da realização da M&T Expo – Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração, marcada entre os dias 5 e 8 de junho, no São Paulo Expo. “É o maior e mais qualificado evento do setor na América Latina e será a única feira voltada para esse segmento a ser realizada no Brasil, em 2018. A promoção da M&T Expo irá coincidir com a retomada dos investimentos em infraestrutura no Brasil e, também, na América Latina”, disse Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante a divulgação do Estudo, em novembro – período que também marcou o anúncio pelo Governo Federal do Programa Avançar, que promete aportes financeiros da ordem de R$ 130 bilhões para retomar obras e projetos em infraestrutura.

Os expositores da 10ª M&T Expo concordam com a avaliação de Mamede tanto na importância da feira para o segmento como em uma retomada no próximo ano. “A M&T Expo trata-se da maior feira do segmento, sendo um evento essencial para a movimentação do mercado e apresentação de novos produtos. Estimamos um aquecimento econômico no período da feira com a liberação de crédito, por meio de bancos privados e públicos viabilizando novos investimentos, negócios e parcerias”, pondera Mauro José Costenaro, presidente Doosan Infracore South America. “Assim esperamos que nossas expectativas sejam alcançadas e até excedida na M&T Expo 2018”, acrescenta.

Para Marcelo Motti, vice-presidente do mercado Brasil da Metso, as expectativas são positivas para este ano. “Iniciamos um novo ciclo de crescimento em nosso país. Ainda vivemos um ambiente de negócios instável, mas com viés positivo em diversos segmentos. Neste período, seguimos com nossos investimentos em desenvolver soluções inovadoras e alinhadas com as demandas dos clientes. Esperamos, portanto, uma grande visitação à M&T Expo 2018, além de encontrar empresas com novos planos de expansão de suas operações e que estejam em busca de novidades no setor”.

Alisson Brandes, diretor de vendas e marketing da JCB do Brasil, acredita que 2018 será o marco para a retomada do mercado de construção. “Estamos muito positivos em relação à próxima edição da M&T Expo por este motivo e pela própria representatividade da feira. Para nós, é fundamental estarmos presentes em uma das maiores e mais importantes feiras do setor de máquinas e equipamentos da América Latina”, explicou. Em todas as edições, sempre tivemos bons resultados e acreditamos que neste ano não será diferente. Além do mais, estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o nosso portfólio de soluções para o setor e teremos novidades em nosso estande na feira”, detalhou.

A M&T Expo 2018 irá apresentar para empresários, engenheiros, profissionais de construtoras, mineradoras e locadoras de máquinas, para representantes de órgãos e autarquias públicos, e para demais profissionais que atuam no segmento, as principais inovações tecnológicas e lançamentos dos mais relevantes fabricantes de equipamentos, de peças, de componentes e de serviços na área, que atuam no Brasil e no exterior. Para isso, a feira está dividida em quatro segmentos: equipamentos para construção e mineração, concreto e asfalto, elevação de carga e componentes e serviços.

“Vemos com otimismo a iniciativa de setorização da feira. Será muito mais fácil para o visitante concentrar sua atenção em sua área de interesse e encontrar seus parceiros de negócio de uma forma mais rápida e confortável. Certamente trará benefícios tanto aos visitantes quanto aos expositores”, destaca Luciano Rocha, gerente geral de Vendas & Marketing da Komatsu, que tem a expectativa de que o mercado brasileiro esteja mais otimista em 2018, do que estava em 2015, na última edição da M&T Expo.

Rocha ainda avalia que a promoção e a organização pela Messe München do Brasil e a modernização do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center também vão contribuir com o sucesso desta décima edição. “Com a nova gestão, a feira deve atrair mais atenção internacional, e com o pavilhão de exposição totalmente reformulado, os visitantes terão muito mais comodidade. Por isso, certamente os números de negócios e visitação serão superiores aos da última edição da M&T Expo, que já foram bem significativos”. Em 2015, a M&T Expo celebrou duas décadas de trajetória bem-sucedida – mesmo com a recessão econômica -, com a participação de 45.755 visitantes e 478 expositores, de 25 países.

Segundo os expositores, os visitantes podem esperar muitas novidades para edição de 2018, uma vez que eles já estão se preparando para levar aos estandes lançamentos, tecnologia e soluções completas. A Komatsu, por exemplo, adianta que levará, pela primeira vez, o Banco Komatsu Brasil, lançado no mercado em 2016. A Metso conta que vai levar alguns lançamentos no segmento de britagem, além de um portfólio inovador em serviços com soluções voltadas à digitalização e ao controle de processos. Já a Doosan terá novidades no estande, em conjunto com a Bobcat, oferecendo soluções não só em equipamentos, mas nas áreas de peças, serviços e conectividade. Por fim, a JCB vai seguir seu plano estratégico, que prevê o lançamento de pelo menos um novo produto ao ano e pretende mostrar o resultado de seu investimento em tecnologia e inovação.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade