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Revista GC - Ed.51 - Agosto 2014
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Matéria de Capa - Rodovias

Desperdício zero nas obras do Rodoanel de São Paulo

Gerdau contribui para a eliminação do desperdício e cumprimento nos prazos de execução da obra do Rodoanel de São Paulo por meio do fornecimento de produtos prontos para o uso

A obra do trecho leste do Rodoanel de São Paulo (Mario Covas), situado entre os municípios de Ribeirão Pires e Arujá, possuía o desafio de ser concluída em um curto espaço de tempo. O trajeto contempla 43,5 km de rodovia em duas pistas de dezesseis metros de largura cada, cada uma com três faixas e um acostamento. Mais de um terço da extensão da rodovia se encontra sobre pistas elevadas, pontes e viadutos, a maioria localizada em regiões urbanas ou sobre solo de várzea, cruzando os rios Tietê e Guaió.

A Gerdau foi contratada para fornecer o aço empregado na obra, cujo projeto previa o uso de vergalhão GG50 para confecção das armaduras a serem utilizadas. Os produtos foram entregues, conforme previsto no projeto, em barras de 12 metros e, posteriormente, utilizados na confecção de armaduras em três especificações diferentes. Nesse processo, porém, devido às sobras de pontas de barra após a montagem de cada uma das especificações de armaduras, observou-se significativa perda no aproveitamento do aço, que variou entre 9% e 11%.

A partir do acompanhamento da obra, a Gerdau propôs aos engenheiros responsáveis pela obra a substituição do produto que vinha sendo fornecido (vergalhão GG50 em barras de 12m) pelo vergalhão GG50 cortado e dobrado. A sugestão foi prontamente aceita e a medida, que resultaria em desperdício zero de produto, pouparia o trabalho de customização do aço na própria obra, restando apenas o posicionamento e amarração da armadura. Fabricado a partir do sistema industrializado de corte e dobra da Gerdau, o vergalhão GG50 cortado e dobrado é entregue nas quantidades, formatos e tamanhos necessários para a obra, de acordo com cada projeto. De uma forma geral, a solução proporciona reduções de até 15% no gasto com produtos de aço e aumento de produtividade de até 70%, eliminando o desperdício e garantindo qualidade, segurança e agilidade à obra. Ainda assim, porém, o custo e tempo demandados para o posicionamento e amarração da armadura recebida colocavam em risco o cumprimento do prazo.

A partir da observação desse fator, os profissionais da Gerdau que acompanhavam a evolução da obra propuseram uma segunda solução: o fornecimento de telas e treliças prontas para uso, o que eliminaria o p


A obra do trecho leste do Rodoanel de São Paulo (Mario Covas), situado entre os municípios de Ribeirão Pires e Arujá, possuía o desafio de ser concluída em um curto espaço de tempo. O trajeto contempla 43,5 km de rodovia em duas pistas de dezesseis metros de largura cada, cada uma com três faixas e um acostamento. Mais de um terço da extensão da rodovia se encontra sobre pistas elevadas, pontes e viadutos, a maioria localizada em regiões urbanas ou sobre solo de várzea, cruzando os rios Tietê e Guaió.

A Gerdau foi contratada para fornecer o aço empregado na obra, cujo projeto previa o uso de vergalhão GG50 para confecção das armaduras a serem utilizadas. Os produtos foram entregues, conforme previsto no projeto, em barras de 12 metros e, posteriormente, utilizados na confecção de armaduras em três especificações diferentes. Nesse processo, porém, devido às sobras de pontas de barra após a montagem de cada uma das especificações de armaduras, observou-se significativa perda no aproveitamento do aço, que variou entre 9% e 11%.

A partir do acompanhamento da obra, a Gerdau propôs aos engenheiros responsáveis pela obra a substituição do produto que vinha sendo fornecido (vergalhão GG50 em barras de 12m) pelo vergalhão GG50 cortado e dobrado. A sugestão foi prontamente aceita e a medida, que resultaria em desperdício zero de produto, pouparia o trabalho de customização do aço na própria obra, restando apenas o posicionamento e amarração da armadura. Fabricado a partir do sistema industrializado de corte e dobra da Gerdau, o vergalhão GG50 cortado e dobrado é entregue nas quantidades, formatos e tamanhos necessários para a obra, de acordo com cada projeto. De uma forma geral, a solução proporciona reduções de até 15% no gasto com produtos de aço e aumento de produtividade de até 70%, eliminando o desperdício e garantindo qualidade, segurança e agilidade à obra. Ainda assim, porém, o custo e tempo demandados para o posicionamento e amarração da armadura recebida colocavam em risco o cumprimento do prazo.

A partir da observação desse fator, os profissionais da Gerdau que acompanhavam a evolução da obra propuseram uma segunda solução: o fornecimento de telas e treliças prontas para uso, o que eliminaria o processo de confecção das três especificações de armaduras utilizadas na construção. Após comprovada a vantagem da substituição das armaduras que vinham sendo confeccionadas na própria obra por telas e treliças prontas, mantendo-se as medidas, diâmetros e espaçamentos indicados no projeto, a substituição foi aprovada pelos engenheiros responsáveis, trazendo otimização no desempenho estrutural nas diversas fases da obra. O beneficio direto do emprego desses produtos está relacionado a praticidade executiva, precisão dimensional e menor tempo de execução com redução no efetivo de mão de obra, resultando em aumento direto no índice de produtividade com redução no custo final.

Além das vantagens econômicas obtidas, houve também redução nos prazos e simplificações nos processos. O emprego de armadura treliçada soldadas por eletrofusão, por exemplo, não só garantiu como também otimizou o desempenho da solução estrutural, dadas as propriedades geométricas espaciais do produto, que contribuem para o processo de consolidação da matriz estrutural. O emprego de telas e treliças fornecidas em lotes na quantidade e dimensões planejadas, possibilitou vantagem competitiva ao reduzir prazo na relação de 3 por 1. Isso foi possível graças ao aumento direto na produtividade e simplificação no processo de execução.

A solução de fornecimento de aço proposta pela Gerdau, portanto, cumpriu o objetivo de contribuir com o atendimento do prazo de execução da obra, principal desafio do projeto. Além disso, outra premissa da construção era não destruir a fauna e flora existentes na região dos rios, objetivo que tornou-se possível de ser atingido devido ao emprego de materiais de alto desempenho associados à utilização de tecnologia estrutural e métodos construtivos apropriados.

 

 

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