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Revista GC - Ed.23 - Jan/Fev 2012
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Especial Rio de Janeiro

Cravada última estaca do Superporto Sudeste

A instalação de 725 estacas representa importante avanço nas obras do terminal portuário que entrará em operação a partir de 2013

A MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, concluiu, no início deste ano, nesta semana, a cravação da última estaca da estrutura marítima do Superporto Sudeste, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). A estrutura é formada por duas pontes de acesso a primeira com 429 metros de cumprimento e a segunda com 263 metros de extensão e um píer, que mede 765 metros. Ao todo, foram cravadas 725 estacas.

O fim dessa etapa garante a continuidade da construção da laje do píer, que está em fase avançada da construção. Também já foi concluída a perfuração do túnel do Superporto Sudeste. Com 1,8 km de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura, o túnel atravessa uma grande formação rochosa, ligando a área destinada à instalação dos pátios de armazenamento de minério de ferro ao píer do porto. No interior do túnel serão instaladas esteiras rolantes, que farão a movimentação do minério. As obras de perfuração foram executadas pelo consórcio ARG/Civilport e exigiram a retirada de 365 mil m3 de rocha. O túnel foi dimensionado já contemplando a expansão do porto para a capa


A MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, concluiu, no início deste ano, nesta semana, a cravação da última estaca da estrutura marítima do Superporto Sudeste, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). A estrutura é formada por duas pontes de acesso a primeira com 429 metros de cumprimento e a segunda com 263 metros de extensão e um píer, que mede 765 metros. Ao todo, foram cravadas 725 estacas.

O fim dessa etapa garante a continuidade da construção da laje do píer, que está em fase avançada da construção. Também já foi concluída a perfuração do túnel do Superporto Sudeste. Com 1,8 km de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura, o túnel atravessa uma grande formação rochosa, ligando a área destinada à instalação dos pátios de armazenamento de minério de ferro ao píer do porto. No interior do túnel serão instaladas esteiras rolantes, que farão a movimentação do minério. As obras de perfuração foram executadas pelo consórcio ARG/Civilport e exigiram a retirada de 365 mil m3 de rocha. O túnel foi dimensionado já contemplando a expansão do porto para a capacidade de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

O ritmo acelerado das obras tem um objetivo: iniciar as operações do Superporto Sudeste no primeiro trimestre do ano que vem.

Para viabilizar essa meta, acelerando as obras, foi instalada uma fábrica de estacas numa área próxima ao porto. Desde 2010, cerca de 200 profissionais trabalharam na produção e montagem das peças de concreto. Ao todo, foram 600 mil homens/horas trabalhadas.

O Superporto Sudeste é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, dedicado à movimentação exclusiva de minério de ferro, com capacidade de 50 milhões de toneladas por ano, na primeira fase, podendo ser duplicado. Com calado para navios capesize e estrutura marítima com dois berços para atracação de navios, o Superporto Sudeste contará com investimentos de R$ 2,4 bilhões. Todo o transporte de minério de ferro para o Superporto Sudeste será feito por ferrovia. Para isso estão sendo construídos um ramal e uma pera ferroviária, estrutura que é utilizada para a realização do descarregamento dos vagões e manobra dos trens. O minério será empilhado em dois pátios de estocagem, sendo que um deles será localizado onde hoje funciona a Pedreira Sepetiba, o que permitirá o reaproveitamento de uma área industrial já degradada, gerando menor impacto ambiental.

Várias frentes simultâneas

As obras do Superporto Sudeste avançam simultaneamente em várias frentes. Prossegue a construção dos dois pátios de estocagem para minério de ferro e da estrutura offshore. A montagem dos equipamentos, como viradores de vagões e carregadores de navio já foi contratada com as empresas Thyssen Krupp e ZPMC, e está programada para começar no primeiro semestre de 2012. As obras civis serão realizadas pelo consórcio ARG-Civilport.

A PortX, também do Grupo EBX, detentora do Superporto Sudeste e responsável por sua construção e operação, divulgou, no ano passado, a decisão de expandir a capacidade de movimentação do porto, que passará de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para 100 Mtpa. Em dezembro de 2010, com a aquisição de uma área de 150.000 m2, adjacente ao seu pátio de estocagem de minério de ferro, a PortX viabilizou a construção de um terminal de estocagem com capacidade duas vezes maior do que a prevista inicialmente. O investimento para a construção do Superporto Sudeste é de R$1,8 bilhão.

Superporto Sudeste

Estrategicamente localizado, o Superporto Sudeste representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e o oceano. Com profundidade de 21 metros, o empreendimento terá capacidade para receber navios de grande calado, como os do tipo Capesize.

Pelo cronograma, no primeiro ano o porto vai movimentar 20 milhões de toneladas, volume que sobe para 40 a 50 milhões no ano seguinte. Um ano depois, o terminal alcançaria ritmo pleno.

Com todas as licenças necessárias para a construção do Superporto, incluindo a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), expedida em março de 2010, e o financiamento de longo prazo de R$ 1,2 bilhão junto ao BNDES, em junho do ano passado, a LLX assegurou todas as condições exigidas para a plena execução do empreendimento.

Em setembro de 2010, a LLX divulgou Fato Relevante informando a aquisição do Superporto Sudeste pela MMX. A operação foi iniciada em 30 de setembro e aguarda autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para ser concluída.

 

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