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Revista GC - Ed.22 - Dezembro 2011
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Mobilidade Urbana

Corredor expresso Transoeste rumo à Copa e Olimpíada

Empregando 1.500 operários, obras da Transoeste está avaliada em R$ 800 milhões, terá 56 km de extensão e contará com 64 estações por onde trafegarão os ônibus BRTs da Mercedes-Benz

Parte de um pacote de melhorias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Transoeste será a primeira linha expressa inaugurada pela Prefeitura do Rio, no primeiro semestre de 2012. O sistema vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão.

De acordo com Eduardo Fagundes, gerente de obras viárias da Secretaria Municipal de Obras, cerca de 75% da obra já está concluída. Quatro dos cinco lotes do traçado já estão com obras em andamento. O viaduto Orlando Raso, entre as avenidas das Américas e a Salvador Allende, já foi inaugurado. O túnel da Grota Funda, considerado mais importante etapa da obra, está totalmente perfurado e em fase de instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel. Também está sendo providenciada a impermeabilização das abóbodas, para prevenção de possíveis infiltrações.

A Secretaria Municipal de Obras inaugurou ainda dua


Parte de um pacote de melhorias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Transoeste será a primeira linha expressa inaugurada pela Prefeitura do Rio, no primeiro semestre de 2012. O sistema vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão.

De acordo com Eduardo Fagundes, gerente de obras viárias da Secretaria Municipal de Obras, cerca de 75% da obra já está concluída. Quatro dos cinco lotes do traçado já estão com obras em andamento. O viaduto Orlando Raso, entre as avenidas das Américas e a Salvador Allende, já foi inaugurado. O túnel da Grota Funda, considerado mais importante etapa da obra, está totalmente perfurado e em fase de instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel. Também está sendo providenciada a impermeabilização das abóbodas, para prevenção de possíveis infiltrações.

A Secretaria Municipal de Obras inaugurou ainda duas estações-modelo para que a população conheça melhor o projeto. Uma delas está localizada na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na altura do Condomínio Novo Leblon. A outra fica no entroncamento da Estrada do Magarça com Avenida das Américas, em Guaratiba. Ao longo do traçado da Transoeste estão previstas 64 estações, equipadas com acessibilidade e sistema inovador de climatização e adaptadas à demanda de cada local, podendo ter entradas com 6 ou 12 catracas.

A estimativa é que o tempo de espera do usuário nas estações seja muito curto, de um minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus. Os veículos foram projetados para não abrir as portas fora das estações. Os sinais de trânsito das vias serão programados de forma que os ônibus dos BRTs sigam sempre sem interrupções.

Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, é a nova alternativa adotada pelas cidades grandes e médias, para solucionar seus problemas de transporte público, em alternativa às linhas de metrô, muito mais caras e de execução muito mais demorada.

O BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente.

Além do conforto, as estações BRT darão total acessibilidade a portadores de necessidades especiais, idosos ou mesmo mulheres com carrinhos de bebê. A colocação das plataformas no mesmo nível do piso dos ônibus, a 95 cm do solo, vai permitir que isso aconteça sem o uso de mecanismos de elevação, como os utilizados atualmente na frota comum.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz-Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 quilômetros de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Com a construção do TransOeste e a implantação de BRTs, esse percurso será de 38,5 quilômetros, e o tempo de viagem cairá para 60 minutos.

O pacote de melhorias para a Copa e as Olimpíadas inclui também os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil, fechando o sistema viário da cidade.

Estágio da obra

Segundo Fagundes, a obra que emprega 1.500 funcionários está 75% concluída faltando terminar as estações de BRT (duas já estão prontas); recuperar a ponte antiga do canal Sernambetiba; construir o trecho entre o canal Sernambetiba e a estrada do pontal. “Nesta região, foi encontrado um solo muito ruim, o qual necessitou-se submeter à técnica de geodreno – que hoje se encontra na etapa de aterro de conquista”, explica.

O túnel encontra-se em fase de construção das subestações. Está sendo aplicado o asfalto e falta o acabamento, além das instalações dos sistemas operacionais; está sendo realizada a drenagem em Guaratiba; no trecho entre a saída do túnel e o trevo de Guaratiba, falta finalizar a drenagem e uma parte de terraplanagem. “O trecho entre o Rio Portinho e Estrada da Matriz também encontra-se solo mole. Estamos aguardando a hora de retirar o aterro de conquista para finalizar a drenagem”, explica.

No trecho entre a Estrada da Matriz e a Estrada da Magarça - a duplicação da pista e recuperação da pista existente está em fase de finalização; a ponte sobre o rio Piraque está em construção; a pista existente no trecho entre a Estrada da Magarça e o Cinco Marias está em recuperação e as estações de BRT, no trecho de Santa Cruz e Campo Grande, estão em fase de construção.

Quando concluída, a obra terá utilizado 25.861,24 m³ de concreto armado (sem contar com as super estruturas) e utilizado os seguintes equipamentos: Bate-estacas, escavadeiras hidráulicas, retroescavdeiras, jumbo (para a construção do túnel), pá carregadeira, acabadoura de asfalto, rompedor hidráulico, extrussora de meio-fio, caminhão munck, caminhão basculante, vibrador de concreto, guindastes para as pontes e viadutos, perfuratriz (para o geodreno), perfuratriz para estacas raiz, bobcat (para limpeza), fresadora.

Um novo modelo de transporte

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) ligará áreas de alta concentração de população como Campo Grande e Santa Cruz, à Barra, na Zona Oeste da Cidade, onde se concentrará a maior parte das competições dos Jogos em 2016. Na região, estarão localizados o Parque Olímpico, o Centro de Convenções Riocentro e o campo de golfe, além da Vila dos Atletas e os Centros de Imprensa e Transmissões.

Para a implantação do sistema BRT, a Avenida Dom João VI (antigo trecho da Avenida das Américas) terá uma parte duplicada, com faixa exclusiva para o transporte público. Haverá também a implantação desta faixa exclusiva para ônibus na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

Além da integração com as linhas tradicionais de ônibus e com o sistema ferroviário, a construção de bicicletários permitirá a integração ao sistema cicloviário.

Os projetistas também se preocuparam com o entorno das estações. Todas as estruturas vão ter ao seu redor tratamento paisagístico e de acessibilidade de entrada e saída, para que a população tenha qualidade de transporte. A ideia é que pessoas cheguem ao ônibus como chegam hoje ao metrô.

“A grande maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo de até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A Mercedes-Benz será a fornecedora dos ônibus que circularão na linha Transoeste. Até agora, a empresa negociou 87 unidades do articulado O-500 MA Euro V (100 % de participação da marca nesse BRT. Acreditamos que essa tendência se manterá para a Transcarioca e Transolímpica)”, conta Nogueira.

Do total, 47 unidades encarroçadas pela Marcopolo serão entregues à Viação Jabur e 40 veículos encarroçados pela Neobus irão para Viação Pegasos. As empresas atuarão no BRT Transoeste, a partir de abril de 2012.

Quanto aos outros BRTs, devem ser implantados entre 2013 e 2016 em função da necessidade de obras de infraestrutura (principalmente as vias segregadas e as estações de embarque e desembarque). Nesses casos, as respectivas negociações irão ocorrer um pouco mais pra frente.

Os veículos, seguem o mesmo padrão dos ônibus articulados BRT que circulam na Expresso Tiradentes, só que atendendo as normas Euro V, que entra em vigor em 2012.

Com 77% de participação no segmento, a empresa vendeu desde 2006 (quando foi lançado) até hoje 1.630 unidades para atender os mercados interno e externo. Em 2010, foram comercializados 139 chassis articulados O 500, destinados às cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Vitória e Ponta Grossa, entre outras cidades. Essas e outras localidades, como as que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, vêm mostrando interesse pelo sistema BRT.

“Esse excelente desempenho de vendas confirma o sucesso da linha O 500 de chassis articulados juntos aos transportadores de passageiros do Brasil e de diversos países”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “Desde que foi lançado, em 2006, já são cerca de 1.630 unidades vendidas, destinadas especialmente para avançados sistemas de transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros, como o BRT de São Paulo e Curitiba, no Brasil, e os de Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, África do Sul e México”.

O êxito de vendas do O 500 articulado demonstra a excelente aceitação do produto pelos clientes. Isso se deve a atributos como a elevada robustez, reduzido consumo de combustível, fácil dirigibilidade e, principalmente, alta disponibilidade operacional.

A Mercedes-Benz oferece ao mercado dois modelos de chassis para ônibus articulados: O 500 UA com piso baixo tipo “low entry”, para pontos de embarque ao nível da calçada e o O 500 MA com piso normal, para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.

Ganhos ambientais, econômicos e de eficiência no transporte

A implementação de sistemas de transporte de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente na agenda de planejadores urbanos e ambientais. Essas modalidades projetam a migração do transporte individual por um atrativo transporte coletivo, com segurança e conforto para os passageiros e com benefícios ambientais, como redução de emissões e diminuição de congestionamentos.

Deslocar cada vez mais pessoas dentro de um menor tempo e a baixo custo é um dos principais objetivos dos sistemas BRT. Os ganhos são para todos. As cidades se beneficiam com a fluidez do tráfego e uma melhor qualidade do ar. As empresas operadoras têm receitas garantidas e baixos custos operacionais, com a demanda de passageiros apresentando tendência de aumento considerável, o que garante a eficiência da operação. Por sua vez, os passageiros passam a contar com um meio de locomoção rápido, seguro, confortável e de ampla acessibilidade.

 

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