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Revista GC - Ed.36 - Abril 2013
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Mobilidade Urbana

Centro de Controle Operacional

O Centro de Controle Operacional (CCO), ao custo de R$ 31,6 milhões, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana através da tecnologia. Belo Horizonte ganhará, através da estrutura física do novo centro, um melhor gerenciamento e aumentará a segurança do trânsito através de câmeras de TV, painéis de mensagens variáveis e sistemas centralizados de semáforos. O prédio, com 3 mil metros quadrados, no bairro Buritis, região Oeste da cidade, terá dois pavimentos com uma grande sala com 94 posições de trabalho, além de sala de crise, de imprensa, miniauditório.

O diretor de planejamento da BHTrans, Célio de Freitas, afirma que o CCO vai operar o sistema de controle inteligente de tráfego (CIT) que concentra todo o fluxo de informações necessárias para a operação do controle centralizado de semáforos em tempo real, o controle centralizado de semáforos em tempo fixo, os painéis de mensagens variáveis e o circuito fechado de televisão.

Além de instalações mais modernas, o novo edifício vai abrigar os diversos sistemas de controle e operação, que vão permitir uma resposta mais rápida


O Centro de Controle Operacional (CCO), ao custo de R$ 31,6 milhões, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana através da tecnologia. Belo Horizonte ganhará, através da estrutura física do novo centro, um melhor gerenciamento e aumentará a segurança do trânsito através de câmeras de TV, painéis de mensagens variáveis e sistemas centralizados de semáforos. O prédio, com 3 mil metros quadrados, no bairro Buritis, região Oeste da cidade, terá dois pavimentos com uma grande sala com 94 posições de trabalho, além de sala de crise, de imprensa, miniauditório.

O diretor de planejamento da BHTrans, Célio de Freitas, afirma que o CCO vai operar o sistema de controle inteligente de tráfego (CIT) que concentra todo o fluxo de informações necessárias para a operação do controle centralizado de semáforos em tempo real, o controle centralizado de semáforos em tempo fixo, os painéis de mensagens variáveis e o circuito fechado de televisão.

Além de instalações mais modernas, o novo edifício vai abrigar os diversos sistemas de controle e operação, que vão permitir uma resposta mais rápida às necessidades de circulação na capital mineira. Entre eles, a gestão eficaz das equipes de agentes de trânsito, de equipamentos como os semáforos, a remoção de veículos por reboques e o atendimento a ocorrências diversas. “O novo CCO significará a redução no tempo de atendimento, fiscalização do desempenho operacional do transporte coletivo e informações aos usuários”, diz Freitas.

Uma das principais propostas do Centro é a integração com outros órgãos municipais para dar respostas mais rápidas e garantir maior fluidez no trânsito. Estarão no mesmo local, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Fiscalização e o Samu.

Ao todo, o Centro de Controle terá 65 posições de controle de trânsito e transporte coletivo. Atualmente, a cidade tem 34 câmeras de circuito fechado de televisão. Com o novo centro passará para 94. Os atuais nove painéis de mensagens variáveis também passarão para 19, além da instalação de um novo software operacional para o acompanhamento das ocorrências de trânsito em tempo real.

Centro de Controle Operacional

Início: julho de 2012 e término em setembro de 2013;

Valor: 31,6 milhões de reais (obras, projeto, desapropriação e software);

Status: obras e serviços executados correspondem a 8,56%;

Câmeras de circuito fechado de televisão que passam das atuais 34 para 94;

65 posições de controle de trânsito e transporte coletivo;

Aumento dos atuais nove painéis de mensagens variáveis para 19;

Implantação de 70 km de cabos de fibra ótica.

 

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