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Revista GC - Ed.36 - Abril 2013
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Mobilidade Urbana

BRT Cristiano Machado

As obras do BRT Cristiano Machado custarão 52 milhões de reais e beneficiarão 300 mil passageiros diariamente, diminuindo o tempo de viagem dos usuários de transporte público – hoje, de 35 minutos - para 20 minutos. O BRT terá 5,4 km de extensão, com a previsão de implantação de 12 estações de transferência de passageiros e a redução dos atuais 458 ônibus convencionais circulando para 281 do BRT.

Com um fluxo diário de 80 mil veículos e cinco estações do metrô, a Cristiano Machado integra a chamada Linha Verde, que liga o centro da capital ao Aeroporto Internacional de Confins. Segundo o diretor de obras, Cláudio Neto, as principais obras são a implantação de pavimento rígido (concreto), no trecho entre o túnel da Lagoinha e a estação de São Gabriel, a implantação de plataforma de 5 metros para dez estações do Sistema BRT. “Haverá a adequação da atual pista exclusiva para ônibus para operação junto ao canteiro central, utilizando uma faixa por sentido, com faixa adicional para ultrapassagem nas estações da via”, afirma. Outra medida prevista nas obras será a reforma da estação de metr


As obras do BRT Cristiano Machado custarão 52 milhões de reais e beneficiarão 300 mil passageiros diariamente, diminuindo o tempo de viagem dos usuários de transporte público – hoje, de 35 minutos - para 20 minutos. O BRT terá 5,4 km de extensão, com a previsão de implantação de 12 estações de transferência de passageiros e a redução dos atuais 458 ônibus convencionais circulando para 281 do BRT.

Com um fluxo diário de 80 mil veículos e cinco estações do metrô, a Cristiano Machado integra a chamada Linha Verde, que liga o centro da capital ao Aeroporto Internacional de Confins. Segundo o diretor de obras, Cláudio Neto, as principais obras são a implantação de pavimento rígido (concreto), no trecho entre o túnel da Lagoinha e a estação de São Gabriel, a implantação de plataforma de 5 metros para dez estações do Sistema BRT. “Haverá a adequação da atual pista exclusiva para ônibus para operação junto ao canteiro central, utilizando uma faixa por sentido, com faixa adicional para ultrapassagem nas estações da via”, afirma. Outra medida prevista nas obras será a reforma da estação de metrô São Gabriel com adequação das plataformas ao sistema de embarque do BRT.

Para o consultor de mobilidade e assuntos urbanos, José Aparecido Ribeiro, a obra da avenida Cristiano Machado, pelo volume de tráfego e pela importância para o Vetor Norte é a mais importante, mas está totalmente errada. “O modal BRT ocupa mais da metade da via. O correto seria o Monotrilho. Esse tipo de transporte é construído no meio das vias, suspenso a 15 metros de altura e não ocupa espaço. O que está sendo feito a toque de caixa, não vai resolver o problema da mobilidade e é um crime contra o patrimônio público”, critica.

BRT Cristiano Machado

Início: setembro de 2011, com conclusão prevista para dezembro de 2013;

Valor: R$ 52,6 milhões (obra, projeto e desapropriação);

Status atual: 59,2% concluída;

Número de passageiros beneficiados: 300 mil;

Consórcio Constran/Convap.

 

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