FECHAR
FECHAR
05 de abril de 2012
Voltar
Especial Construção Imobiliária

Qualidade do canteiro de obras é diferencial para comprador

Com base na crescente profissionalização dos operários do setor da construção civil, as construtoras também estão se conscientizando da importância de atender aos requisitos da NR18, mesmo nas obras distantes dos grandes centros

A construtora Alavanca, de Sorocaba, interior de São Paulo, investiu na compra de equipamentos modernos com foco na agilidade dos processos com segurança, além de ampliar os procedimentos e itens de limpeza do canteiro, também como diferencial no mercado.

Na construção do Residencial Reserva do Bosque Ecoclub, em Sorocaba, cinco torres com previsão de entrega para o mês de julho de 2013, a construtora optou pelo uso de elevadores tipo cremalheira, que ampliam a segurança das atividades em altura. Os equipamentos são todos cercados com gradil, criando vãos muito pequenos, que não permitem que martelos ou outros objetos caiam. Eles são equipados com três freios de segurança e sua manutenção é semanal, realizada por equipe treinada do fabricante, que permanece disponível para verificações ou revisões.

Segundo o engenheiro Alisson Gouveia, responsável pela obra do Residencial Reserva do Bosque Ecoclub, a atenção com a segurança dos funcionários é tanta que a Alavanca desenvolveu ganchos especiais para os trabalhadores que fazem serviços em altura. Além dos cintos tradicionais exigidos pela NR18, Alisson revela que a Alavanca desenvolveu um sistema diferenciado de ganchos, que proporciona maior segurança e tranquilidade ao colaborador. “O sistema de ganchos e os andaimes maiores dos que os que existem no mercado foram desenvolvidos pela construtora. Isso aumenta a segurança e a produtividade, uma vez que os funcionários estão tranquilos em trabalhar no canteiro de obras”, explica Alisson.

Essa preocupação com a segurança também se converte numa boa ferramenta para as vendas.  O consultor de vendas Dirceu Gimenez, 25 anos, por exemplo, estava à procura de um imóvel quando soube do lançamento do Reserva do Bosque. Durante todo o processo de análise e escolha do apartamento, ele foi até o local e se surpreendeu. “Percebi que se a empresa de construção está preocupada com a limpeza, organização e segurança em seu canteiro de obras, ela também tem cuidado com o material utilizado na edificação do meu apartamento”, afirma Dirceu.

As inovações da Construtora Alavanca não estão restritas apenas a produtos de pequeno porte, como os ganchos exclusivos. De maneira inédita, os operários do empreendimento contam com o uso de uma perna mecânica, a peça é acoplada à própria perna dos operários e permite que estes façam pinturas e reparos no teto dos apartamentos, sem que seja necessário o uso de uma escada ou andaimes. “Todos passaram por um treinamento para utilizar a perna mecânica. Grandes construtoras brasileiras já vieram até nós para conhecer como funciona este sistema”, diz o engenheiro.