FECHAR
16 de março de 2015
Voltar
Matéria de Capa - Construção Imobiliária

Habitação popular

Minha Casa Minha Vida cumpriu 98,8% da meta de contratação

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) já cumpriu 98,8% da meta de contratação de unidades habitacionais com 2,75 milhões de unidades já contratadas em todo o país até o final de dezembro de 2014, e 1,86 milhão de unidades entregues. A informação foi divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ao final de dezembro do ano passado, como parte do 11º  Balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

De acordo com o órgão do governo, o programa concluiu empreendimentos no valor de R$ 449,7 bilhões, beneficiando cerca de sete milhões de pessoas. “Alcançaremos 100% da meta agora em dezembro, com a contração de 3,75 milhões de casas”, afirmou a então ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Segundo dados do balanço, o programa entregou na região Nordeste 483 mil unidades habitacionais. No Sul do País foram 429,6 mil. A região Sudeste recebeu 637,6 mil moradias, o Centro-Oeste 221,9 mil imóveis e o Norte 90,5 mil.

Miriam Belchior, que em janeiro deste ano assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal, anunciou a meta de manter o banco como o principal agente das políticas públicas do governo federal e um dos maiores financiadores de projetos de infraestrutura do país.

Ao assinar o termo de posse, Belchior se comprometeu a manter a posição alcançada pelo banco ao final de 2014, de líder no financiamento imobiliário, expandindo sua atuação em outros segmentos nos últimos quatro anos. A instituição financeira teve sua participação triplicada para 20% no mercado de crédito brasileiro e se consolidou como um dos três maiores bancos do país em ativos.

"Minha missão é ter uma agenda de sustentação no patamar que a Caixa chegou até este momento e melhorar ainda mais o seu desempenho, em especial o serviço prestado aos seus milhões de correntistas", afirmou a presidenta, na cerimônia realizada no Teatro da Caixa Cultural em Brasília (DF).

A presidenta reafirmou o compromisso do governo federal de construir mais 3 milhões de moradia na terceira fase do Minha Casa Minha Vida, além das  2,75 milhões de  unidades já contratadas em todo o país até o final de dezembro de 2014.

Miriam Belchior anunciou também que o banco terá forte participação em nova carteira de investimentos em infraestrutura de logística, combinando investimento público, parcerias privadas e crédito de longo prazo para projetos. Entre estes investimentos, a presidenta da Caixa citou a expansão de infraestrutura urbana de transporte coletivo em todo o Brasil.