FECHAR
FECHAR
05 de abril de 2012
Voltar
Especial Construção Imobiliária

A força dos empreendimentos múltiplo uso

O centenário Grupo Thá, de Curitiba, levou para capital paranaense o conceito de empreendimento de múltiplo uso, aproveitando o boom imobiliário na região

O empreendimento possui três torres independentes: uma residencial e outra de uso comercial, sobreposta a uma corporativa, e uma galeria comercial com espaços de múltiplo uso no térreo. Além disso, o 7th Avenue está inserido no contexto de sustentabilidade, almejando a certificação LEED (Leardeship in Energy and Environmental Design) para a torre corporativa, tendo já conquistado a pré-certificação pelo USGBC (United States Green Building Council).

Para batizar o complexo, a incorporadora paranaense buscou inspiração internacional, em Nova York. De uma das principais estações de trem de Manhattan, nasceu o nome 7th Avenue (Seventh Avenue), fazendo alusão ao fato de a sétima avenida de Curitiba ser a Sete de Setembro, uma das vias de acesso ao empreendimento. Localizado, também, entre as ruas Conselheiro Laurindo e João Negrão, o 7th Avenue está ao lado do Viaduto João Negrão (popularmente conhecido como Ponte Preta, no Rebouças), tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Em função do futuro empreendimento ser vizinho de um monumento histórico do Paraná, a Thá irá realizar o restauro da Ponte Preta, em uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Secretaria de Cultura do Paraná. A ponte receberá iluminação especial e poderá servir de acesso para pedestres atravessarem a Rua João Negrão, como uma passarela entre o 7th Avenue e um futuro campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que será instalado no local em 2012.

Em paralelo ao lançamento imobiliário da Thá, no Rebouças, outras iniciativas de órgãos públicos contribuem para valorizar a região como um novo centro urbano, tanto de entretenimento e de negócios para a cidade. Entre elas, destaca-se a modernização da Rodoviária de Curitiba e a extensão da Linha Verde, em função da Copa do Mundo de 2014, além da reforma do Mercado Municipal. Outra vantagem da localização do 7th Avenue é a sua proximidade com a região do Tecnoparque, programa criado com o objetivo de atrair empresas de base tecnológica para o local, por meio de incentivos fiscais.

Atualmente, 89 empresas já usufruem dos benefícios do Tecnoparque, sendo que deverá aumentar ainda mais o número de empresas cadastradas no programa. O Rebouças conta, também, com várias instituições de ensino como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Unicuritiba, a FVG, e o futuro campus Rebouças da UFPR, além de estar próximo à FAE Centro Universitário e à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre outras.