Sustentabilidade
Agência T1
01/08/2012 10h59 | Atualizada em 01/08/2012 16h58
Para operar os investimentos realizados na construção de estádios modernos, hotéis, transporte e mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, o governo federal pretende capacitar 389 mil trabalhadores.
O programa “O Transporte na Copa” foi lançado no final de 2011 e já qualificou cerca de 30 mil profissionais do setor, como taxistas, motoristas de ônibus, cobradores, atendentes e agentes de turismo.
A iniciativa do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), vinculado à Confederação Nacional do Transporte (CNT) oferece cursos presenciais e a distância.
As cidades contempladas são as 12 sedes da copa, m
...Para operar os investimentos realizados na construção de estádios modernos, hotéis, transporte e mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, o governo federal pretende capacitar 389 mil trabalhadores.
O programa “O Transporte na Copa” foi lançado no final de 2011 e já qualificou cerca de 30 mil profissionais do setor, como taxistas, motoristas de ônibus, cobradores, atendentes e agentes de turismo.
A iniciativa do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), vinculado à Confederação Nacional do Transporte (CNT) oferece cursos presenciais e a distância.
As cidades contempladas são as 12 sedes da copa, mas de acordo com o Sest/Senat o programa ainda não foi lançado nas cidades de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Rio Grande do Sul (RS).
Entre os conteúdos do curso estão direção segura, qualidade na prestação de serviços, cidadania, turismo, meio ambiente, marketing pessoal e profissional, conversão de moedas e comunicação eficaz em português, inglês e espanhol.
Conforme o coordenador do programa, Wesley Passaglia, os cursos de capacitação não oneram o trabalhador. “O curso é gratuito para todos os trabalhadores de transporte. A única coisa que eles têm que estar em dia é com as contribuições compulsórias”, explica.
Os cursos foram divididos em módulos básico, intermediário e avançado. A distribuição ocorre de acordo com o conhecimento prévio dos profissionais, que devem apresentar as certificações de cursos já realizados.
Serão quatro horas por dia de aula, durante 30 dias. Mas, de acordo com o Sest/Senat há flexibilidade de horário, respeitando o dia-a-dia do trabalhador e pode ser feito no fim de semana e à distância.
A oportunidade está aberta também para pessoas que desejam ingressar na área. De acordo com Passaglia, o programa “O Transporte na Copa” já foi integrado à capacitação básica.
O taxista de Brasília, Romualdo Alves Matos, participou do curso de inglês básico à distância e já está utilizando seus novos conhecimentos. Ele aprendeu perguntas e respostas comuns entre taxistas e clientes, como indicação de hotel e pontos turísticos.
“Colegas me viram atendendo um passageiro estrangeiro no aeroporto e vieram me perguntar se tinha feito algum curso muito elaborado, mas a verdade é que o curso é bem fácil e prático. Agora, posso auxiliar o passageiro estrangeiro da mesma forma que faço com um brasileiro”, orgulha-se.
Passaglia acrescenta ainda que o programa não servirá apenas para esse período de Copa do Mundo, mas sim para toda a vida laboral do profissional.
“Ele vai poder utilizar todo o conhecimento na execução do seu trabalho, conhecer bem o seu local de trabalho e os pontos turísticos, apresentando sempre um serviço de qualidade.”
389 mil capacitados até 2014
A intenção é que até 2014, 389 mil trabalhadores estejam melhor capacitados para atender os turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo Passaglia, a expectativa é que com a aproximação da Copa das Confederações em 2013, haja um aumento na procura.
“Qualificamos quase 10% nos seis primeiros meses, é razoável. Em 2013, a tendência é que esse número aumente, mas esperamos um ‘boom’ mesmo no início de 2014”, disse.
Para que não haja sobrecarga no primeiro semestre de 2014, o Sest/Senat já estuda formas de aumentar a divulgação do programa neste segundo semestre de 2012. Entre as estratégias está a adoção de publicidade em Busdoors e Outdoors.
08 de julho 2020
25 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade