Sustentabilidade
DCI
03/11/2016 00h00
Há anos a responsabilidade socioambiental deixou de ser uma preocupação de alguns poucos grupos inovadores e se tornou uma exigência do consumidor na hora de selecionar produtos e serviços. Os princípios de cuidado com o meio ambiente e garantia de um negócio sustentável estão, hoje, na base da cultura das maiores companhias nacionais e internacionais. No entanto, muitas vezes os investimentos efetivos em medidas responsáveis requerem gastos que nem todos estão prontos para realizar, ainda mais em um ambiente de incertezas como o que se desenha no Brasil. Então, quando surge a oportunidade para uma empresa reduzir o impacto de suas operações sobre o planeta e ao mesmo tempo economizar, a única pergunta que fica é: por que não fazer?
...Há anos a responsabilidade socioambiental deixou de ser uma preocupação de alguns poucos grupos inovadores e se tornou uma exigência do consumidor na hora de selecionar produtos e serviços. Os princípios de cuidado com o meio ambiente e garantia de um negócio sustentável estão, hoje, na base da cultura das maiores companhias nacionais e internacionais. No entanto, muitas vezes os investimentos efetivos em medidas responsáveis requerem gastos que nem todos estão prontos para realizar, ainda mais em um ambiente de incertezas como o que se desenha no Brasil. Então, quando surge a oportunidade para uma empresa reduzir o impacto de suas operações sobre o planeta e ao mesmo tempo economizar, a única pergunta que fica é: por que não fazer?
Neste sentido, destacamos iniciativas que contribuem para a eficiência energética. Ações que, além de diminuir em até 70% o consumo de eletricidade, eliminam o desperdício, reduzem a expansão da geração elétrica, em diversos casos aumentam o conforto dos ambientes e evitam a emissão de gases poluentes. Providências que podem ser simples, como a substituição de lâmpadas mais antigas pela tecnologia LED, ou bastante significativas, como a modernização das máquinas usadas em uma fábrica ou a substituição do uso de combustíveis fósseis em uma caldeira de autogeração por fontes renováveis. Projetos de grande ou pequeno porte cada vez mais urgentes para quem tem a consciência ambiental como norteadora de suas operações.
Cada megawatt-hora (MWh) de energia economizada corresponde a 79 quilos de dióxido de carbono que deixam de ser emitidos à atmosfera, a mesma quantidade de gases que um carro pequeno despeja no ambiente em viagem de cerca de 200 quilômetros. Alguns projetos já implementados mostram que um shopping, por exemplo, pode economizar o equivalente a 220 toneladas por ano de CO2 em medidas de eficiência energética, e uma grande indústria pode até mesmo reduzir sua pegada ambiental em 10 mil toneladas anuais do poluente.
Se o cenário econômico desfavorável for um complicador, existem diversos modelos de contratos disponíveis para um projeto de eficiência, de modo que há farta gama de opções para atender a todos os perfis. O mais comum é o contrato de performance, no qual o cliente moderniza seus equipamentos sem realizar desembolsos e com o risco transferido à empresa responsável pelo projeto. Neste contexto, é a contratada quem realiza todos os investimentos. O pagamento é feito com uma parcela da redução na conta de energia e, depois de quitado todo o valor, o cliente se beneficia com a redução integral da conta.
Com planejamento inteligente, é possível cortar gastos da companhia com energia e ao mesmo tempo adotar uma postura de cuidado com as questões socioambientais. Um ganho para a empresa em duas frentes, e mais um passo no esforço por um mercado mais sustentável.
Para o meio ambiente, investimentos desse tipo nunca foram tão necessários. O planeta apresenta hoje as maiores concentrações de dióxido de carbono na atmosfera. Segundo dados do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), se não trabalharmos para controlar as nossas emissões de gases causadores do efeito estufa, o Brasil está fadado a sofrer com aumento de 0,5% nas temperaturas médias do Sul e do Sudeste e de 1,5% no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. As consequências seriam catastróficas.
08 de julho 2020
25 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade