TENDÊNCIAS
Assessoria de Imprensa
15/05/2019 09h14 | Atualizada em 15/05/2019 12h48
A Juntos Somos Mais, primeiro ecossistema do segmento de varejo da construção civil que envolve empresas, lojas e profissionais da obra e que pretende transformar o setor, apresenta um raio-X segmentando as lojas de materiais de construção de acordo com seu nível de maturidade.
A empresa é detentora do maior programa de fidelidade do varejo de materiais de construção, o Juntos Somos Mais, que funciona como um plano de benefícios para lojistas, seus vendedores e profissionais da obra, e do maior marketplace B2B do setor.
Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Ana
...A Juntos Somos Mais, primeiro ecossistema do segmento de varejo da construção civil que envolve empresas, lojas e profissionais da obra e que pretende transformar o setor, apresenta um raio-X segmentando as lojas de materiais de construção de acordo com seu nível de maturidade.
A empresa é detentora do maior programa de fidelidade do varejo de materiais de construção, o Juntos Somos Mais, que funciona como um plano de benefícios para lojistas, seus vendedores e profissionais da obra, e do maior marketplace B2B do setor.
Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o varejo da construção brasileiro movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano por meio de aproximadamente 150 mil lojas de materiais de construção. O setor é formado, majoritariamente, por pequenos e médios comerciantes, dentre os quais 50% têm mais de 20 anos de experiência.
O estudo da Juntos Somos Mais classificou as lojas de materiais de construção do Brasil em classes A, B/C e D/E – similares às utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estratificar a população de acordo com o status socioeconômico – e constatou que há amplo espaço para a modernização e profissionalização desses estabelecimentos.
As "classes" criadas pela empresa para mensurar o nível de profissionalização dos varejistas são baseadas em fatores como atendimento, sistemas de informação e profissionalização dos vendedores.
O raio-X conclui que os estabelecimentos se encontram majoritariamente (57%) nas Classes D/E, enquanto 31% estão nas Classes B/C e somente 11% podem ser considerados como pertencentes à Classe A em termos de maturidade de gestão.
A gestão familiar é adotada em 87% das lojas analisadas – dentre as quais mais da metade (51%) não têm profissionais capacitados para atuar no varejo. Além disso, apesar de 93% das lojas possuírem computador e internet, apenas 33% contam com leitor de código de barras e 45% possuem software de gestão.
Quando analisadas estritamente as lojas classificadas como D/E, os números são impactantes. Nenhuma dessas lojas possui gestão profissionalizada e apenas 30% possuem gestão familiar com alguma capacitação.
Por sua vez, apenas 13% delas utilizam software de gestão, contra 85% das lojas nas classes B/C. Com relação ao time de vendas, apenas 28% das lojas D/E possuem equipe uniformizada, parcela que chega a90% nas lojas classificadas como B/C.
O estudo levou a Juntos Somos Mais a expandir o seu catálogo de prêmios e portfólio de empresas participantes, possibilitando ao varejista resgatar uniformes, cursos de gestão e, por meio da parceria com a Linx, ter acesso a softwares de gestão de última geração.
"Com programa de fidelidade Juntos Somos Mais, as lojas e profissionais da obra acumulam pontos com a compra de produtos das 17 empresas participantes, que podem ser resgatados em mais de 500 itens voltados ao desenvolvimento da loja, capacitação da equipe de vendas e ferramentas para os profissionais de obra", explica Antonio Serrano, CEO da empresa.
Desde o início do Programa, em 2014, já foram resgatados mais de 350 mil prêmios. A expectativa da empresa é que os resgates dos prêmios possibilitem um maior desenvolvimento das lojas e consequentemente uma "ascensão social" na pirâmide de classificação das lojas Classes D/E para as Classes B/C e destas para a Classe A.
A empresa acredita que pode contribuir também para o varejo entrar na era digital. Pensando nisso, a empresa anunciou o Sistema de Inteligência de Mercado – SIM – durante a 25ª edição da Feicon Batimat, feira internacional referência em construção civil e arquitetura, da qual foi patrocinadora oficial.
A plataforma de inteligência, criada em parceria com a Neogrid, permitirá aos varejistas acessar dados sobre o comportamento do consumidor e sobre o mercado local, proporcionando o aumento da eficiência das operações e um serviço totalmente centrado no cliente.
Até 2020, a empresa planeja investir R$ 50 milhões na expansão do programa e no aprimoramento do ecossistema, adicionando novas funcionalidades e melhorando os benefícios para os participantes.
"Nosso propósito é fortalecer e desenvolver o varejo de material de construção e os profissionais de obra do Brasil. Queremos transformar o setor!", diz Serrano.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade