Sustentabilidade
Assessoria de Imprensa
03/07/2014 16h15
Líder mundial em serviços de fundação e engenharia geotécnica, a KELLER BRASIL está introduzindo no país a técnica DSM – deep soil mixing, conhecida localmente como coluna de solo-cimento. O novo método de tratamento de solos moles presta-se a diversas aplicações e oferece benefícios que agregam economia, rapidez e sustentabilidade entre outros.
A larga utilização da técnica DSM (Colunas de Solo-Cimento) na Europa, Ásia e América do Norte comprova sua eficiência e justifica seu crescimento em todo o mundo. O método proporciona melhorias significativas das propriedades mecânicas e físicas do solo mole, mediante sua mistura com cimento ou outro ligante a mistura de solo-cimento. O resultado do solo estabilizado pela mistura tem mai
...Líder mundial em serviços de fundação e engenharia geotécnica, a KELLER BRASIL está introduzindo no país a técnica DSM – deep soil mixing, conhecida localmente como coluna de solo-cimento. O novo método de tratamento de solos moles presta-se a diversas aplicações e oferece benefícios que agregam economia, rapidez e sustentabilidade entre outros.
A larga utilização da técnica DSM (Colunas de Solo-Cimento) na Europa, Ásia e América do Norte comprova sua eficiência e justifica seu crescimento em todo o mundo. O método proporciona melhorias significativas das propriedades mecânicas e físicas do solo mole, mediante sua mistura com cimento ou outro ligante a mistura de solo-cimento. O resultado do solo estabilizado pela mistura tem maior capacidade de suporte em relação o solo original.
Embora a tecnologia DSM seja baseada em princípios simples, sua aplicação requer experiência e especialização nas etapas de planejamento associadas ao projeto geotécnico e à execução. Exige, também, o uso de equipamentos e ferramentas especializados para realizar a mistura, com objetivo de atender às especificações impostas por avalia¬ções contínuas de qualidade e procedimentos de monitoramento de desempenho.
Método úmido e método seco - Basicamente existem dois métodos diferentes de misturar o solo e o ligante. O solo que precisa ser melhorado pode ser misturado mecanicamente à calda de ligante (DSM úmido) ou misturado ao ligante a granel (DSM seco).
O método úmido é o mais apropriado para solos com baixo teor de umidade natural - argilas moles, siltes e areias finas, além de subsolos com estra¬tigrafia que intercalam camadas de solos moles com camadas rijas ou densas.
A estabilização de solo orgânico também é possível, mas requer atenção à especificação adequada dos ligantes a serem usados na mistura e também cuidados com os procedimentos executivos.
Vantagens - A tecnologia DSM é baseada no conceito de melhoramento dos solos naturais ou solos degra¬dados a fim de alcançar as exigências do projeto, eliminando escavações problemáticas e substituição de solos ou méto¬dos mais caros de fundações profundas.
O método executivo de colunas de solo-cimento permite, também, a estabilização dos solos moles utilizando BAIXO teor de cimento ou outro aglutinante se comparado à outras técnicas de grouteamento do solo.
A ampla aplicação do DSM em diferentes obras de engenharia, além da adequação dos diferentes arranjos de execução das colunas de solo¬-cimento DSM a cada tipo de obra, permite obter soluções de engenharia seguras e muito econômicas.
O uso de aglutinantes não tóxicos como aditivos ao solo, incluindo subprodutos industriais, assim como o baixo volume de resíduos produzidos no processo executivo das colunas de DSM em comparação com Jet Grounting ou às clássicas estacas escavadas, tornam o DSM uma tecnolo¬gia amiga do meio-ambiente. A execução prática e o controle de qualidade do método seguem a norma Europeia EN 14679.
08 de julho 2020
25 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade