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28/02/2025 08h05 | Atualizada em 05/03/2025 23h00
O colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226 sobre o Rio Tocantins, que liga os estados do Maranhão e Tocantins entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), causou um impacto significativo na economia regional e no transporte de mercadorias.
O desastre, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, resultou na morte de 14 pessoas, deixando três desaparecidos e interrompendo um dos principais eixos de escoamento de produção da região Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Decreto emergencial e plano de reconstrução – Para enfrentar os danos e restaurar a conexão entre os estados, o ministro dos Transpor
...O colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226 sobre o Rio Tocantins, que liga os estados do Maranhão e Tocantins entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), causou um impacto significativo na economia regional e no transporte de mercadorias.
O desastre, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, resultou na morte de 14 pessoas, deixando três desaparecidos e interrompendo um dos principais eixos de escoamento de produção da região Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Decreto emergencial e plano de reconstrução – Para enfrentar os danos e restaurar a conexão entre os estados, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou um decreto emergencial para a reconstrução da ponte ainda em 2024.
Segundo o ministro, o objetivo é iniciar a obra o mais rápido possível e concluir a nova estrutura até o final de 2025. “Vamos trabalhar dedicadamente para fazer desta nova ponte um case de resolutividade”, afirmou.
A visita ao local do desabamento contou com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, além dos governadores Carlos Brandão (MA) e Wanderley Barbosa (TO). O governo federal destinou entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões para as obras.
Além da reconstrução, estão previstas: a retirada dos escombros da estrutura colapsada; a avaliação dos danos e reforço estrutural para evitar novos incidentes; a implementação de medidas de segurança modernas para monitoramento da estrutura.
Impacto econômico e medidas emergenciais – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira era fundamental para o escoamento de grãos e outras mercadorias produzidas nos estados do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Piauí. Antes do colapso, cerca de 2 mil carretas trafegavam diariamente pela região.
Com o desabamento, as empresas foram obrigadas a realocar operações, o que gerou demissões e atrasos no transporte de cargas.
Para minimizar os impactos, balsas estão sendo utilizadas para a travessia de pedestres e veículos. O DNIT também está monitorando rotas alternativas para garantir o fluxo de mercadorias até a conclusão das obras.
Investigação e responsabilização – O ministro Renan Filho anunciou a abertura de uma sindicância para apurar as causas do desabamento e identificar os responsáveis.
“Temos mais de nove mil obras de arte especial no Brasil, entre pontes, viadutos e túneis, todos monitorados. A sindicância é fundamental para entendermos o que aconteceu e responsabilizar os culpados”, afirmou.
Especialistas em infraestrutura apontam que falhas estruturais, falta de manutenção e o aumento da carga transportada podem ter contribuído para o desmoronamento. O engenheiro civil Marcos Silva destaca: “A falta de inspeções regulares e de manutenção adequada pode resultar no desgaste de estruturas vitais, comprometendo a segurança”.
A reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira não é apenas uma questão de mobilidade, mas também de segurança e desenvolvimento regional. O governo federal e os estados afetados se comprometeram a investir em novas tecnologias para o monitoramento da estrutura e evitar futuros desastres.
“Nosso objetivo é entregar uma ponte segura, moderna e eficiente. Esse episódio reforça a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura para evitar novas tragédias”, concluiu Renan Filho.
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