Assessoria de Imprensa
01/08/2025 09h04
No rastro do crescimento do PIB brasileiro, que, no primeiro trimestre deste ano, registrou alta de 1,4%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor varejista de materiais de construção recuperou o fôlego no mês de maio, com o aumento da percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês anterior.
As informações constam da mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, estudo completo sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no proc
...No rastro do crescimento do PIB brasileiro, que, no primeiro trimestre deste ano, registrou alta de 1,4%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor varejista de materiais de construção recuperou o fôlego no mês de maio, com o aumento da percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês anterior.
As informações constam da mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, estudo completo sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado é elaborado a partir da análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
De acordo com o Termômetro, o percentual de lojas com a percepção de avanço nas vendas aumentou 8% em maio na comparação com abril, indo de 27% para 35%. A pesquisa mostra ainda que a percepção dessa variação positiva foi maior nas regiões Norte (39%), Nordeste (43%) e Centro-Oeste (39%) do país. A região Sul, por sua vez, apresentou a menor percepção percentual de crescimento no varejo (30%).
Por outro lado, o estudo revela que, na comparação com maio do ano passado, todas as regiões apresentaram resultados inferiores na taxa de lojas com crescimento, exceto o Nordeste, que bateu o mesmo percentual de 43%. O Brasil como um todo apresentou uma diferença de -7%.
No período analisado, voltou a crescer o sentimento de que os próximos três meses trarão melhores resultados. Na análise por segmento, as lojas mais focadas em material para pintura são as mais otimistas, com 77% dos lojistas apostando no incremento de suas vendas. Para as lojas em geral, 73% esperam crescimento, 24% esperam manutenção e apenas 3% esperam queda.
Ainda de acordo com a pesquisa, em maio os resultados (considerando a diferença entre as lojas que cresceram e caíram) melhoraram, contrariando as expectativas dos lojistas.
Sell-in e materiais de construção - A última edição do Termômetro JS+ Anamaco também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que apontam para uma melhora nas vendas em maio de 2025 em relação ao mês anterior – o crescimento foi de 13%, após queda de 6,4% de março para abril. Ainda em maio, os preços do setor cresceram 0,5% em relação a abril de 2025.
O estudo ainda reforça uma tendência de redução contínua no otimismo do setor de matcon em relação às expectativas das ações do governo para os próximos 12 meses. De janeiro a abril, o otimismo foi de 58% para 29%, enquanto o pessimismo saltou de 16% para 38%.
30 de julho 2025
30 de julho 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade