Sustentabilidade
Assessoria de Imprensa
09/06/2017 16h59 | Atualizada em 09/06/2017 20h19
O vereador José Police Neto (PSD) visitou na tarde da sexta-feira, dia 9, a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos e pode conferiri de perto o “Rua Completa - Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono”.
O vereador é um dos autores do projeto de Lei 617/2011 que propõe o Estatuto do Pedestre que, dentre outras alterações, prevê aumentar o tempo dos semáforos para travessia e criar uma sinalização específica para quem transita a pé pela cidade. A PL se baseia na Pesquisa de Mobilidade do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), de 2012, que mostra que cerca de 1/3 das pessoas se locomove a pé na região metropolitana da cidade. De acordo com a justificativa do projeto, a ideia
...O vereador José Police Neto (PSD) visitou na tarde da sexta-feira, dia 9, a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos e pode conferiri de perto o “Rua Completa - Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono”.
O vereador é um dos autores do projeto de Lei 617/2011 que propõe o Estatuto do Pedestre que, dentre outras alterações, prevê aumentar o tempo dos semáforos para travessia e criar uma sinalização específica para quem transita a pé pela cidade. A PL se baseia na Pesquisa de Mobilidade do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), de 2012, que mostra que cerca de 1/3 das pessoas se locomove a pé na região metropolitana da cidade. De acordo com a justificativa do projeto, a ideia é também uma resposta aos altos índices de mortes por atropelamento e acidentes de trânsito.
Para o vereador Police Neto, o estatuto representa uma avanço na segurança aos pedestres. “Pela primeira vez, nós reunimos toda a legislação municipal que dá suporte ao pedestre. Criamos uma lógica de como proteger quem se locomove a pé na cidade, pensando na qualificação nas rotas de maior fluxo nesse modal para, a partir disso, incentivar mais pessoas a adotarem essa modalidade e propomos uma isonomia em termos de investimentos púbicos, que não priorize somente os automóveis”, disse.
O projeto agora deverá seguir para ser sancionado pelo prefeito João Doria.
O projeto destaca a criação e qualificação da infraestrutura para quem se locomove a pé, como calçadas, vias de pedestres e faixas de travessia. Os recursos para essas adequações viriam de operações urbanas, concessões e do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano). Além disso, uma das etapas do Estatuto do Pedestre prevê a coleta de informação sobre os fluxos regulares feitos por quem anda a pé na cidade, para direcionar os investimentos na questão da segurança dos pedestres, e uma sinalização específica, que indica os tempos de deslocamentos por minuto, integra a etapa seguinte, assim como o controle de qualidade das calçadas e semáforos.
O Projeto Rua Completa, recriada dentro da Semana das Tecnologias Integradas, antecipa alguns destes conceitos propostas pelo Estatuto, com uma“rua piloto” 400 m2 de área, construída com o estado-da-arte em pavimentação de vias, iluminação pública, sinalização vertical e horizontal, sistema de drenagem de água de chuva, calçadas confortáveis que garantem mobilidade e acessibilidade, ciclovias, trechos de vias exclusivas para transporte público, piso tátil para deficientes físicos etc.
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