Sustentabilidade
19/01/2017 13h40 | Atualizada em 19/01/2017 15h58
O Desafio do Grafeno foi uma competição global que convidou pessoas de todo o mundo a apresentar ideias de inovações sustentáveis feitas com grafeno e que pudessem revolucionar as casas modernas. A Sandvik Coromant, uma Área de Produto da Sandvik, anunciou a vencedora da competição global Desafio do Grafeno no ano passado. O premio foi atribuído à contribuição inovadora de utilizar o grafeno em um dispositivo de filtragem e sistema de dessalinização para fornecer água potável para as residências. A solução reduziria significativamente os custos de energia e a pressão sobre os atuais fornecedores com a “reciclagem de água”. O premio foi atribuído à contribuição inovado
O Desafio do Grafeno foi uma competição global que convidou pessoas de todo o mundo a apresentar ideias de inovações sustentáveis feitas com grafeno e que pudessem revolucionar as casas modernas. A Sandvik Coromant, uma Área de Produto da Sandvik, anunciou a vencedora da competição global Desafio do Grafeno no ano passado. O premio foi atribuído à contribuição inovadora de utilizar o grafeno em um dispositivo de filtragem e sistema de dessalinização para fornecer água potável para as residências. A solução reduziria significativamente os custos de energia e a pressão sobre os atuais fornecedores com a “reciclagem de água”. O premio foi atribuído à contribuição inovadora de utilizar o grafeno em um dispositivo de filtragem e sistema de dessalinização para fornecer água potável para as residências. A solução reduziria significativamente os custos de energia e a pressão sobre os atuais fornecedores com a “reciclagem de água”.
Com o aumento da urbanização, globalização e a ameaça das mudanças climáticas, há a previsão de que quase metade do mundo viverá em áreas onde a água será escassa. Por isso, existe uma real necessidade de métodos eficientes para o tratamento e dessalinização de água. “Pensei que a natureza exclusiva do grafeno e suas propriedades, incluindo seu potencial como membrana de dessalinização e suas propriedades superiores de peneiração, poderia ser parte da solução”, disse a vencedora. Ela revela que sempre fui fascinada por medicina regenerativa e pela forma como se pode usar materiais avançados para reparar e melhorar o corpo humano. Essa curiosidade a levou a escolher a carreira em engenheira de materiais com ênfase em trabalhos de pesquisa em engenharia de biomateriais e tecidos. Ela se diz ansiosa para conhecer pesquisadores importantes na área e ver de perto como pesquisas inovadoras são conduzidas em uma organização líder de mercado. Nadia aporofundou o interesse pelo universo científico ao conseguir uma bolsa do Ciência Sem Fronteiras para estudar na Universidade de Manchester, na Inglaterra. Ela visitou a sede da Sandvik Coromant, em Sandviken, na Suéci, onde se reuniu com profissionais da indústria e visitou o Centro do Grafeno na Universidade Chalmers.
08 de julho 2020
25 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade