Projetos de rodovias inteligentes abrangem redes de sensores, comunicação V2X e estações de monitoramento em tempo real. Foto:WIKIMEDIA
Como vimos, a tecnologia é essencial para que os projetos e as soluções decorrentes em rodovias alcancem melhor desempenho e retorno para o país. Isso significa projetar, construir e operar infraestruturas viárias que priorizem a durabilidade, eficiência, segurança e conectividade.
Essa abordagem integrada articula modelagem digital, testes avançados de materiais, inspeção contínua e sistemas inteligentes para responder às necessidades dinâmicas da logística e da mobilidade, como o tráfego autônomo e a gestão preditiva de ativos. Tais projetos seguem diretrizes de normas internacionais, como a ISO 19650 (BIM) e as recomendações da World Road Association (PIARC), que visam fortalecer a resiliência da infraestrutu

Projetos de rodovias inteligentes abrangem redes de sensores, comunicação V2X e estações de monitoramento em tempo real. Foto:WIKIMEDIA
Como vimos, a tecnologia é essencial para que os projetos e as soluções decorrentes em rodovias alcancem melhor desempenho e retorno para o país. Isso significa projetar, construir e operar infraestruturas viárias que priorizem a durabilidade, eficiência, segurança e conectividade.
Essa abordagem integrada articula modelagem digital, testes avançados de materiais, inspeção contínua e sistemas inteligentes para responder às necessidades dinâmicas da logística e da mobilidade, como o tráfego autônomo e a gestão preditiva de ativos. Tais projetos seguem diretrizes de normas internacionais, como a ISO 19650 (BIM) e as recomendações da World Road Association (PIARC), que visam fortalecer a resiliência da infraestrutura de transporte global.
Nesse âmbito, é possível citar a Modelagem Digital (BIM/Digital Twin), que utiliza modelos 3D inteligentes para centralizar as informações do ativo, desde a geotecnia até os sistemas de ITS, assim como os Testes Acelerados de Pavimento (APT), que simulam o tráfego de décadas em poucos meses, ajudando a validar a durabilidade de novas misturas asfálticas e concretos. Conheça algumas experiências internacionais que apontam para o futuro da gestão no modal rodoviário.
Australian Road Research Board (ARRB)
Implantado na Austrália, o ARRB opera uma das mais avançadas instalações de Testes Acelerados de Pavimento (APT) do mundo. Utilizando equipamentos como o Accelerated Loading Facility (ALF), o projeto testa novas misturas asfálticas, incluindo materiais reciclados, para certificar sua durabilidade antes da aplicação em larga escala. Isso garante que apenas as soluções mais efetivas e duráveis sejam implementadas na rede rodoviária, otimizando o investimento público.
Expressway G50
O trecho da G50 entre Xangai e Chongqing é um dos maiores projetos de rodovia inteligente da China. A infraestrutura foi equipada com uma rede de sensores, comunicação V2X e estações de monitoramento em tempo real. O sistema coleta dados sobre tráfego, clima e incidentes, permitindo uma gestão proativa que melhora a fluidez e a segurança, servindo como um laboratório vivo para futuras tecnologias de condução autônoma.
Digital Testbed Autobahn A9
O governo alemão, em parceria com a indústria automotiva e de tecnologia, transformou um trecho da Autobahn A9 na Baviera em um campo de testes para mobilidade conectada e automatizada. A rodovia é equipada com infraestrutura 5G-V2X, sensores de alta precisão e marcações viárias especiais para testar a comunicação entre veículos e a infraestrutura, além de “platooning” (comboio) de caminhões e resposta a emergências em tempo real.
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