Tecnologias transformam a postura reativa em uma gestão proativa e baseada em dados. Foto:GLOBAL HIGHWAYS
A gestão do ciclo de vida de ativos rodoviários refere-se ao processo de planejar, projetar, construir, operar e manter a infraestrutura viária de forma a otimizar seu desempenho, custo e segurança ao longo do tempo.
No Brasil, isso não poderia ser diferente. Falamos de uma gestão de ativos dinâmica e preditiva, fundamental em um país com mais de 1,7 milhão de km de estradas. O foco é garantir a resiliência e a eficiência da malha, o que impacta diretamente a competitividade econômica e a qualidade de vida da população. A má gestão resulta no famigerado “Custo Brasil”, com ineficiência logística que consome cerca de 12,7% do PIB, contra uma média de 8% em países como os EUA.
Os impactos de uma gestão deficiente são severos para a popul

Tecnologias transformam a postura reativa em uma gestão proativa e baseada em dados. Foto:GLOBAL HIGHWAYS
A gestão do ciclo de vida de ativos rodoviários refere-se ao processo de planejar, projetar, construir, operar e manter a infraestrutura viária de forma a otimizar seu desempenho, custo e segurança ao longo do tempo.
No Brasil, isso não poderia ser diferente. Falamos de uma gestão de ativos dinâmica e preditiva, fundamental em um país com mais de 1,7 milhão de km de estradas. O foco é garantir a resiliência e a eficiência da malha, o que impacta diretamente a competitividade econômica e a qualidade de vida da população. A má gestão resulta no famigerado “Custo Brasil”, com ineficiência logística que consome cerca de 12,7% do PIB, contra uma média de 8% em países como os EUA.
Os impactos de uma gestão deficiente são severos para a população. Nesse sentido, é possível citar exemplos como o preço dos alimentos, pois a má condição das estradas aumenta o custo do frete em até 30,5% (dados da CNT), valor que é repassado diretamente ao consumidor. Também tem impacto no custo de manutenção veicular, uma vez que pavimentos degradados causam um aumento de R$ 0,08 por km rodado no custo operacional de um caminhão, elevando os custos de manutenção em até 91,5%.
Outro ponto crucial é a segurança viária. Em 2023, foram registrados mais de 67 mil acidentes em rodovias federais, com 5.620 mortes, muitas associadas a falhas na infraestrutura. Da mesma forma, o tempo de viagem é afetado, sendo que congestionamentos e velocidades reduzidas devido a buracos e falta de sinalização geram perdas anuais de bilhões de reais em produtividade. Por fim, a competitividade industrial do país é ameaçada pelo custo logístico elevado, que encarece produtos de consumo e exportações, reduzindo a competitividade da indústria nacional no mercado global.
No entanto, novas tecnologias podem ajudar a reverter esse quadro. O Digital Twin, por exemplo, é uma réplica virtual alimentada em tempo real por sensores, permitindo a simulação do envelhecimento do pavimento, prevendo falhas e otimizando intervenções antes que se tornem críticas. Já o conceito de Smart Motorway utiliza tecnologia para gerenciar o tráfego ativamente, com faixas de velocidade variáveis e acostamentos que se tornam faixas de rolamento em horários de pico. A National Highways, do Reino Unido, estima uma economia de £ 3 bilhões em custos de manutenção e operação até 2025, além de redução de 25% nos congestionamentos.
Outras tecnologias que estão redefinindo a gestão de ativos rodoviários globalmente incluem Pavement Management Systems (PMS) com Sensores IoT, fornecidos pela Trimble (trimble.com) e Topcon (topconpositioning.com). São tecnologias com capacidade de transformar a gestão reativa em proativa e baseada em dados, promovendo eficiência, segurança e sustentabilidade em um setor que é a espinha dorsal da economia. A capacidade de monitorar, prever e agir de forma inteligente é essencial para o futuro da infraestrutura rodoviária.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade