Com a 18ª edição do Prêmio Master Imobiliário, organizado pela Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) Brasil e pelo Secovi (Sindicato da Construção) SP, estão colocadas as premissas fundamentais para ações de sucesso no mercado imobiliário brasileiro: a sustentabilidade, a oferta de condições para uma boa qualidade de vida dos usuários e o alinhamento aos princípios de um adensamento inteligente.
Segundo Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, as entidades atuam visando à articulação de políticas públicas urbanas focadas no planejamento das cidades, com especial atenção à questão da mobilidade e à qualidade de vida dos habitantes, o que serve de apoio ou inspiração para o desenvolvimento de novos negócios imobiliários no Brasil.
Por meio de missões internacionais, os integrantes de ambas as entidades alimentam-se dos exemplos que deram certo em outras partes do mundo como planos diretores bem-sucedidos em localidades distantes. “Isso nos ajuda a enxergar o que poderia ou não aprimorar o funcionamento das nossas cidades”, destaca Bernardes.
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Com a 18ª edição do Prêmio Master Imobiliário, organizado pela Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) Brasil e pelo Secovi (Sindicato da Construção) SP, estão colocadas as premissas fundamentais para ações de sucesso no mercado imobiliário brasileiro: a sustentabilidade, a oferta de condições para uma boa qualidade de vida dos usuários e o alinhamento aos princípios de um adensamento inteligente.
Segundo Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, as entidades atuam visando à articulação de políticas públicas urbanas focadas no planejamento das cidades, com especial atenção à questão da mobilidade e à qualidade de vida dos habitantes, o que serve de apoio ou inspiração para o desenvolvimento de novos negócios imobiliários no Brasil.
Por meio de missões internacionais, os integrantes de ambas as entidades alimentam-se dos exemplos que deram certo em outras partes do mundo como planos diretores bem-sucedidos em localidades distantes. “Isso nos ajuda a enxergar o que poderia ou não aprimorar o funcionamento das nossas cidades”, destaca Bernardes.
Ele afirma ainda que a atual cena do mercado imobiliário brasileiro demonstra que a engenharia civil e a arquitetura estão em ótimo patamar, especialmente quando os empreendimentos habitacionais e comerciais são comparados aos de Primeiro Mundo. “Os cases contemplados nestes últimos anos com o Prêmio Master mostram que grande parte da nossa produção conta com as principais certificações internacionais voltadas à construção civil, em consonância com os princípios globais de preservação do meio-ambiente. O Prêmio Master Imobiliário volta-se, portanto, à valorização dos empreendedores que oferecem o melhor ao cidadão e contribuem para a construção de um meio ambiente urbano mais rico e equilibrado”. Veja quem são os premiados deste ano.
Categoria Empreendimentos
Comercial – Pátio Victor Malzoni
Empresa – Brookfield Incorporações/ Grupo Victor Malzoni / SP
Em 2008, a Brookfield Incorporações e o Grupo Victor Malzoni compraram uma área de 17.000 m² em local privilegiado no bairro do Itaim Bibi. No centro do terreno existia uma antiga sede da fazenda do século XVIII, tombada pelo patrimônio histórico, o que exigia o cumprimento da legislação quanto à proteção do entorno e à sua restauração. O empreendedor buscou uma solução que adequasse a implantação de um moderno edifício corporativo, ao mesmo tempo em que permitisse a manutenção e preservação do patrimônio cultural ali existente. Surgiu assim o Edifício Pátio Victor Malzoni, uma única torre, dividida em três blocos com 175.000 m² de área construída e lajes de até 5.000 m², com um vão livre de 30 metros de altura por 45 m de largura que emoldura o imóvel tombado restaurado. O Pátio Victor Malzoni é exemplo de que é possível adequar as novas demandas com a necessidade de proteção do patrimônio histórico.
Segundo a justificativa do júri, o Pátio Victor Malzoni é um empreendimento ímpar dentro da metrópole paulistana, que reúne arquitetura esmerada, preservação do patrimônio histórico e o resgate do espaço público, resultando em um ícone urbano que valoriza e qualifica o seu entorno.
Mais de três mil unidades lançadas
Residencial - Único Guarulhos
Cury Construtora e Incorporações S/A - Guarulhos – SP
O residencial Único Guarulhos, da Cury Construtora e Incorporadora, com mais de duas mil unidades, é um dos maiores lançamentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida na área metropolitana de São Paulo, com mais de três mil unidades lançadas. Localizado no bairro da Ponte Grande, bairro tipicamente residencial e em franco crescimento, na cidade de Guarulhos (SP), o empreendimento conta com cinco playgrounds, 20 churrasqueiras, seis salões de jogos, biblioteca, pista de caminhada, piscinas, brinquedoteca, entre outros. “Nosso objetivo é proporcionar segurança e qualidade de vida a uma fatia da população que antes não tinha oportunidade de adquirir sua casa própria em um condomínio fechado, seguro e bem estruturado”, afirma Fábio Cury, presidente da Cury Construtora.
Segundo a justificativa do júri, o empreendimento enquadrado no programa Minha Casa, Minha Vida (que atende faixa de renda familiar de três a seis salários mínimos), com 3.080 unidades distribuídas em 17 torres, foi indutor de desenvolvido para a região.
Residencial - Grand Lider Olympus
Cyrela Brazil Realty – Belo Horizonte – MG
Empreendimento da Cyrela Brasil Realty, o Grand Lider Olympus, em Nova Lima (Belo Horizonte), é um exemplo de inovação na área de incorporação. Caracterizado por um terreno de 52.000 m2, no topo do mais alto morro de Belvedere, o local pareceu ideal para a implantação de um condomínio residencial de luxo, que atenderia à demanda crescente por imóveis de alto padrão em Belo Horizonte e proximidades. Mas o terreno era ocupado por torres de transmissão de uma emissora de rádio local, impossibilitando seu uso imobiliário. Com a transferência das torres para outro local, foi iniciada a construção do condomínio residencial, com unidades distribuídas por nove torres erguidas a 30 metros de altura em relação à rua, permitindo visão privilegiada da região. Os apartamentos de luxo, ali projetados, simulam mansões suspensas, aliando o conforto das novas tecnologias à tranquilidade da vida no campo.
Segundo a justificativa do júri, a conceituação do empreendimento e o Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1 bilhão, representou um marco imobiliário da região.
Categoria Empreendimentos
Comercial – Porto Brasilis/O primeiro Triple A do Porto Maravilha
Fibra Experts – Rio de Janeiro/RJ
O Porto Brasilis, da Fibra Experts, situado na área portuária do Rio de Janeiro, simboliza o início da revitalização urbana em andamento na região. Caracteriza-se por uma torre escultural, com formas assimétricas, dentro do conceito corporativo Triple A – adequado para receber as empresas de classe mundial que pretendem se instalar na cidade. São19 pavimentos e dois subsolos, com lajes de até 1.250 m², construído em terreno de 1.635 m². Dentre os desafios técnicos superados, destacam-se as dificuldades de acesso ao local e a construção dos subsolos abaixo do lençol freático. Segundo a justificativa do júri, o Porto Brasilis é um empreendimento de arquitetura arrojada, que contribui sobremaneira para a requalificação urbana da área central da cidade do Rio de Janeiro, sobressaem a concepção do projeto e o desenvolvimento da obra, certificada com o selo Green Building.
Edifício corporativo moderno em Brasília, DF
Comercial - Centro Empresarial José de Alencar Gomes da Silva
Paulo Octavio Investimento Imobiliários – Brasília – DF
O Centro Empresarial José de Alencar Gomes da Silva foi criado em Brasília (DF) para satisfazer a elevada demanda por imóveis corporativos, principalmente por parte dos órgãos governamentais. O projeto concebido levando em consideração os resultados e avaliações de pesquisas de empresas especializadas, que indicavam a demanda existente na capital federal por uma área corporativa moderna, com grandes pisos, em local de fácil acesso. O empreendimento foi implantado no Setor de Edifícios Públicos Norte (SEP/Norte) lotes 9 e 10. São mais de 31.000 m² de área construída, com três subsolos de garagem e elevadores exclusivos para os principais pavimentos. O empreendimento destaca-se pela imponência e características arquitetônicas, destacando-se as amplas fachadas com painéis de vidro, protegidas por uma cortina de elementos horizontais, que diminui a luz incidente. O projeto prioriza e atende aos conceitos de sustentabilidade, priorizando o consumo consciente e a eficiência de energia elétrica e de água potável, bem como geração de esgoto por meio de torneiras e bacias eficientes. Além disso, apresenta elevadores de última geração integrados ao sistema de controle de acesso e sistema de ar condicionado inteligente, que mantém a umidade interna adequada aos usuários. Segundo a justificativa do júri, o empreendimento se sobressaiu por sua arquitetura marcante e a inserção de diferenciais significativos na arquitetura e operação.
Área industrial projetada segundo especificações mundiais
Comercial - Cajamar Industrial Park / Prologis – CCP
Libercon Engenharia – Cajamar/SP
Estrategicamente localizado no município de Cajamar (SP), na região Metropolitana de São Paulo, com acesso imediato à Rodovia Anhanguera, o Cajamar Industrial Park foi projetado segundo as especificações mundiais de armazenagem e distribuição. Possui área construída de 115.000 m², em mais de 430.000 m² de terreno. Com pé direito livre (área de estocagem) de 11,70 m e piso em concreto com capacidade de sobrecarga de 5 t por m², o empreendimento prioriza os recursos naturais como ventilação e iluminação naturais e optou por sistemas ambientais, como o reaproveitamento de água. Outro diferencial da obra diz respeito à segurança individualizada oferecida aos usuários em suas operações. Destacam-se ainda as áreas de apoio comuns, como restaurante, vestiário e espaços de descanso. Segundo a justificativa do júri, a identificação da oportunidade do negócio, a qualidade do projeto e os elementos da implantação diferenciaram o empreendimento em seu segmento.
Categoria Empreendimentos
Comercial – Galeria: o retrofit corporativo que harmoniza o antigo e o moderno
Tishman Speyer – Rio de Janeiro/RJ
Inaugurado em 1949, o Edifício Galeria, marco representativo da arquitetura do Rio de Janeiro, está localizado no quarteirão formado pelas ruas da Quitanda, do Rosário, do Carmo e do Ouvidor, em uma das áreas mais movimentadas do centro carioca e detentora de grande importância histórica e cultural para a cidade. A restauração e modernização do empreendimento foi o objetivo desenvolvido com sucesso pela Tishman Speyer. Situado em um terreno de 3.000 m², o novo Galeria tem hoje 25.000 m² de área locável.
A obra de restauro preservou as características internas e da fachada do edifício. Com oito andares de escritórios adequados às novas tecnologias empresariais, o complexo também possui restaurantes e lojas. O projeto inclui modernos sistemas de elevadores, instaladores elétricas, hidráulicas, ar-condicionado e automação predial. Além de atender à demanda reprimida por espaços corporativos de qualidade, o empreendimento inaugura nova fase para os edifícios comerciais e para a revitalização do centro do Rio de Janeiro. Segundo a justificativa do júri, o retrofit permitiu a requalificação do antigo edifício, aliando a arquitetura tradicional aos novos conceitos de operação de uma área corporativa.
Categoria Profissionais
Marketing – Ca´d´Oro São Paulo – O resgate de um ícone da cidade Brookfield Incorporações
Anastassiadis Conceitos Publicidade Archote – São Paulo/SP
Onde antes havia o tradicional Ca´d´Oro que faz parte da memória viva dos paulistanos, na região central de São Paulo, começa a surgir um complexo mixed use, com projeto da Anastassiadis. Com implantação monumental, o empreendimento terá consonância com as novas demandas tecnológicas da cidade. O complexo divide-se em duas torres uma residencial e outra comercial. Sintonizado com o processo de revitalização da área central de São Paulo, o complexo receberá um hotel três estrelas de padrão superior nos últimos cinco andares da torre comercial, além do tradicional restaurante no piso térreo.
Fruto do planejamento de marketing entre as parceiras Brookfield e Publicidade Archote, o lançamento alcançou sucesso de vendas, com a comercialização recorde de 908 unidades em seis horas. A campanha retratou a força da marca Ca´d´Oro como ícone arquitetônico e cultural da cidade outrora, principal endereço hoteleiro da cidade, o local estava relegado ao esquecimento, com a consolidação dos novos horizontes imobiliário. O planejamento de marketing do projeto resgatou a história do local, e fez dela o ponto de partida para um sucesso de comercialização.
Preservação do Patrimônio - Restauração da Casa Bandeirista do Itaim Bibi
Brookfield Incorporações – Grupo Victor Malzoni – São Paulo/SP
A casa Bandeirista do Itaim, antiga sede da fazenda do século XVIII, é assim chamada por ter sido propriedade de famílias de bandeirantes – os sertanistas do Brasil Colonial que a partir do século XVI viajaram pelo sertão em busca de riquezas. Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado e do Município de São Paulo, o quarteirão de 17.000 m² no bairro do Itaim Bibi, onde se localiza, tornou-se um dos pontos mais valorizados da cidade, ocupado por modernos centros empresariais. Durante anos, no entanto, a casa esteve submetida à depredação e ao abandono. A sorte do equipamento mudou com a aquisição do terreno, em 2008, pela Brookfield Incorporações e pelo grupo Victor Malzoni. O empreendedor projetou um megaempreendimento corporativo de 19 pavimentos, garantindo a restauração da Casa Bandeirista e a manutenção do seu valor histórico para o bairro e para a cidade. Segundo a justificativa do júri, um dos diferenciais foi justamente o partido arquitetônico adotado, com a implantação de um empreendimento monumental como moldura externa, e independente, à casa Bandeirista.
Comercialização
Rochaverá Corporate Towers – O novo momento econômico do Brasil
CBRE Consultoria do Brasil / São Paulo/ SP
O Rochaverá Corporate Towers está localizado próximo à Marginal do Rio Pinheiros, na região que situa-se em um dos principais polos empresariais de São Paulo. O empreendimento foi um dos primeiros do país a reunir vários dos conceitos de green building e a conquistar a certificação Leed, na categoria Gold. É composto por quatro torres com fachadas em panos de vidro inclinados, com lajes livres de pilares e maiores nos pavimentos superiores, somando no total 124.861 m² locáveis. A comercialização do empreendimento alcançou o sucesso previsto seguindo as estratégias, desenvolvidas pela CBRE Consultoria do Brasil. Segundo a justificativa do júri, o planejamento e a estratégia da CBRE na locação das unidades do Rochaverá corresponderam em velocidade e resultados alcançados.
Marketing/Comercialização
Nova Petrolina – Inteligência Imobiliária traz recorde de vendas
CIA Inteligência e Coordenação – Petrolina/PE
Direcionado às classes C e D de Petrolina (PE) e região, o grande loteamento Nova Petrolina apresentou parcelas de valor atrativo em condições facilitadas de pagamento e inúmeros diferenciais, garantindo 100% das vendas em tempo recorde. Utilizando estratégias de Inteligência imobiliária, como o represamento de informações e o fomento do senso de oportunidade junto às imobiliárias da cidade e aos corretores e compradores interessados, a CIA Inteligência e Coordenação conseguiu criar, paulatinamente, uma atmosfera de curiosidade e ansiedade em todo o município com relação ao empreendimento, que começou a ser comercializado no mesmo dia da grande convenção de vendas, organizada para transmitir as derradeiras informações a respeito do loteamento.
Segundo a justificativa do júri, a marca alcançada de 8.328 lotes ( a partir de 144 m² cada) comercializados em 27 dias, com gerenciamento de vendas baseado na descentralização que envolveu a participação de 26 imobiliárias do município e região – representou um case de sucesso na categoria de marketing.
Marketing
Ecocil Ecocarden Ponta Negra – ABC - FC
No início de 2012, quando o mercado imobiliário de Natal (RN) encontrava-se em baixa, e a prática comum era frear lançamentos e aguardar a mudança da temporada, a grande fonte de inspiração da Ecocil Incorporações foi o ABC Futebol Clube, time de maior torcida da cidade. Para lançar um empreendimento de peso e com excelente localização – o Ecocil Ecogarden Ponta Negra – a três minutos de Ponta Negra (a mais famosa praia da região). A Ecocil baseou-se nos resultados surpreendentes de uma pesquisa de mercado, que direcionaram o marketing de maneira ousada, ao empregar os meios de comunicação do clube de futebol. Inicialmente, foram atingidos os mais de 11 mil sócios torcedores ativos, identificados com poder de compra e grande interesse em morar ao lado do estádio do Clube.
Segundo a justificativa do júri, o planejamento mercadológico da Ecocil associou, de forma ousada, o empreendimento imobiliário à paixão dos torcedores do ABC FC. O trabalho resultou em peças publicitárias diferenciadas, com foco no empreendimento, e que tiveram grande êxito de comercialização, com vendas que superaram as expectativas projetadas.
Comercialização
Helbor Concept – Life, Office e Corporate / Helbor Empreendimento eMPD Engenharia Mogi das Cruzes – SP
O Helbor Concept, da Helbor Empreendimentos, em parceria com a MPD Engenharia, é o primeiro complexo multiuso de Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo. Conta com uma torre residencial – Helbor Life – e duas comerciais – Helbor Office e Helbor Corporate –, totalizando 472 unidades (156 apartamentos, 252 salas comerciais e 64 unidades corporativas), além de 699 vagas de garagem e mais de 52.000 m² de área construída. O empreendimento chega para dotar a cidade de uma estrutura moderna e, ao mesmo tempo, plenamente integrada às características locais. Os edifícios terão acessos individuais na parte externa e também uma ligação direta com o maior shopping center da cidade e região. Segundo a justificativa do júri, o complexo multiuso (comercial, corporativo e residencial) que teve mais de 400 unidades vendidas em apenas sete horas, é exemplo de empreendimento que valorizou o mercado imobiliário local.
Institucional
Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011
Lopes – São Paulo
A pesquisa de mercado sempre foi ferramenta de trabalho importante no dia a dia da Lopes. Por estar presente nos 13 principais mercado brasileiros, região que compreende 91% do PIB nacional, e ser detentora dos recursos tecnológicos e humanos necessários a uma grande empreitada, a empresa pôde aprofundar-se em um levantamento de informações sobre o mercado de lançamentos imobiliários no Brasil. O Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011 é resultando de iniciativa inédita e exclusiva que também contempla análises minuciosas sobre empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, flats e hotéis lançados no ano passado. O trabalho apresenta-se, hoje, como fonte de importância para incorporadores, investidores e compradores, agregando conhecimento ao mercado como um todo. Segundo a justificativa do júri, o Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011 traça uma radiografia do mercado além do eixo São Paulo e Rio de Janeiro.
Responsabilidade Social
Papéis da vida – Prática de responsabilidade socioambiental na Reserva do Paiva - Odebrecht Realizações Imobiliárias
Cabo de Santo Agostinho – PE
A Reserva do Paiva – área de 526 hectares, com 8,6 km de praia, 5 km de rios e 500 hectares de Mata Atlântica no litoral de Pernambuco – foi concebida pela Odebrecht Realizações Imobiliárias dentro dos padrões sustentáveis. Bairro totalmente planejado com toda infraestrutura urbana necessária, baixo adensamento, conservação das áreas de vegetação protegida e acessibilidade, busca harmonizar o desenvolvimento econômico da região e a proteção ao meio ambiente. Com essa visão, seus empreendedores implantaram o Plano de Gestão Ambiental (PGA), composto por diversos programas. Um deles é o programa Projeto Papéis da Vida, que estimula o aproveitamento do papel-papelão coletado seletivamente nos canteiros de obras dos empreendimentos da Reserva do Paiva. Aprendizes de artesãos, em sua maior parte mulheres, convertem o material coletado em peças de artesanato, que se transformam em brindes sustentáveis ou objetos de decoração residencial. Indutor de desenvolvimento de seu entorno, o projeto tem proporcionado trabalho e renda para a comunidade local e para as populações vizinhas, inclusão econômica e social, além de bem-estar, melhoria da autoestima dos participantes e familiares, segurança e redução da violência. Segundo a justificativa do júri, mesmo com o forte incremento de ações de responsabilidade social no país, o case Papéis da Vida alia um programa ambiental de gestão de resíduos, com oportunidade de geração de renda, através da prática do artesanato, cumprindo papel de resgate da cidadania.
Hors- Concours
Master imobiliário Premia Grupo Brookfield pela contribuição para o desenvolvimento da região Sudeste do Brasil
O Grupo Brookfield é resultado de uma trajetória que data do século retrasado (1899), quando a canadense Tramway Light & Power Company Limited, então chamada de São Paulo Tramway & Power, aportou no Brasil para a instalação de mais de 100 km de trilhos de bonde na cidade de São Paulo. A companhia seria responsável por outras iniciativas, como a Usina Hidrelétrica Parnaíba (atual Edgar de Souza), em Santana do Parnaíba, no estado de São Paulo. Com a Rio Tramway Light & Power, ela deu início ao fornecimento de eletricidade, telefonia e gás para o Rio de Janeiro, onde atuou na construção do Cristo Redentor, a iluminação e o acesso ferroviário ao monumento durante muitas décadas.
A presença da empresa no país foi consolidada por meio de fusões e junções bem-sucedidas com outras companhias e, no final dos anos 1940, a Tramway se direcionou com maior foco ao mercado imobiliário. Em 1958, originou a Brascan Organização e Investimentos Ltda., e 20 anos depois, a Brascan Imobiliária, uma responsável por empreendimentos imobiliários de grande sucesso.
Em 2006, a Brascan imobiliária abriu o capital da Brascan Residencial Proporties, uma de suas empresas: em 2008, adquiriu a MB Engenharia e fundiu-se à Company e fundiu-se à Company S/A, assumindo, em 2009, sua marca global Brookfield.
Pela contínua participação no investimento no país, apoiando o desenvolvimento das cidades onde atua, as diretorias da Fiabci/Brasil e do Secovi-SP decidiram homenagear o grupo Brookfield com o Prêmio Master Imobiliário 2012, na categoria hors-concours.
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