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11 de setembro de 2014
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Logística

Novidade para as ferrovias brasileiras

GE Transportation lança locomotiva para ferrovias de bitola métrica e motor em corrente alternada, fabricada no Brasil, podendo ser financiada pelo BNDES

Atenta às perspectivas de desenvolvimento da infraestrutura de transporte sobre trilhos no Brasil, com as novas concessões ferroviárias, a GE Transportation acaba de lançar a locomotiva Evolution ES43BBi. A máquina será produzida no Brasil e atenderá a demanda de clientes que buscam uma locomotiva de alta performance, desenvolvida especificamente para atender as características das ferrovias de bitola métrica do País. Atualmente não existe no mercado brasileiro uma locomotiva para bitola métrica com oito eixos, tecnologia de corrente alternada (AC) e dimensões adequadas para atender condições restritas que são características das ferrovias brasileiras. Até o momento, esse segmento de mercado era atendido por locomotivas com motores de tração de corrente contínua (DC), como a D9-40 BBW da companhia.

A locomotiva de oito eixos para ferrovias de bitola métrica possibilita uma grande redução de custo operacional, visto que possui, além de motores de tração com a tecnologia AC, um motor diesel de maior eficiência energética, que necessita de menor custo de manutenção. Além disso, possibilita uma grande redução de investimento na frota, já que duas ES43BBi podem substituir de três a cinco máquinas com seis eixos.

Atualmente, o Brasil tem uma extensão de 23 mil quilômetros em ferrovias de bitola métrica, o que representa praticamente 80% da malha ferroviária do País. “A nova locomotiva suprirá uma importante demanda do mercado nacional de transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, de 1970 e 1980. A ES43BBi da GE irá operar com uma maior  eficiência, emitindo até 80% a menos de poluentes”, afirma Marc Flammia, Diretor de Tecnologia  da GE Transportation.

A máquina ainda possibilita a significativa redução no consumo de combustível em relação às máquinas que hoje estão em circulação e aumenta em mais de 100% a capacidade de carga. O controle de tração de eixo individual possibilita ainda melhor capacidade de aderência e maior confiabilidade no despacho de trens.

A nova locomotiva utilizará o motor a tração para bitola métrica, anunciado pela GE em outubro de 2013, que proporciona até o dobro da capacidade de tração, utilizando de melhor forma o espaço disponível na bitola estreita em relação aos motores de correntes contínua. O modelo terá índice de nacionalização superior a 60% para atender as normas de financiamento do BNDES.