Mercado
A Cidade
03/12/2009 10h26 | Atualizada em 03/12/2009 13h53
Você já pensou em dirigir algo que tenha um motor seis cilindros de 16 litros e que ofereça 700 cavalos de potência? Pois é, a Volvo apresentou com exclusividade na última Fenatran, Feira Internacional do Transporte, em São Paulo, o caminhão mais potente do mundo. Seu cavalo (parte motorizada do caminhão) "vale por 700".
O modelo FH16 700 foi lançado em janeiro, na Europa, e não será comercializado no mercado brasileiro - seu combustível sequer é encontrado por aqui. E para se ter uma ideia, aqui no Brasil não há caminhões que cheguem, sequer, perto dos 600 cavalos.
Outra informação que impressiona neste caminhão é o alto torque, de 315 kg
Você já pensou em dirigir algo que tenha um motor seis cilindros de 16 litros e que ofereça 700 cavalos de potência? Pois é, a Volvo apresentou com exclusividade na última Fenatran, Feira Internacional do Transporte, em São Paulo, o caminhão mais potente do mundo. Seu cavalo (parte motorizada do caminhão) "vale por 700".
O modelo FH16 700 foi lançado em janeiro, na Europa, e não será comercializado no mercado brasileiro - seu combustível sequer é encontrado por aqui. E para se ter uma ideia, aqui no Brasil não há caminhões que cheguem, sequer, perto dos 600 cavalos.
Outra informação que impressiona neste caminhão é o alto torque, de 315 kgfm. Antes de seu lançamento, o mais potente caminhão do mundo já era um Volvo, mais especificamente o FH16 660, que como o nome diz, possui 660 cavalos de potência.
"O Volvo FH16 700 é vocacionado para o segmento extrapesado, que exige muito mais força nas operações de transporte. Ele é a escolha ideal ao cliente que procura um caminhão realmente fora do comum. Com esse lançamento, nenhum outro concorrente chega aos pés dele na indústria", orgulha-se Staffan Jufors, presidente mundial da Volvo Caminhões.
Mudanças no motor
No caso do FH16 700, mais potência não significa mais consumo. Os engenheiros do novo motor da marca conseguiram reduzir o consumo de combustível promovendo um processo de combustão eficiente, redesenhando pistões e outras coisas mais.
Outro ganho conseguido pelos engenheiros da Volvo foi a redução de ruídos do motor, graças à pré-injeção, em que um pequeno montante do combustível é borrifado no cilindro, garantindo uma sequência de combustão mais tranquila e de menos "roncos".
O motor também agrega um novo termostato de óleo, que auxilia no menor consumo. A troca do óleo é feita a cada 100 mil km ou uma vez por ano.
"A produção de um motor de forte potência não é a grande novidade, mas sim construí-lo sem aumentar emissões ou o consumo de combustível", diz Henrik Lindeberg, gerente de projeto do motor D16G.
O propulsor vem equipado com turbo e intercooler, e o bloco já está certificado dentro das novas exigências de emissão de poluentes, a Euro V, cuja lei entrou em vigor no dia 1º de outubro, na Europa.
E para tirar a prova dos nove, os engenheiros testaram essa máquina puxando trens pesados por desertos da Austrália e madeira no forte frio do norte da Suécia. Por fim, o caminhão visitou a altitude de até 3.600 metros em Rocky Mountains, nos EUA.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade