Assessoria de Imprensa
01/03/2023 18h15
A VLI assinou contrato para aquisição de nove locomotivas ES-43BBI da Wabtec, que irão se juntar à frota Premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Fechado na terça-feira (28), o negócio movimenta cerca de R$ 200 milhões. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de até 18 meses.
Locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica, a ES43BBi é equipada com o motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC com controle individual por eixo e truques articulados.
O equipamento foi otimizado para trabalhar
...A VLI assinou contrato para aquisição de nove locomotivas ES-43BBI da Wabtec, que irão se juntar à frota Premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Fechado na terça-feira (28), o negócio movimenta cerca de R$ 200 milhões. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de até 18 meses.
Locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica, a ES43BBi é equipada com o motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC com controle individual por eixo e truques articulados.
O equipamento foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da refrigeração do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação.
De acordo com Danilo Miyasato, presidente da Wabtec LatAm, a locomotiva é desenvolvida no Brasil por engenheiros brasileiros, “focada no aumento da produtividade, eficiência, redução do consumo de combustíveis e emissões das ferrovias que operam em bitola métrica”.
Segundo a VLI, a aquisição atende ao incremento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste, por onde insumos e produtos da indústria siderúrgica, agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose são escoados em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.
“A aquisição das locomotivas reforça nosso compromisso com os clientes que transportam suas cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção aos portos do Espírito Santo e a capacidade do nosso time de cocriar soluções para gerar eficiência”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor de finanças, supply chain e serviços da companhia.
Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo.
A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de granéis líquidos e de produtos diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão. No entanto, a empresa acredita no crescimento deste corredor e estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no Espírito Santo.
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