Mercado
G1 BA
20/05/2013 11h46
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) juntamente com a Secretaria do Planejamento (Seplan) promove na terça-feira (21) o seminário “Projeto Viário Oeste – PonteSalvador Itaparica”. O evento acontece no Teatro da Uneb, no campus I da instituição, a partir das 8h30.
Participam do seminário o secretário do planejamento, José Sérgio Gabrielli, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim e os prefeitos de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora e de Vera Cruz, Antônio Magno Filho.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição no dia e no local do evento. A capacidade no auditório é para 200 pessoas e a quantidade de inscritos se deve à capacidade máxima do local.
Em abril, foi lançado o edital público para a elaboraçã
...A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) juntamente com a Secretaria do Planejamento (Seplan) promove na terça-feira (21) o seminário “Projeto Viário Oeste – PonteSalvador Itaparica”. O evento acontece no Teatro da Uneb, no campus I da instituição, a partir das 8h30.
Participam do seminário o secretário do planejamento, José Sérgio Gabrielli, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim e os prefeitos de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora e de Vera Cruz, Antônio Magno Filho.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição no dia e no local do evento. A capacidade no auditório é para 200 pessoas e a quantidade de inscritos se deve à capacidade máxima do local.
Em abril, foi lançado o edital público para a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da construção da ponte que vai ligar a capital baiana à ilha de Itaparica. O edital está aberto para empresa nacionais e pode ser acessado no site da Secretaria de Planejamento.
Segundo informações do governo, o projeto integra o plano de desenvolvimento da região metropolitana de Salvador, do recôncavo e do eixo litorâneo sul.
O relatório de impactos ambientais serve para minimizar os impactos das obras nas áreas por onde passarão as obras que fazem parte da ponte. O governo informou que custo do serviço está estimado em R$ 8 milhões.
Edital de engenharia
O governo da Bahia lançou no Diário Oficial (DO), que circulou no dia 8 de março, o edital de engenharia para a viabilização da ponte. O documento prevê, além da ponte, os projetos para os acessos aos sistemas viários, assim como a reconfiguração da BA-001, no trecho situado na ilha. O edital também está aberto para empresas nacionais ou internacionais.
No período de oito meses, a empresa ou consórcio que vencer a licitação deve apresentar os estudos intermediários e finais com o anteprojeto completo de engenharia, com detalhamento de traçado e tráfego de veículos, os orçamentos previstos e relatório de impacto ambiental.
Licitação
O primeiro edital de licitação, referente à para execução dos serviços de sondagem em mar e em terra, foi publicado no D.O que circulou no dia 1º de abril. Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), o prazo para a conclusão do levantamento dos dados é de cinco meses a partir da contratação da empresa que vencer a licitação. O custo total do empreendimento está avaliado em cerca de R$ 7 bilhões.
O vencedor será responsabilizado por indentificar os perfis geológico, geotécnicos e individuais das sondagens, indicar a natureza e a espessura das camadas atravessadas, além da profundidade, índice de resistência à penetração e os níveis de água. O edital pode ser acessado no site do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), na seção Licitações, ou por meio do site da Seplan.
O termo de cooperação técnica para a construção da ponte Salvador-Itaparica foi assinado no mês de fevereiro deste ano. Assinaram o documento o governador Jaques Wagner, junto aos prefeitos ACM Neto, de Salvador; Raimundo Nonato, de Itaparica; Antônio Magno, de Vera Cruz; e Heráclito Arandas, de Jaguaripe.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade