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Software auxilia monitoramento do Aeromóvel

O Aeromóvel da Trensurb, que no sábado completou duas semanas de operação assistida, utiliza uma novidade em relação aos outros sistemas de transportes no Brasil, a propulsão pneumática.

Agência T1

28/08/2013 11h58


Para fazer o monitoramento desse sistema é utilizado o software Elipse E3, onde, através de uma tela, os operadores podem monitorar a rotação do ventilador que integra o sistema de movimentação, estado das válvulas propulsoras, abertura e fechamento das portas das estações, posição, velocidade e freios do veículo.

Os veículos A100 e A200 contam com a propulsão pneumática, o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Por conta disso isso foi necessário um sistema de automação desenvolvido exatamente para esse t

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Para fazer o monitoramento desse sistema é utilizado o software Elipse E3, onde, através de uma tela, os operadores podem monitorar a rotação do ventilador que integra o sistema de movimentação, estado das válvulas propulsoras, abertura e fechamento das portas das estações, posição, velocidade e freios do veículo.

Os veículos A100 e A200 contam com a propulsão pneumática, o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Por conta disso isso foi necessário um sistema de automação desenvolvido exatamente para esse tipo de novidade.

O Aeromóvel faz o percurso de 814 metros, em via elevada, entre o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho e a Estação Aeroporto da Trensurb. O veículo A100 tem capacidade para 150 passageiros e o A200 para 300 passageiros, sendo que o primeiro está em operação e o segundo será entregue em setembro. O projeto básico da estrutura dos veículos foi desenvolvido pela Coester. A T´Trans fez o projeto e fabricou os veículos, que possuem carroceria em fibra de vidro. O projeto do Aeromóvel custou R$ 37,8 milhões. A Premold foi a responsável pela construção da via elevada, enquanto a Rumo Engenharia fez as duas estações.

 

 

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