P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

Sobram vagas, falta qualificação para Construção Civil em Manaus

Existem vagas na construção civil. O que não tem é mão de obra

A Crítica

13/08/2012 11h24 | Atualizada em 13/08/2012 17h22


A área da construção civil está abarrotada de vagas de emprego, porém, falta qualificação neste setor. Em Manaus, a mão de obra de um mestre de obras chega a custar quase R$ 5 mil. Então vale mesmo investir nesse mercado que cresce demasiadamente.

Nelson Freire Serrão, 44, é mestre de obras há 12 anos e professor de construção civil. Ele começou ainda menino na lida como pedreiro, mas foi por conta da força de vontade de aprender mais que o levou até ao cargo desejado. “Comecei a trabalhar como pedreiro aos 17 anos, mas não tinha carteira assinada. Porém, percebi que para crescer na vida tinha que procurar os estudos. Eu aprendia rápido, mas  sofri muito com os chefes

...

A área da construção civil está abarrotada de vagas de emprego, porém, falta qualificação neste setor. Em Manaus, a mão de obra de um mestre de obras chega a custar quase R$ 5 mil. Então vale mesmo investir nesse mercado que cresce demasiadamente.

Nelson Freire Serrão, 44, é mestre de obras há 12 anos e professor de construção civil. Ele começou ainda menino na lida como pedreiro, mas foi por conta da força de vontade de aprender mais que o levou até ao cargo desejado. “Comecei a trabalhar como pedreiro aos 17 anos, mas não tinha carteira assinada. Porém, percebi que para crescer na vida tinha que procurar os estudos. Eu aprendia rápido, mas  sofri muito com os chefes”, disse ele. Segundo Nelson, a experiência foi um item fundamental para se dar bem na carreira, mas alerta que é preciso se engajar na profissão que realmente goste. “Tenho como base da minha vida a experiência de ter sido ajudante de pedreiro, depois pedreiro, mestre de obras e professor. Tenho orgulho da minha profissão. É claro que como todas as outras ela tem seus altos e baixos. Mas acima de tudo eu amo o meu trabalho. Gostar do que se faz é o segredo do sucesso”, declarou ele.

Qualificação

Há um ano na capital amazonense, o haitiano Dones Clemont, 31, veio de “mãos abanando” de seu país devastada pelo terremoto, e encontrou aqui a chance de vencer na vida. Com vontade de trabalhar, conquistou o seu primeiro emprego com carteira assinada como pedreiro. “Em menos de três dias que cheguei, já consegui um emprego de pedreiro e lá fiz de tudo. Queria somente um dinheiro para viver. Agora, a empresa viu que sou um bom profissional e estou fazendo curso de mestre de obras”, declarou.

O seu conterrâneo, Phedner Fene, 33,  faz todo tipo de serviço nas obras. “Aqui falta essa mão de obra e estou estudando para merecer mais essa função”, disse.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade