Mercado
Assessoria de Imprensa
14/10/2015 14h32
As fundações constituem projetos multidisciplinares por serem interfaces entre a estrutura e o solo, envolvendo análises estrutural e geotécnica e suas respectivas interações, bem como a compatibilização de seus aspectos construtivos.
O Simpósio sobre Estruturas de Fundações – Aspectos Estruturais e Geotécnicos objetiva discutir essas inter-relações, trazendo aos profissionais de engenharia nas áreas de pesquisa, de projeto e de execução os avanços no conhecimento e na técnica relacionados com essas estruturas para obras de infraestrutura, industriais e de edificações.
O Simpósio vai realizado como evento paralelo no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto e
...As fundações constituem projetos multidisciplinares por serem interfaces entre a estrutura e o solo, envolvendo análises estrutural e geotécnica e suas respectivas interações, bem como a compatibilização de seus aspectos construtivos.
O Simpósio sobre Estruturas de Fundações – Aspectos Estruturais e Geotécnicos objetiva discutir essas inter-relações, trazendo aos profissionais de engenharia nas áreas de pesquisa, de projeto e de execução os avanços no conhecimento e na técnica relacionados com essas estruturas para obras de infraestrutura, industriais e de edificações.
O Simpósio vai realizado como evento paralelo no 57º Congresso Brasileiro do Concreto, evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que vai acontecer de 27 a 30 de outubro, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Com a expansão da energia eólica na matriz energética brasileira, entrou em evidência o projeto e a construção das estruturas para suportar os aerogeradores. Jarbas Milititsky, consultor de obras geotécnicas, vai abordar, no Simpósio, os problemas geotécnicos mais frequentes com os quais o projeto de fundações dos aerogeradores tem que lidar. Com relação aos problemas estruturais das fundações, seja ou não de aerogeradores, um de destaque é o relacionado aos efeitos térmicos gerados quando do lançamento do concreto, por conta das elevadas temperaturas atingidas pelo material durante sua fase de hidratação. Para entender este e outros fenômenos associados aos blocos de coroamento de estacas, o professor da Universidade de Maringá, Rafael Alves de Souza, vai tratar do tema da modelagem computacional dos blocos de coroamento.
O evento tem apoio institucional de Associação Brasileira de Mecânicas dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre o IBRACON
Associação nacional técnico-científica de profissionais e empresas da Engenharia Civil, fundada em 1972, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.
Para este fim, promove cursos e eventos, edita publicações técnicas, certifica profissionais e incentiva a formação de Comitês Técnicos. Anualmente, organiza o Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto, que reúne a comunidade técnica para debater e conhecer as pesquisas, desenvolvimentos e inovações sobre o concreto, seus materiais constituintes, a análise e projeto estrutural, as metodologias construtivas e de controle tecnológico, a gestão e normalização na área e a sustentabilidade no setor construtivo.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade