Mercado
Assessoria de Imprensa
23/06/2016 12h14 | Atualizada em 23/06/2016 17h24
Ocorreu, em 08 de junho, o terceiro Encontro Performance e Sustentabilidade na Indústria da Construção, realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Com o auditório repleto de representantes de diferentes segmentos do setor de construção, as palestras ressaltaram a importância do engajamento de toda a cadeia na busca de saídas inovadoras e eficientes para a diminuição do gasto energético nas edificações. Foram abordadas soluções e oportunidades geradas pela crise energética no país e para o desafio de evitar o aumento de 2°C na temperatura planetária até 2100, segundo acordo para conter o aquecimento global assinado por 195 países durante a conferência COP21, em Paris, n
Ocorreu, em 08 de junho, o terceiro Encontro Performance e Sustentabilidade na Indústria da Construção, realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Com o auditório repleto de representantes de diferentes segmentos do setor de construção, as palestras ressaltaram a importância do engajamento de toda a cadeia na busca de saídas inovadoras e eficientes para a diminuição do gasto energético nas edificações. Foram abordadas soluções e oportunidades geradas pela crise energética no país e para o desafio de evitar o aumento de 2°C na temperatura planetária até 2100, segundo acordo para conter o aquecimento global assinado por 195 países durante a conferência COP21, em Paris, no final do ano passado, incluíndo o Brasil.
Com o lema “a energia mais sustentável é a energia que não se usa”, representantes da Dow e suas parceiras, DânicaZipco, Isoeste e MBP Isoblock, apresentaram produtos que, se incorporados nas construções, diminuem comprovadamente o gasto com energia elétrica e as emissoes de CO2. Um dos exemplos apresentados foi os paineis termoisolantes de poliuretano, que começaram a ser usados apenas em câmaras frigoríficas e hoje já são adotados em fachadas de prédios, shopping centers, aeroportos, entre outras aplicações. Mais leves e sustentáveis, os paineis podem substituir estruturas de alvenaria ou telhas, eliminando praticamente toda a utilização de água na montagem e diminuindo também significativamente o gasto com mão de obra.
Outro assunto abordado foi que, para uma obra mais sustentável e econômica, é preciso estar atento a detalhes no canteiro. A utilização de paineis termoisolantes ajuda a evitar, por exemplo, o acúmulo de água no local das obras, diminuindo não só o consumo desse bem, mas também excluíndo focos de proliferação de mosquitos, como dengue e zica. Palestrantes aproveitaram para mostrar casos de aplicações dos paineis que já ocorrem no país, como no shopping Frei Caneca, em São Paulo, o aroporto de Viracopos, em Campinas, entre outros. No geral, o gasto com o material se pagou apenas com a economia de energia elétrica em pouco mais de dois anos. Em grande parte dos casos, a economia na conta de energia eletrica foi acima de 60%.
A utilização dos paineis termoisolantes de poliuretano entra na conta de mitigação de carbono das Olimpíadas Rio 2016. A diminuição nas emissoes de gases poluentes nas obras, sejam em projetos s realizados no Rio de Janeiro ou não, entram na conta da mitigação de 500.000 toneladas de CO₂ equivalentes provenientes da organização e entrega dos Jogos. Dow e Rio 2016 trabalharão, ainda, para gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de CO₂eq até 2026. Os Encontros começaram a ocorrer no final de 2015 e já foram realizado em Recife, Rio de Janeiro e, agora, em São Paulo. Para mais informações acesse www.paineistermoisolantes.com.br
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade