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Semáforo solar portátil controla o trânsito em obra na BR-101

O Semáforo Solar para Obras alterna o sinal verde e vermelho em cada extremidade do espaço em obras, evitando que várias pessoas fiquem ao longo da estrada agitando bandeiras, de modo a alertar os usuários da estrada de que há interdição do trânsito à frente

Assessoria de Imprensa

12/03/2020 11h00 | Atualizada em 12/03/2020 11h48


Pela primeira vez no Brasil foram instalados dois semáforos alimentados por energia solar para controlar o trânsito em uma rodovia parcialmente interditada.

Eles estão funcionando desde o último dia 5 de março, para controlar o trânsito na rodovia BR-101, Km 159 no Rio de Janeiro.

O engenheiro Raphael Thuler, sócio da Novacap Engenharia e responsável pelas obras no local, conta que a opção pela instalação do semáforo solar foi uma orientação da Auto Pista Fluminense e da Polícia Rodoviária Federal para oferecer maior segurança aos usuários da estrada e aos trabalhadores que dia e noite atu

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Pela primeira vez no Brasil foram instalados dois semáforos alimentados por energia solar para controlar o trânsito em uma rodovia parcialmente interditada.

Eles estão funcionando desde o último dia 5 de março, para controlar o trânsito na rodovia BR-101, Km 159 no Rio de Janeiro.

O engenheiro Raphael Thuler, sócio da Novacap Engenharia e responsável pelas obras no local, conta que a opção pela instalação do semáforo solar foi uma orientação da Auto Pista Fluminense e da Polícia Rodoviária Federal para oferecer maior segurança aos usuários da estrada e aos trabalhadores que dia e noite atuam no local.

A Novacap foi contratada pela Auto Pista Fluminense para a realização da obra visando substituir os bueiros metálicos de drenagem da rodovia.

“Estamos realizando a obra próximo à Termelétrica de Macaé, na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. O bueiro estava se rompendo, o que poderia levar a interdição total da estrada. A obra está sendo feita num trecho de pista simples mais o acostamento. Programamos os semáforos solar no sistema pare e siga, interrompendo o trânsito um pouco em cada mão de direção, que no local tem grande fluxo de veículos”, explica.

O Semáforo Solar para Obras foi desenvolvido pela Damata Solar com controle de tempo automático, que alterna o sinal verde e vermelho em cada extremidade do espaço em obras, evitando que várias pessoas fiquem ao longo da estrada agitando bandeiras, de modo a alertar os usuários da estrada de que há interdição do trânsito à frente.

Segundo Raphael Thuler, a instalação dos semáforos, além de garantir a segurança de motoristas e trabalhadores, reduziu em 50% o número de funcionários que ficava disponível apenas para controlar o tráfego de veículos.

“Sem o semáforo a Novacap precisava de um operador de bandeirinhas em cada lado do fluxo de veículos, 24 horas por dia, o que exigia oito funcionários para controlar o sistema. Com o semáforo portátil solar estamos utilizando apenas uma pessoa por turno para cuidar de cada semáforo, que reduz para quatro o número de funcionários necessários”.
Ele explica que estes funcionários não ficam expostos aos riscos de acidentes, pois eles apenas supervisionam os equipamentos, ficando numa área mais recuada da pista.

Thuler comenta que a obra na rodovia é preventiva e tem por objetivo não interromper o fluxo de veículos.

“O semáforo solar é importante para auxiliar no controle de trânsito em uma área rural que não conta com energia elétrica. A bateria solar tem capacidade para durar até sete dias sem a luz do sol, no entanto, isso ainda não foi possível de comprovar, pois ela tem sido carregada normalmente durante o dia e funciona a noite inteira sem problemas”, afirma.

O equipamento desenvolvido pela Damata Solar pode ser regulado de acordo com a necessidade. Thuler afirma que o investimento no equipamento valeu a pena, pois reduziu o número de trabalhadores para controlar o fluxo de veículos e também reduziu o risco de acidentes destes funcionários.

“O semáforo solar tem um sistema de programação que permite que o sistema pare e siga funcione com regularidade, garantindo o fluxo dos veículos pela rodovia. Diante do resultado obtido até agora eu indicaria o sistema para outras empresas de engenharia e concessionárias”.

Ele acredita que poderá fazer essa indicação com mais garantia dentro de um mês. “Dentro de 30 dias poderei dar uma opinião mais segura”. No entanto, afirmou que até por uma questão de segurança dos funcionários e também dos motoristas, aconselha as demais construtoras a usar o semáforo solar para a realização de obras onde não há fornecimento de energia elétrica.

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