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Regras para a operação do trem-bala podem deixar chineses de fora

O superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, disse nesta quinta-feira que as regras da licitação da primeira etapa da implantação do trem-bala terão exigências de que as empresas participantes tenham pelo menos 10 anos de experiência

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24/08/2012 08h09 | Atualizada em 24/08/2012 16h05


O superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, disse nesta quinta-feira que as regras da licitação da primeira etapa da implantação do trem-bala, que interligará as cidades de Rio, São Paulo e Campinas, terão entre as exigências a de que as empresas participantes tenham pelo menos 10 anos de experiência na operação de serviços de trens de alta velocidade, sem registro de acidente com vítimas fatais nesse período.

Essa exigência, segundo França, poderá impedir o grupo chinês de participar da operação por ter registrado acidente no ano passado. A possibilidade de participação desse grupo seria possível apenas como f

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O superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, disse nesta quinta-feira que as regras da licitação da primeira etapa da implantação do trem-bala, que interligará as cidades de Rio, São Paulo e Campinas, terão entre as exigências a de que as empresas participantes tenham pelo menos 10 anos de experiência na operação de serviços de trens de alta velocidade, sem registro de acidente com vítimas fatais nesse período.

Essa exigência, segundo França, poderá impedir o grupo chinês de participar da operação por ter registrado acidente no ano passado. A possibilidade de participação desse grupo seria possível apenas como fornecedor da tecnologia de alta velocidade e do material rodante (trens e vagões). Ele explicou que a empresa alemã também registrou acidente com o trem de alta velocidade, mas em 1998, ficando fora do prazo dos 10 anos.

Entre outras empresas que avaliam o projeto brasileiro estão companhias com tecnologias alemã, espanhola, italiana, sul-coreana e japonesa.

 

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