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Rebaixamento do Brasil levará governo a rever concessões

A queda no grau de investimento do Brasil, aplicado na última semana pela Standard and Poor's (S&P) deve levar o governo a rever o modelo de concessão no segmento rodoviário. A perspectiva é que o aumento da taxa de retorno se dê ainda este ano

DCI

25/02/2016 00h00


A S&P rebaixou a nota de crédito soberano do País de BBB- para BB+ após o governo se mostrar lento na tomada de decisão perante a crise. "Com o rebaixamento, que já era um golpe esperado, a perspectiva é que todo modelo de concessão atual seja revisto", afirmou o advogado do escritório especializado em regulação Moreira, Antunes e Associados, Emerson Gretta.

O processo de mudança, na visão do advogado, começa na reavaliação da Taxa Interna de Retorno (TIR). "A redução da taxa é aguardada pelo mercado para setores como portos e ferrovias, agora, para atrair os estrangeiros, será preciso mudar também o rodoviário", disse.

Renovações

Outra medida bastante importante para manter o ritmo de investi

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A S&P rebaixou a nota de crédito soberano do País de BBB- para BB+ após o governo se mostrar lento na tomada de decisão perante a crise. "Com o rebaixamento, que já era um golpe esperado, a perspectiva é que todo modelo de concessão atual seja revisto", afirmou o advogado do escritório especializado em regulação Moreira, Antunes e Associados, Emerson Gretta.

O processo de mudança, na visão do advogado, começa na reavaliação da Taxa Interna de Retorno (TIR). "A redução da taxa é aguardada pelo mercado para setores como portos e ferrovias, agora, para atrair os estrangeiros, será preciso mudar também o rodoviário", disse.

Renovações

Outra medida bastante importante para manter o ritmo de investimento em logística no País, na visão de Gretta, é estimular o avanço mais rápido nos contrato aditivos de rodovias que estão perto do fim do período de concessão. "Em seus balanços operacionais, CCR e Ecorodovias já sinalizaram abertura para negociação. É preciso aproveitar a oportunidade", revela.

Na última semana, a Ecorodovias informou a estratégia de realizar projetos para cinco negociações de contrato aditivo nas operações em que administra. Os estudos foram feitos para a operação do Sistema Anchieta-Imigrantes (SP), das estradas entre Curitiba (PR) e as cidades litorâneas paranaenses. Ainda são estudados a viabilidade de expansão da Ecocataratas, responsável por 387,1 quilômetros da BR-277 entre os municípios paranaenses de Guarapuava e Foz do Iguaçu, além da EcoSul e Ecopistas, que pode ter extensão até Taubaté.

 

 

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