Mercado
Valor Econômico
24/04/2013 12h30 | Atualizada em 24/04/2013 15h37
O repertório de grandes promessas de obras públicas anunciadas pelos governos federal e estadual neste início de 2013 já supera a marca de R$ 6,9 bilhões em investimentos.
Tratam-se de compromissos inéditos e outros nem tanto, firmados durante cerimônias pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Tarso Genro, entre janeiro e abril.
Ao todo, integram a lista sete projetos, cujos detalhes são exibidos abaixo. O critério utilizado para a seleção das propostas foi a importância de cada uma delas todas são estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e beneficiariam milhares de pessoas.
Entre as novidades, estão as três obras viárias anunciadas neste mês pela presidente, em Porto Alegre. Se forem con
...O repertório de grandes promessas de obras públicas anunciadas pelos governos federal e estadual neste início de 2013 já supera a marca de R$ 6,9 bilhões em investimentos.
Tratam-se de compromissos inéditos e outros nem tanto, firmados durante cerimônias pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Tarso Genro, entre janeiro e abril.
Ao todo, integram a lista sete projetos, cujos detalhes são exibidos abaixo. O critério utilizado para a seleção das propostas foi a importância de cada uma delas todas são estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e beneficiariam milhares de pessoas.
Entre as novidades, estão as três obras viárias anunciadas neste mês pela presidente, em Porto Alegre. Se forem concretizadas, duas delas (prolongamento da BR-448 e melhorias na BR-116) têm potencial para reduzir os congestionamentos na Região Metropolitana, e a terceira (ampliação da BR-392), resultará em um novo corredor de escoamento para a produção agrícola.
Do grupo de proposições antigas revitalizadas nos primeiros meses de 2013 pelos governantes, fazem parte a segunda ponte do Guaíba, o metrô da Capital fruto de uma parceria da União com a prefeitura e o Piratini, o sistema antineblina do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a construção da ERS-010. Todas vêm sendo alvo de discussões há anos, com idas e vindas, sem resultado prático.
Há prazos para o início, faltam projeções para as conclusõesA maioria das obras tem a largada prevista para os próximos quatro anos, mas a conclusão dos projetos é uma incógnita. A nova travessia do Guaíba, por exemplo, ainda está na fase inicial. A primeira promessa a se tornar realidade, se não surgir nenhum contratempo, deve ser a do aeroporto, melhorando e muito a vida de quem usa o terminal.
Desenvolvido para permitir pousos e decolagens com baixa visibilidade, o sistema é protelado desde 2007, quando o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, assegurou sua instalação. Na segunda-feira, outro ministro Moreira
Franco, da Aviação Civil garantiu que o equipamento entrará em operação "até setembro".
Embora a maior parte das obras leve anos para ser concluída, tanto Dilma quanto Tarso tentam adiantar ao máximo o andamento delas, de olho nas eleições de 2014. Mas o desafio maior não é esse: é convencer os eleitores de que o discurso não ficará no vazio.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade