P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

Promessas de Dilma e Tarso ao RS indicam investimentos de R$ 6,9 bi

Discursos de presidente e governador apontam novas obras e projetos aguardados há anos

Valor Econômico

24/04/2013 12h30 | Atualizada em 24/04/2013 15h37


O repertório de grandes promessas de obras públicas anunciadas pelos governos federal e estadual neste início de 2013 já supera a marca de R$ 6,9 bilhões em investimentos.

Tratam-se de compromissos inéditos e outros nem tanto, firmados durante cerimônias pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Tarso Genro, entre janeiro e abril.

Ao todo, integram a lista sete projetos, cujos detalhes são exibidos abaixo. O critério utilizado para a seleção das propostas foi a importância de cada uma delas  todas são estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e beneficiariam milhares de pessoas.

Entre as novidades, estão as três obras viárias anunciadas neste mês pela presidente, em Porto Alegre. Se forem con

...

O repertório de grandes promessas de obras públicas anunciadas pelos governos federal e estadual neste início de 2013 já supera a marca de R$ 6,9 bilhões em investimentos.

Tratam-se de compromissos inéditos e outros nem tanto, firmados durante cerimônias pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Tarso Genro, entre janeiro e abril.

Ao todo, integram a lista sete projetos, cujos detalhes são exibidos abaixo. O critério utilizado para a seleção das propostas foi a importância de cada uma delas  todas são estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e beneficiariam milhares de pessoas.

Entre as novidades, estão as três obras viárias anunciadas neste mês pela presidente, em Porto Alegre. Se forem concretizadas, duas delas (prolongamento da BR-448 e melhorias na BR-116) têm potencial para reduzir os congestionamentos na Região Metropolitana, e a terceira (ampliação da BR-392), resultará em um novo corredor de escoamento para a produção agrícola.

Do grupo de proposições antigas revitalizadas nos primeiros meses de 2013 pelos governantes, fazem parte a segunda ponte do Guaíba, o metrô da Capital fruto de uma parceria da União com a prefeitura e o Piratini, o sistema antineblina do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a construção da ERS-010. Todas vêm sendo alvo de discussões há anos, com idas e vindas, sem resultado prático.

Há prazos para o início, faltam projeções para as conclusõesA maioria das obras tem a largada prevista para os próximos quatro anos, mas a conclusão dos projetos é uma incógnita. A nova travessia do Guaíba, por exemplo, ainda está na fase inicial. A primeira promessa a se tornar realidade, se não surgir nenhum contratempo, deve ser a do aeroporto, melhorando e muito a vida de quem usa o terminal.

Desenvolvido para permitir pousos e decolagens com baixa visibilidade, o sistema é protelado desde 2007, quando o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, assegurou sua instalação. Na segunda-feira, outro ministro  Moreira

Franco, da Aviação Civil garantiu que o equipamento entrará em operação "até setembro".

Embora a maior parte das obras leve anos para ser concluída, tanto Dilma quanto Tarso tentam adiantar ao máximo o andamento delas, de olho nas eleições de 2014. Mas o desafio maior não é esse: é convencer os eleitores de que o discurso não ficará no vazio.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade