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05/12/2025 07h30
Projetos de ferrovias de carga no Brasil poderão contar com até R$24 bilhões (US$4,4bi) em financiamentos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), conforme decisão do governo brasileiro.
Apenas iniciativas classificadas como estratégicas para operações portuárias serão elegíveis, já que os desembolsos do fundo precisam estar vinculados ao segmento portuário.
“Estamos estruturando um grande programa de fortalecimento do financiamento ferroviário com apoio do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Quando a ferrovia chega ao porto, ampliamos capacidade, reduzimos custos logísticos e fortalecemos todo o setor portuário do p
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Projetos de ferrovias de carga no Brasil poderão contar com até R$24 bilhões (US$4,4bi) em financiamentos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), conforme decisão do governo brasileiro.
Apenas iniciativas classificadas como estratégicas para operações portuárias serão elegíveis, já que os desembolsos do fundo precisam estar vinculados ao segmento portuário.
“Estamos estruturando um grande programa de fortalecimento do financiamento ferroviário com apoio do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Quando a ferrovia chega ao porto, ampliamos capacidade, reduzimos custos logísticos e fortalecemos todo o setor portuário do país”, disse Silvio Costa Filho, ministro dos portos e aeroportos.
O governo deve anunciar, em janeiro, os detalhes do programa de financiamento via FMM, que surge em meio à tentativa de acelerar uma ampla agenda de concessões ferroviárias de cargas.
“A agenda do governo para as concessões ferroviárias previstas para 2026 é bastante ambiciosa e um dos principais desafios para o avanço dessa agenda é exatamente a disponibilidade de linhas de financiamento para tais projetos”, disse Luís Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (Anut), à BNamericas.
“A experiência brasileira e também a internacional mostra que grandes projetos de ferrovias de carga precisam ter um forte envolvimento de recursos do governo, seja via financiamentos ou mesmo por meio de investimento direto, porque são projetos com muito investimento envolvido e prazos de execução bastante prolongados”, acrescentou Baldez.
Recentemente, o ministério dos transportes anunciou um plano para leiloar oito contratos de concessão ferroviária em 2026. A expectativa é de investimentos diretos de R$140 bilhões, além de até R$650bi em contribuições indiretas.
Em meio ao grande volume de investimentos envolvidos nesses contratos, potenciais interessados devem considerar múltiplas modalidades de financiamento, inclusive para reduzir os elevados custos atuais.
O FMM oferece condições mais vantajosas, já que suas taxas são atreladas à variação da Taxa de Longo Prazo (TLP) mais a inflação acumulada em doze meses, mantendo os juros abaixo de outras linhas de crédito que costumam superar a variação da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano.
Como comparação, financiamentos via FMM em dezembro apresentam juros de 7,82% ao ano, acrescidos da variação do IPCA, que registrou alta de 4,5% nos últimos doze meses.
03 de dezembro 2025
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