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Primeiro free flow de São Paulo começa a funcionar

Sistema free flow já funcionava no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

InfoMoney

04/09/2024 09h57 | Atualizada em 04/09/2024 13h39


O primeiro pedágio de livre passagem de São Paulo começa a funciona nesta quarta-feira (4 de setembro) na rodovia federal SP-333, no município de Itápolis, conforme anuncia a EcoNoroeste.

Nessa rodovia, a operação será 100% automatizada com o novo sistema, sem cabines de pedágio. Ainda no segundo semestre, a nova modalidade de cobrança começará na praça de Jaboticabal.

Conhecido como free flow, a ideia é que o motorista utilize as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que promete agilizar o trânsito, reduzir impactos ambientais e baixar o preço da tarifa, promovendo

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O primeiro pedágio de livre passagem de São Paulo começa a funciona nesta quarta-feira (4 de setembro) na rodovia federal SP-333, no município de Itápolis, conforme anuncia a EcoNoroeste.

Nessa rodovia, a operação será 100% automatizada com o novo sistema, sem cabines de pedágio. Ainda no segundo semestre, a nova modalidade de cobrança começará na praça de Jaboticabal.

Conhecido como free flow, a ideia é que o motorista utilize as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que promete agilizar o trânsito, reduzir impactos ambientais e baixar o preço da tarifa, promovendo a justiça tarifária, mote de quem defende o projeto porque faz uma cobrança proporcional ao trecho percorrido.

A cobrança no sistema free flow é feita de acordo com a distância percorrida pelo veículo a cada pórtico. Todo o processo é automático e o valor é cobrado na fatura mensal da tag instalada no veículo – independentemente da empresa escolhida pelo motorista, que podem de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpass e Move Mais.

Já para os que não têm possuem tag, a orientação é pagar o valor devido no site da concessionária, por meio de um sistema que ainda será implementado.

Iniciado há pouco mais de um ano, o sistema free flow já estava em funcionamento no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro (na Rio-Santos) e Rio Grande do Sul (na ERS-122, na ERS-240 e na ERS-446) – já havia anunciado planos de implantação em São Paulo nas rodovias estaduais SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga) para um futuro breve, mas agora começa oficialmente a funcionar o primeiro 100% automatizado do estado. Existem outras rodovias que têm sistema híbrido, praças de pedágios tradicionais e o free flow já funcionando em São Paulo.

O sistema é operado por pórticos que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.

A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão.

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