JB/Sputnik Brasil
14/05/2021 11h00 | Atualizada em 20/05/2021 11h18
A primeira antena de 5G do Brasil foi instalada na fazenda modelo do Instituto Matogrossense de Algodão (IMAnt), em Rondonópolis, no Mato Grosso. A antena foi instalada pela Nokia utilizando a tecnologia 5G standalone, também conhecida como 5G puro, gerada na própria estrutura.
A expectativa do governo é de que a tecnologia amplie a digitalização do agronegócio, melhorando o monitoramento das atividades e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros.
Para o engenheiro Luiz Claudio Schara Magalhães, professor do Laboratório de Comunicação de Dados da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a adiç&a
...A primeira antena de 5G do Brasil foi instalada na fazenda modelo do Instituto Matogrossense de Algodão (IMAnt), em Rondonópolis, no Mato Grosso. A antena foi instalada pela Nokia utilizando a tecnologia 5G standalone, também conhecida como 5G puro, gerada na própria estrutura.
A expectativa do governo é de que a tecnologia amplie a digitalização do agronegócio, melhorando o monitoramento das atividades e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros.
Para o engenheiro Luiz Claudio Schara Magalhães, professor do Laboratório de Comunicação de Dados da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a adição da tecnologia amplia o já avançado papel do Brasil no setor.
O especialista explica que o 5G abre novas possibilidades de inovação para o campo brasileiro, melhorando o monitoramento de plantações e também as colheitas. “A tecnologia de 5G, que traz banda larga para áreas grandes, ajuda na parte de monitoramento de comunicação no campo”, aponta.
O avanço da tecnologia de comunicação tem o que o professor chama de ‘efeito multiplicativo’. Segundo Magalhães, as vantagens não ficam apenas na produção do campo, mas também se estendem à logística do setor e, inclusive, às informações fornecidas ao consumidor.
Segundo o pesquisador, a tendência é que a partir da instalação da nova tecnologia aumente ainda mais a capacidade de inovação no campo. “Com o 5G, vão aparecer coisas muito interessantes que aproveitam essa disponibilidade de maior banda”, conclui.
11 de agosto 2025
11 de agosto 2025
11 de agosto 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade