Mercado
Correio Braziliense
12/01/2010 15h24 | Atualizada em 12/01/2010 17h27
Candidatos de nível médio e superior podem se preparar para disputar a chance de trabalhar em uma das maiores empresas do mundo. O concurso da Petrobras, que tem inscrições abertas, oferecerá 622 vagas no país, além de formar cadastro reserva. Mas as boas notícias para os concurseiros não se esgotam na atual seleção. Segundo a gerente de Planejamento e Avaliação de Recursos Humanos da estatal, Mariângela Mundim, 8 mil oportunidades serão abertas até 2013.
Hoje, temos 56 mil funcionários. Pretendemos ter, até 2013, mais 8 mil empregados. A forma como esses funcionários vão ingressar na companhia é que não está pré-definida – afirma.
Segundo Mariângela, de 1994 a 2001, a empresa teve uma queda muito grande do número de func
...Candidatos de nível médio e superior podem se preparar para disputar a chance de trabalhar em uma das maiores empresas do mundo. O concurso da Petrobras, que tem inscrições abertas, oferecerá 622 vagas no país, além de formar cadastro reserva. Mas as boas notícias para os concurseiros não se esgotam na atual seleção. Segundo a gerente de Planejamento e Avaliação de Recursos Humanos da estatal, Mariângela Mundim, 8 mil oportunidades serão abertas até 2013.
Hoje, temos 56 mil funcionários. Pretendemos ter, até 2013, mais 8 mil empregados. A forma como esses funcionários vão ingressar na companhia é que não está pré-definida – afirma.
Segundo Mariângela, de 1994 a 2001, a empresa teve uma queda muito grande do número de funcionários efetivos.
Ao mesmo tempo, a gente aumentou muito as atividades da Petrobras. Estamos tentando recompor esse quadro de funcionários. Faz 30 anos que a Petrobras não constrói nenhuma unidade de refino nova. Agora, estamos com três. Outro aspecto é a volta da petroquímica, o que vai demandar bastante recursos humanos. Também não podemos deixar de lado a internacionalização da companhia – destaca.
Outro ponto importante mencionado pela gerente da Petrobras é o início do pré-sal, com a exploração de petróleo em regiões de águas profundas do litoral brasileiro:
Temos todos os desafios do pré-sal. Vamos precisar de novas tecnologias e logísticas diferentes.
Segundo Mariângela, a estratégia da empresa é buscar no mercado pessoas que estão recém-formadas. Ao ingressar na estatal, esses trabalhadores recebem uma formação voltada para os processos de trabalho da Petrobras e da indústria de petróleo.
– O jovem, quando entra na companhia vai para a universidade da Petrobras e passa um tempo lá, dependendo do cargo da pessoa. Pode passar até três meses estudando, como é o caso dos engenheiros de petróleo. Estudar na nossa universidade faz parte do processo de recrutamento e seleção. Se a pessoa for reprovada no curso, é demitida – afirma a gerente.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade