Mercado
webtranspo
14/08/2012 09h52 | Atualizada em 15/08/2012 12h45
Na segunda-feira, 13, a Petrobras, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) assinam um acordo para a implementação de projetos referentes ao Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás Natural). A medida faz parte do plano do Governo de aumentar a competitividade e o número de fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval.
Dentre as ações previstas estão o apoio ao desenvolvimento de polos empresariais e APLs (Arranjos Produtivos Locais), busca de oportunidades financeiras e tributárias ao longo da cadeia de fornecedores, apoio ao desen
...Na segunda-feira, 13, a Petrobras, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) assinam um acordo para a implementação de projetos referentes ao Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás Natural). A medida faz parte do plano do Governo de aumentar a competitividade e o número de fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval.
Dentre as ações previstas estão o apoio ao desenvolvimento de polos empresariais e APLs (Arranjos Produtivos Locais), busca de oportunidades financeiras e tributárias ao longo da cadeia de fornecedores, apoio ao desenvolvimento da engenharia nacional, o aprimoramento da inteligência em logística e fortalecimento da política de conteúdo local. O detalhamento das ações será divulgado à medida que os programas forem definidos.
“A grande demanda por bens e serviços no setor é um incentivo para investirmos na qualificação e ampliação dessa cadeia produtiva nacional, garantindo o cumprimento de uma política de conteúdo nacional que beneficie a produção do conhecimento científico e a tecnologia de inovação do setor”, destaca Heloisa Menezes, secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC e também coordenadora do Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás e Naval, um dos 19 grupos setoriais do Brasil Maior que reúne representantes do governo, da iniciativa privada e das centrais sindicais.
Para Mauro Borges Lemos, o presidente da ABDI, a elaboração dos projetos passa também pelo Programa de Gestão de Conteúdo Local, que pauta os planos de investimentos anunciados, recentemente, pela Petrobras. “A assinatura deste acordo de cooperação e a iniciativa da Petrobras para suportar a ampliação do conteúdo local sinalizam que existe uma sintonia fina entre os setores público e privado para o fortalecimento da cadeia nacional de fornecedores. Entendemos que a elevada demanda de investimentos no setor requer ações coordenadas para ampliar a capacidade de gestão das empresas brasileiras, em termos de estrutura corporativa, escala produtiva, tecnologia, inovação e inserção internacional”, afirma.
Além da assinatura do acordo do Prominp, nesta segunda, acontece também o lançamento do pela parceria entre Finep (Financiadora de Estudos e Projeto) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) . Este programa destinará R$ 3 bilhões para desenvolver fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria e petróleo e gás natural. A Petrobras é a apoiadora técnica do projeto.As duas iniciativas englobam o Plano Brasil Maior, lançado pelo Governo Federal, para aumentar a competitividade da indústria nacional.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade