P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

Petrobras apresenta estratégia para produção em águas profundas

O painel, com mais de 250 pessoas presentes, abriu o primeiro dia da Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo na área de exploração e produção de petróleo no mar.

Monitor Mercanti

10/05/2013 10h57 | Atualizada em 10/05/2013 18h53


A importância da integração entre empresas operadoras de campos de petróleo e gás em águas profundas, universidades e fornecedores para o desenvolvimento de tecnologia para produção no mar foi destaque no painel "Global Deepwater Technology Development", que contou com apresentação da gerente executiva de Engenharia de Produção da área de Exploração e Produção da Petrobras, Solange da Silva Guedes, nesta segunda-feira, em Houston, nos Estados Unidos. O painel, com mais de 250 pessoas presentes, abriu o primeiro dia da Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo na área de exploração e produção de petróleo no mar.

A colaboração com universidades de todo

...

A importância da integração entre empresas operadoras de campos de petróleo e gás em águas profundas, universidades e fornecedores para o desenvolvimento de tecnologia para produção no mar foi destaque no painel "Global Deepwater Technology Development", que contou com apresentação da gerente executiva de Engenharia de Produção da área de Exploração e Produção da Petrobras, Solange da Silva Guedes, nesta segunda-feira, em Houston, nos Estados Unidos. O painel, com mais de 250 pessoas presentes, abriu o primeiro dia da Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo na área de exploração e produção de petróleo no mar.

A colaboração com universidades de todo o mundo, empresas e fornecedores tem sido uma prática da Petrobras e tem gerado muitos frutos - avaliou a executiva, que destacou as oportunidades de desenvolvimento tecnológico geradas com a descoberta do pré-sal.

Ainda segundo ela, "com tecnologia, conseguimos, apenas sete anos depois da descoberta, produzir 300 mil barris por dia na região".

Entre os destaques tecnológicos no pré-sal, a gerente pontuou os avanços nas áreas de desenvolvimento de soluções avançadas de caracterização de reservatórios, tecnologias de perfuração e completação de poços, sistemas de equipamentos submarinos, integridade de instalações e processamento e tratamento de CO2.

Solange Guedes lembrou, ainda, que o desenvolvimento de tecnologias em parceria com outras instituições conta, na Petrobras, com programas estratégicos de sucesso comprovado como o Procap, que viabilizou a maior parte das soluções para a Bacia de Campos.

- O primeiro Procap foi criado para desenvolver tecnologia para produção em campos com mais de 400 metros de profundidade de água. Hoje, o Procap Visão Futuro busca antecipar necessidades, prover e aperfeiçoar tecnologias - disse, ao mencionar o programa voltado para soluções tecnológicas na área de exploração e produção de óleo e gás e que agrega mais de 40 instituições de todo o mundo nas áreas de engenharia de poços, logística, reservatórios e sustentabilidade.

Projetos conjuntos, como é o caso do DeepStar, são de grande importância na estratégia de desenvolvimento tecnológico da companhia, pois contribuem para acelerar a descoberta de soluções com redução de custos de Pesquisa e Desenvolvimento. Alinhada ao Plano de Negócios e Gestão, a estratégia tecnológica de longo prazo da companhia, segundo ela, prevê uma intensa cooperação entre a Petrobras e seus principais parceiros, contribuindo para que as tecnologias sejam ferramentas poderosas para a garantia de operações eficientes e seguras.

A DeepStar, organização com foco em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para exploração e produção de petróleo em águas profundas, resulta da união entre as principais empresas de energia do mundo.

Captação de água no semiárido - A Petrobras também anunciou que realizará contrato de patrocínio voltado para o Programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2), que construirá 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água em 210 municípios do semiárido brasileiro. O programa será desenvolvido pela Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro (AP1MC), organização vinculada à Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome solicitou a participação de empresas e instituições no combate à seca e na estruturação de políticas públicas na convivência com o semiárido. Após análise do programa, a Petrobras decidiu investir R$ 200 milhões, no período de 12 meses, no P1+2. O apoio à iniciativa integra um conjunto de ações para enfrentamento da maior estiagem dos últimos 50 anos na região. O objetivo é promover o desenvolvimento rural, estimular a geração de renda e garantir a segurança alimentar de 20 mil famílias de agricultores.

A ação passará a integrar o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Por meio deste programa, a Petrobras apoia projetos sociais em todo o País para promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente, a geração de renda e oportunidade de trabalho e a qualificação profissional.

Pela experiência acumulada na implementação de projetos dessa natureza e pela efetividade dos resultados já alcançados, a ASA é reconhecida hoje como uma das maiores articuladoras e mobilizadoras em prol da água no mundo. Além disso, foram analisados pareceres e relatórios emitidos por parceiros privados, órgãos do governo e de fiscalização relativos aos programas já executados, os quais corroboram a capacidade da instituição e a eficiência naqueles programas.

Cerca de 60% dos municípios beneficiados estão na área de influência do Sistema Petrobras. A região é considerada estratégica para a Companhia, que tem ampliado continuamente sua presença no Nordeste e no semiárido. Atualmente, a região conta com unidades de Exploração e Produção, Refino, Usinas de Biodiesel, Fábricas de Lubrificantes e de Fertilizantes, além de redes de dutos, gasodutos e postos de combustíveis.

Os 20 mil sistemas serão destinados à captação da água da chuva, que poderá ser utilizada na produção de alimentos e na criação de animais para o consumo de subsistência, além de trocas solidárias e comercialização em pequena escala. Apesar de ser caracterizada por longos períodos secos, a região registra em média 750 mm de chuva por ano, o que garante a disponibilidade de água para os reservatórios.

De acordo com as condições do local, será feita a opção por um dos quatro tipos de sistemas de captação e armazenamento: cisternas-calçadão, cisternas de enxurrada, barreiro-trincheira e barragens subterrâneas. Todas elas são consideradas soluções simples, de baixo custo, fáceis de serem implementadas e já adaptadas às condições de vida da população rural do semiárido.

Para a execução do projeto serão capacitados, no período de um ano, 1.300 pedreiros em técnicas de construção destinadas à captação de água de chuva. Também está prevista a construção de locais para armazenamento de sementes e viveiros de mudas. Essas ações fazem parte de uma estratégia mais ampla cujo objetivo é apoiar a articulação, o fortalecimento e a emancipação da sociedade civil por meio da capacitação para o manejo sustentável da terra e das águas.

Na escolha das famílias que receberão os sistemas, será dada prioridade àquelas que têm renda per capita familiar de até meio salário mínimo, localizadas na zona rural, com crianças de até seis anos ou com crianças e adolescentes matriculados e freqüentando a escola. Também serão consideradas famílias integradas por adultos com idade igual ou superior a 65 anos, deficientes físicos ou mentais e que tenham mulheres como chefes de família. Entre as condições técnicas, serão analisados aspectos relacionados à área disponível, características geológicas e de solos.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade