Assessoria de Imprensa
03/11/2021 11h00 | Atualizada em 03/11/2021 14h05
Com o avanço da inovação no país, novas tecnologias vêm conquistando espaço em território nacional e colaborando para um desenvolvimento ainda maior do setor da construção civil no Brasil.
É o caso da pavimentação de concreto, que ganha ainda mais importância na infraestrutura do país e começa a ser mais utilizada em projetos de rodovias, portos e aeroportos, assim como em mobilidade urbana.
Durante o Concrete Show Xperience, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, especialistas como Eduardo Tartuce, sócio-fundador da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados, destacaram que a pavimentaç&atil
...Com o avanço da inovação no país, novas tecnologias vêm conquistando espaço em território nacional e colaborando para um desenvolvimento ainda maior do setor da construção civil no Brasil.
É o caso da pavimentação de concreto, que ganha ainda mais importância na infraestrutura do país e começa a ser mais utilizada em projetos de rodovias, portos e aeroportos, assim como em mobilidade urbana.
Durante o Concrete Show Xperience, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, especialistas como Eduardo Tartuce, sócio-fundador da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados, destacaram que a pavimentação de concreto representa o futuro da engenharia e da construção civil no país.
“Cada vez mais, teremos dificuldades com a disponibilidade do asfalto no país e no mundo, já que o insumo vem do petróleo e a quantidade global é limitada, além do fato de ser um produto que está ficando cada vez mais caro”, acentuou.
“Já o pavimento de concreto não tem esse problema, pois o cimento é mais barato e produzido em larga escala na indústria do setor”, completou.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), Wagner Lopes, acrescentou algumas das vantagens competitivas deste modelo de pavimentação, inclusive na urbanização.
“Estudo do MIT aponta que, em 20 anos, se a pavimentação urbana dos Estados Unidos fosse totalmente convertida para o concreto, o aquecimento das vias seria reduzido em até dois graus Celsius”, comentou.
“Além disso, por ser mais claro, ele reflete até 30% mais luz do que um pavimento de asfalto, o que pode proporcionar uma redução entre 30% e 60% no consumo de energia elétrica das cidades”, ressaltou, acrescentando que a vida útil do material é superior a qualquer outro tipo de pavimento e requer pouquíssima manutenção preventiva, reduzindo os custos com este sistema.
Já para o diretor de planejamento e mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Valter Frigieri, há ainda os benefícios ambientais ao se adotar este tipo de pavimentação.
“Com o pavimento de concreto, até o consumo de combustível dos veículos que nele transitam é menor, já que apresenta menos deflexão em sua estrutura”, disse. “Sem contar que este tipo de pavimentação, por ser mais duradoura, faz menos uso de insumos ao longo da vida útil e, por isso, causa menos impactos ao meio ambiente”.
Para finalizar, o diretor do Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS), João Batista Rodrigues, anunciou que, para contribuir para uma maior disseminação deste sistema de pavimentação de concreto no Brasil, o IBTS, juntamente a ABESC e a ABCP, estão unindo forças.
“Estamos seguindo a mesma estratégia que adotamos em 2007, quando nos reunimos para buscar uma melhor solução construtiva que atendesse às necessidades do mercado nacional e que fosse rápida de construir”, destacou.
“Naquela ocasião, nos deparamos com a ideia das paredes de concreto, até então eram pouco utilizadas no país e que, hoje, são um sistema de sucesso no Brasil. Agora, nos unimos novamente para buscar essa mesma trajetória de sucesso com os pavimentos de concreto”, concluiu.
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