Mercado
Folha de S.Paulo
16/06/2016 00h00
Com as exportações, as concessões em infraestrutura são as apostas do governo para impulsionar o crescimento, gerar empregos e melhorar a competitividade do Brasil.
"Mais do que novas concessões, deve-se cuidar do que já existe", diz Venilton Tadini, presidente-executivo da entidade que representa o setor da infraestrutura.
A associação listou contratos vigentes que têm dificuldades. Em parte deles, há relutância das agências de tomar decisões, principalmente em concessões mais antigas, segundo Tadini.
Em um primeiro grupo de obras, que totalizam R$ 15 bilhões e podem começar até seis meses após a assinatura dos aditivos, há concessões rodoviárias fechadas entre 1994 e 1998, com serviços extracontratuais.
...Com as exportações, as concessões em infraestrutura são as apostas do governo para impulsionar o crescimento, gerar empregos e melhorar a competitividade do Brasil.
"Mais do que novas concessões, deve-se cuidar do que já existe", diz Venilton Tadini, presidente-executivo da entidade que representa o setor da infraestrutura.
A associação listou contratos vigentes que têm dificuldades. Em parte deles, há relutância das agências de tomar decisões, principalmente em concessões mais antigas, segundo Tadini.
Em um primeiro grupo de obras, que totalizam R$ 15 bilhões e podem começar até seis meses após a assinatura dos aditivos, há concessões rodoviárias fechadas entre 1994 e 1998, com serviços extracontratuais.
"Esses adicionais atendem demandas não previstas nos contratos originais, como passarelas e vias secundárias", afirma Tadini.
As próprias concessionárias, que já entregaram projetos executivos e esperam resposta dos reguladores, fariam as obras, diz ele.
Um segundo grupo, de rodovias e aeroportos licitados de 2012 a 2014, que somam R$ 20 bilhões e estavam no antigo PIL 1 (programa federal), têm entraves como licenciamento ambiental e dúvidas regulatórias, afirma.
"Há ainda de destravar novas concessões com estudos prontos e potencial de investimento de mais R$ 24 milhões", acrescenta Tadini.
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